O grande duelo do todo-o-terreno nacional chega ao Alto Alentejo para a possível decisão do CPTT AMI48

A Baja Portalegre 500 regressa entre 23 e 25 de outubro para celebrar a mais uma edição daquela que é a mais emblemática prova de todo-o-terreno em Portugal e uma das mais prestigiadas da Europa. Organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), a prova do Alto Alentejo é o grande palco da penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM48, reunindo os melhores pilotos nacionais e várias figuras internacionais.

Com um percurso exigente, tradição inigualável e uma atmosfera que junta milhares de adeptos nas serras e planícies do Alentejo, Portalegre volta a ser o coração do TT nacional, prometendo um espetáculo desportivo de altíssimo nível. No plano desportivo, a Baja Portalegre 500 poderá ser decisiva na atribuição do título nacional. Gonçalo Guerreiro, aos comandos de um Polaris RZR Pro R, chega a Portalegre como líder do campeonato, fruto de uma temporada de grande consistência e várias vitórias à geral. O jovem piloto tem sido uma das revelações do CPTT AMI48 e poderá mesmo selar o título absoluto se mantiver o ritmo que tem demonstrado ao longo do ano. Contudo, João Ferreira, atual Campeão Nacional, não pretende entregar a coroa sem lutar. Determinado e sempre competitivo, o piloto chega motivado para impedir a consagração antecipada de Guerreiro, apostando forte na vitória em Portalegre, uma das provas onde já escreveu páginas importantes da sua carreira. A diferença pontual entre ambos é mínima, contudo João Ferreira terá de deitar dois resultados fora, fruto da não participação na Raid Ferraria, enquanto que Gonçalo Guerreiro deitará apenas o pior resultado fora.  A emoção está garantida, com os dois protagonistas a oferecerem ao público uma verdadeira batalha pelo título nacional. Tiago Reis, ainda na luta pelo título, e João Ramos que regressa à competição após lesão podem ser determinantes nesta luta.

Além da luta pelo campeonato, a Baja Portalegre 500 é sinónimo de festa e tradição. O ambiente vivido ao longo do fim de semana é único: milhares de adeptos marcam presença nos troços, as equipas montam verdadeiras bases de competição em Portalegre, Nisa e Crato, e a região transforma-se numa celebração do desporto automóvel. O percurso deste ano volta a combinar setores técnicos, zonas rápidas e passagens de água, com as habituais surpresas que tornam Portalegre uma prova lendária. A dureza do terreno e as condições climatéricas outonais acrescentam um desafio adicional, valorizando ainda mais a conquista. A prova arranca na quinta-feira à noite com a realização da cerimónia de partida. Para sexta-feira está agendado o Prólogo e o primeiro setor seletivo. Já para sábado, o ACP preparou um duro e longo setor que pode fazer toda a diferença no resultado final da prova.