De regresso a Mação para a Consagração dos Campeões
Prepara-se a festa final do Campeonato Portugal Trial 4x4, com a luta pelos títulos nacionais ainda por se decidir na maioria das Classes desta competitiva modalidade de Trial 4x4.
A vila de Mação tem características distintas na hospitalidade aos grandes eventos, onde o desporto motorizado, em geral, e o Trial 4x4 em particular, são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado um elevado número de adeptos e aficionados que tanto dignificam este desporto.
Será desta forma, hospitaleira, acolhedora e emotiva que a vila de Mação se prepara para receber a caravana do CPT4x4 pela decima primeira vez, para aquela que será a derradeira jornada do Campeonato Portugal Trial 4x4, numa parceria que se estende desde o ano de 2014.
A organização do evento, que decorre nos dias 21 a 23 novembro, a cargo do clube Trilhos do Norte, numa coorganização com a Associação MAC TT e o Município de Mação, está confiante que esta seja mais uma jornada de elevado sucesso do CPT4x4, dadas as caraterísticas evidenciadas pelo percurso, numa nova pista totalmente natural e com moldes ainda não utilizados nas últimas dez edições em Mação.
A envolvência maciça dos responsáveis do clube de Mação e do município em tornarem esta edição de 2023 diferente, reflete o aumento da popularidade da modalidade na região e a responsabilidade de realizar algo diferenciador.
O centro nevrálgico da prova será como habitualmente a pista de Trial localizada nas imediações da Escola Fixa de Trânsito na entrada sul da Vila, onde se vai concentrar grande parte do espetáculo da prova;
Para esta edição, o MAC TT introduziu algumas alterações ao “palco” principal, ajustado à nova versão do CPT4x4 2025. A principal alteração prende-se com a extensão da quilometragem da pista habitual, criando-se um duplo percurso para as diferentes Classes com sete triais.
Um percurso mais extenso, mais competitiva, e com uma diversidade de triais totalmente naturais. Entre rampas, subidas íngremes, valas…, que vão desafiar pilotos e máquinas para uma prova de muita adrenalina e competitividade. O traçado, comporta aproximadamente dez quilómetros para as Classes Promoção e Extreme; e um outro com quinze, reservado às Classes Proto e Super Proto.
De salientar que este novo formato do CPT4x4, comporta duas etapas, dois percursos; e um prólogo. Ao final da tarde de sexta-feira (21 novembro) decorrem as verificações e o briefing de apresentação no cine teatro Mação. Dois dias de competição com uma etapa repetida em cada um dos dias: sábado e domingo, com 3 horas, ao dispor de cada equipa para percorrerem seis voltas ao traçado. O prólogo realiza-se na manhã de sábado na pista de trial.
Um espetáculo a não perder! Venha participar de 21 a 23 novembro, nesta grande festa do Trial Nacional, com as melhores condições para o publico com entrada grátis e parque de estacionamento gratuito. Serão garantidas e asseguradas todas as condições para o publico assistir em segurança a mais um brande espetáculo de Trial 4x4. No local será instalada uma tenda coberta com 400 metros quadrados, onde irá funcionar a restauração, área de bar e instalações sanitárias.
A organização alerta os espetadores para que cumpram todas as regras e indicações dos elementos da organização e respeitem o meio ambiente, colocando-se em locais seguros, e coloquem o lixo nos locais adequados e colocados em determinados locais do recinto.
