Rally de Lisboa terá 62 inscritos com Fontes e Teodósio à cabeça
A quinta edição do Rally de Lisboa (30 outubro/1 novembro), prova única da Taça de Portugal de Ralis e também incluída nos calendários do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes), do International Iberian Rally Trophy, da Peugeot Rally Cup Portugal, do Clio Trophy Portugal e do FPAK Júnior Team, apresenta uma excelente lista de inscritos: 62 equipas, das quais 9 Rally2. José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) e Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2), duas figuras de referência do Campeonato de Portugal de Ralis que há pouco terminou, encabeçam o elenco de candidatos, juntamente com Rui Madeira (Hyundai i20 N Rally2), a erguer a Taça de Portugal na cerimónia de consagração dos vencedores que terá como cenário a Marina de Cascais.
Diogo Marujo (Skoda Fabia R5 Evo), Ernesto Cunha (Skoda Fabia RS Rally2), Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo) André Cabeças (Citroen C3 Rally2) Pedro Lago (Toyota GR Yaris Rally2) e Carlos Martins (Ford Fiesta R5) integram o grupo dos Rally2, deixando antever um aceso despique pela disputa dos primeiros lugares nesta prova organizada pelo CPKA.
Carlos Fernandes (Porsche 997 GT3 Rally) será outro dos pilotos para dar espetáculo ao longo das 13 classificativas de asfalto (98,02 km), tal como Américo Gouveia (Porsche 911 GT3 Cup), num leque de inscritos que inclui as principais figuras tanto do Campeonato de Portugal de Ralis 2RM (duas rodas motrizes) como dos troféus monomarca Peugeot Rally Cup Portugal e Clio Trophy Portugal, nos quais sobressaem Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), Rafael Rego (Peugeot 208 Rally4), Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4), Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4), João Rodrigues (Renault Clio Rally5), Tiago Pereira (Renault Clio Rally5), e Luís Caetano (Renault Clio Rally5).
Do FPAK Júnior Team, o líder Pedro Câmara (Peugeot 208 Rally6) será um dos pilotos a ter em conta nesta quarta prova da época, o mesmo se dizendo em relação a Francisco Fontes (Lancia Ypsilon Rally6), o vencedor da terceira jornada.
A edição 2025 do Rally de Lisboa terá início na próxima quinta-feira (30 outubro), com as Verificações Técnicas e Administrativas, em Mafra, vila que acolhe o centro nevrálgico da prova e onde se encontra sedeado o secretariado permanente. Depois da Cerimónia Oficial de Partida Simbólica, na tarde de sexta-feira (31 outubro), que contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, junto do Padrão dos Descobrimentos, as equipas disputam as primeiras 5 classificativas, terminando a primeira etapa com a Super Especial (1,63 km) noturna de Mafra, que terá como pano de fundo o Palácio Nacional de Mafra.
A segunda e última etapa, no sábado (1 novembro), levará a prova do CPKA a uma antiga “catedral” dos ralis portugueses como a Serra de Sintra e Cascais, por troços célebres como Alcabideche e Pé da Serra/Peninha, antes do encerramento, com chave de ouro, na glamorosa Marina de Cascais. É nesse complexo que decorrerá a City Stage Marina de Cascais (1,39 km), a anteceder a festa da consagração do vencedor da Taça de Portugal e dos vencedores finais dos troféus Peugeot Rally Cup e Clio Trophy Portugal.
