AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima recebe elenco forte para a Ronda #2 do Castrol Portugal Rally Series

O AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima prepara-se para receber, nos dias 23 e 24 de maio, uma das listas de inscritos mais fortes e equilibradas da temporada 2026. A segunda ronda da série junta alguns dos principais protagonistas da competição a nomes locais, jovens promessas e figuras internacionais, reforçando o crescimento competitivo e mediático do projeto.

Com um plantel equilibrado de participantes, a prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães apresenta uma qualidade competitiva particularmente elevada, destacando-se a presença de seis viaturas Rally2 e oito Rally4, além de uma grelha extremamente diversificada que inclui modelos históricos, tração traseira e Rally GT.

Entre os destaques da lista de inscritos encontram-se nomes bem conhecidos do público do Castrol Portugal Rally Series, como Diogo Marújo e Pedro Lago Vieira, que voltam a prometer uma luta acesa pela posição mais alta da geral. Pedro Silva, Winner das 2 Rodas Motrizes em 2025, terá bastante concorrência na classe, onde nomes fortes nacionais se juntam a Bryn Jones e Iago Gabeiras que vêm conhecer o asfalto minhoto.

Vítor Pascoal e Pedro Silva, ambos aos comandos de Porsche GT3 Cup, prometem também espetáculo sonoro e visual nas especiais, juntamente com a categoria Sideways que volta igualmente a assumir protagonismo, com presença de viaturas icónicas como BMW de diferentes gerações, Toyota Corolla e Ford Escort, reforçando uma das componentes mais carismáticas do formato Rally Series.

Para Emanuel Moreira, presidente do Motor Clube de Guimarães, o equilíbrio entre quantidade, qualidade e dinâmica de prova continua a ser um dos pontos-chave do formato:

“A Ronda #2 apresenta uma bela lista de inscritos, um número muito equilibrado. Em termos de organização, dinâmica de prova e segurança, eu defendo que 50 concorrentes é um número muito bom para retorno e promoção mas também para o decorrer fluido da prova. O número deixa-nos muito satisfeitos, mas ainda mais com a qualidade da lista, com muitas viaturas FIA, diversos Rally2 e Rally4, também históricos e pilotos competitivos e bem conhecidos da série.”

O responsável destacou ainda o reforço desportivo do traçado para 2026:

“Em termos de traçados, achamos que conseguimos uma prova ainda mais aliciante que em 2025. Para além da especial do Cerquido, famosa e mítica, acrescentamos a PEC da Armada, com um piso diferente do Cerquido, mais regular e mais macio, com uma zona bastante rápida, estrada mais larga e com cerca de 10km, que vai certamente marcar diferenças nesta prova. A Monster Energy Arena, sempre um ponto alto destes eventos Rally Series, teve também alguns pormenores alterados face a 2025 e esperamos que volte a aproximar o público da competição da melhor forma possível.”

A componente promocional e de entretenimento volta igualmente a assumir um papel central no AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima. A fanzone instalada na Expolima terá este ano ainda mais marcas e ativações, incluindo a presença da Glassdrive, que preparou diversas surpresas, experiências interativas e prémios para os fãs ao longo do fim de semana.

O sábado será marcado pela habitual vertente fan-friendly do Rally Series, com abertura da fanzone durante a tarde, exposição das viaturas, shakedown e a já emblemática Parada Oficial das Viaturas na Ponte Medieval de Ponte de Lima. Num dos momentos mais visuais e mediáticos do evento, os carros irão atravessar o centro histórico ao final do dia, beneficiando de condições de luz particularmente especiais para captação de imagem e conteúdos promocionais.

A noite continua com sessão de autógrafos, sunset DJ e uma atuação de ginástica artística, reforçando a ligação entre o evento, o território e as associações da região.

No domingo, a competição arranca durante a manhã e prolonga-se até ao final da tarde, com oito especiais ao cronómetro distribuídas entre as classificativas exteriores de Cerquido e Armada e as espetaculares passagens pela Monster Energy Arena na Expolima. O pódio final está agendado para as 17h00.

Ao longo do fim de semana, o evento contará ainda com o tradicional desfile de clássicos pelas ruas da vila, iniciativa realizada em parceria com associações locais e que continua a aproximar diferentes gerações de apaixonados pelo desporto automóvel.

André Lavadinho, diretor geral do Rally Series Promoter, destaca precisamente essa capacidade de unir competição, espetáculo e proximidade ao público:

“O AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima representa muito daquilo que queremos para o futuro do Rally Series. Um evento competitivo, com pilotos e máquinas de grande nível, mas ao mesmo tempo extremamente próximo do público, das famílias e das marcas. Temos vindo a sentir um crescimento muito forte na adesão de parceiros, ativações e criação de conteúdos, e Ponte de Lima oferece-nos condições extraordinárias para continuar a elevar a experiência dos fãs dentro e fora das especiais.”

Com uma lista de inscritos de elevada qualidade, especiais emblemáticas, uma fanzone reforçada e uma forte ligação entre competição, entretenimento e território, o AMF Mobilidade Rally Series Ponte de Lima promete afirmar-se como um dos grandes momentos da temporada 2026 do Castrol Portugal Rally Series.

A ronda minhota decorre nos dias 23 e 24 de maio, levando novamente milhares de fãs às estradas e ao centro nevrálgico da Expolima para um fim de semana de rali puro, proximidade e espetáculo.