58º Azores Rallye apresentado
O Grupo Desportivo Comercial apresentou, no final do dia desta quarta-feira, 12 de novembro, a edição de 2025 do Azores Rallye, prova que este ano conta apenas para o Campeonato dos Açores de Ralis e para o Troféu de Ralis de Terra dos Açores, mas que será observada, com vista à sua integração no calendário do Campeonato de Portugal de Ralis.
O evento, que conta este ano com o patrocínio oficial do Grupo AutoAçoreana, e também com o importante apoio dos municípios da ilha de São Miguel e do Grupo Bensaúde, entre um conjunto de outras entidades que tornam possível realizar o rali, vai disputar-se entre 28 e 29 de novembro, com várias novidades, no que concerne ao seu traçado.
O primeiro dia fica reservado para serem percorridas provas especiais como Sete Cidades (em versão reduzida) e Feteiras, assim como uma passagem por PDL Parque Urbano, em traçado idêntico ao utilizado no I Rallye de Ponta Delgada, já disputado este ano. Já no segundo dia, a manhã fica cumprida com passagem pelos troços Pico do Alho e Coroa da Mata, para à tarde serem disputadas Tronqueira e Graminhais, ambas com novas versões. A segunda passagem por Graminhais, constitui-se como a powerstage do 58th Azores Rallye, totalizando pouco mais de 100 km percorridos ao cronómetro.
O rali volta a ter base operacional no complexo das Portas do Mar, local onde também será realizada a apresentação pública de equipas e a cerimónia de pódio, por via da instalação dos ornamentos de natal na cidade de Ponta Delgada.
Para Luís Pimentel, presidente do Grupo Desportivo Comercial, a entrada de novos parceiros que possibilitam a realização do rali “é um enorme orgulho e honra, porquanto são eles, com o seu apoio que possibilitam a realização de uma prova icónica a nível mundial”, disse. “Apesar do rali não contar este ano com presenças internacionais, há que destacar a presença do Rúben Rodrigues e do seu novo Toyota Yaris GR Rally2, assim como de um lote de pilotos cujas prestações irão de certeza criar muito interesse”, referiu o também presidente da Comissão Organizadora do Azores Rallye.
Quanto à ausência de apoio financeiro por parte do Governo dos Açores, “Licas” Pimentel afirma que “o Governo dos Açores tem consciência da importância deste evento para a promoção dos Açores no mundo, da mesma forma que são conhecidos os enormes constrangimentos financeiros por que a Região atravessa. Vamos dar o nosso melhor, com os nossos parceiros, para realizar um grande evento e, se possível já em 2026, podermos regressar ao calendário do Nacional de Ralis”, concluiu Luís Pimentel.
O 58th Azores Rallye disputa-se entre 28 e 29 de novembro na ilha de São Miguel e é o evento que faz “cair o pano” no Campeonato dos Açores de Ralis e no Troféu de Ralis de Terra dos Açores.
