Pedro Lago Vieira conquista o Portugal Rally Series 2025

 

Pedro Lago Vieira & Jet Carvalho entram na história como os primeiros WINNERS do Portugal Rally Series, conquistando o título absoluto após uma época marcada por consistência e forte competitividade. "Foi uma boa prova para nós. Andamos bem, sem cometer erros e com um ritmo seguro para alcançar o nosso objetivo, que tivemos sempre em mente e sabíamos o que tínhamos de fazer", sumarizou Lago Vieira. Sobre a temporada vitoriosa, o piloto limiano destacou a evolução constante. "Começamos com um carro de troféu e a meio conseguimos evoluir para um Rally2 e melhorar a cada quilómetro, também com a ajuda do Jet (Carvalho)."    

Diogo Marujo & Jorge Henriques venceram o Soma Group Rally Series Lousada, última ronda do ano inaugural do Portugal Rally Series, depois de um domínio absoluto. O jovem piloto de 19 anos, ao volante de um Skoda Fabia Rally2 evo triunfou em todas as especiais e confirmou uma performance irrepreensível do primeiro ao último quilómetro, vencendo o seu primeiro rali à geral.

Miguel Carvalho & António Reis mantiveram pressão sobre os vencedores até à penúltima especial, altura em que problemas mecânicos no Hyundai i20 N5 os afastaram de vez da luta pela título. Ainda assim, terminando na 5ª posição da geral e vencedor entre os 4WD, a dupla de Barcelos sagrou-se Winner 4WD 2025, conquistando também a inaugural N5 Cup by RMC Motorsport.

Nas 2 Rodas Motrizes, Iago Gabeiras & Ian Quintana lideraram desde o primeiro quilómetro e venceram em Lousada. A classificação geral das 2RM estava já decidida em Sever do Vouga, com Pedro Silva a sagrar-se Winner 2025. "Viemos aqui para disfrutar do evento e tentar andar entre os lugares da frente. Penso que com as condições presenteadas foi possível criar uma boa vantagem face aos rivais e esperamos voltar a um evento Rally Series. Espero que tenham também gostado de ver-nos", rematou Gabeiras à margem do pódio final.

Entre os FIA Historic, André Almeida, navegado por João Filipe Lima garantiu a vitória — dupla que se consagra Winner FIA Historic no seu ano de estreia nos ralis. André Almeida reconhece que sagrar-se "vencedor entre os FIA Historic é muito bom. Começamos o ano com vontade de iniciar nos ralis e aprender e este desfecho é incrível." António Silva e Ricardo Rodrigues, irmão do vencedor da classe fecham o pódio.

Nas categorias Sideways e R-GT, que enfrentaram condições meteorológicas exigentes ao longo do fim de semana, Vítor Pascoal & Ricardo Faria levaram o Porsche 911 GT3 Cup à vitória. José Cruz terminou em segundo nas duas categorias, resultado suficiente para conquistar o troféu Sideways 2025.

Nos 2WD, André Ribeiro & João Alves foram os vencedores em Lousada, superiorizando-se a Tiago Ferreira e Francisco Piçarra entre os duas rodas motrizes não homologados pela FIA.

Ano Inaugural concluído com sucesso

André Lavadinho, diretor geral do Rally Series Promoter faz o balanço: "Encerramos esta primeira edição com enorme orgulho pelo que conseguimos construir em tão pouco tempo. O Portugal Rally Series nasceu de uma ideia de abrir portas e criar novas oportunidades no panorama dos ralis e entregar a emoção que sempre reconhecemos neste desporto. Os resultados superaram as nossas melhores projeções. Vimos equipas motivadas, ralis competitivos e um público sempre presente. Este é apenas o início e esperamos elevar ainda mais o nível em 2026."

Já Emanuel Moreira, Diretor Desportivo do Rally Series Promoter considerou que "o feedback das equipas e dos pilotos ao longo do ano confirma que o formato funciona e que existe espaço real para crescer. Trabalhámos para garantir provas equilibradas, regulamentos claros e uma estrutura segura para todos os intervenientes. As novidades que trouxemos, vão de encontro à modernização que acreditamos ser necessária nos ralis. Agradeço o profissionalismo das equipas, dos oficiais e de todos os que contribuíram para este ano inaugural. Estamos motivados para voltar ainda mais fortes na próxima época."

O encerramento em Lousada assinala o fim de uma temporada inaugural que "superou todas as expectativas para o Portugal Rally Series", segundo a organização. Numa nova série que reuniu máquinas de diferentes grupos e gerações, talentos consolidados e novos protagonistas, a competitividade manteve-se elevada em todas as categorias, oferecendo ralis intensos, disputados, em certos eventos ao décimo de segundo, e sempre com forte adesão do público.

A diversidade técnica dos carros, a acessibilidade do formato e a proximidade entre organização, equipas e adeptos confirmaram o formato Rally Series como uma plataforma de desenvolvimento do desporto automóvel nacional. A organização já trabalha na próxima época, empenhada em reforçar os calendários, continuamente melhorar o modelo e fornecer novas experiências para todos os intervenientes já em 2026, com mais informações a divulgar em breve.