Luís Rego vence no Pico e é virtual Campeão dos Açores de Ralis
Terminou há instantes a sétima e penúltima prova do Campeonato dos Açores de Ralis de 2025, o XIV Rali Vinho do Pico, uma prova marcada pelo domínio de Luís Miguel Rego e Rafael Botelho, os melhores na classificação absoluta e na competição reservada às viaturas de duas rodas motrizes, respetivamente, que, desde o princípio ao fim, não permitiram que mais alguém registasse, nas respetivas classificações, os tempos mais rápidos em troços.
Luís Miguel Rego/José Janela (Skoda Fabia RS Rally2) totalizaram vitória nas nove provas especiais "e meia" (a CityStage de ontem contava com duas passagens, mas o tempo atribuído resultou da soma das mesmas) querendo por isso dizer que trazem da "ilha Montanha" pontuação máxima para o campeonato, que vencem virtualmente com este resultado.
Já os também virtuais campeões de 2025 das duas rodas motrizes, Rafael Botelho/Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) fizeram o que lhes competia: anular a demais concorrência e esperar um azar alheio para aspirar subir ao lugar mais alto do pódio absoluto. O azar não aconteceu e Botelho/Raimundo concluem este rali do Pico no segundo posto vencendo novamente as duas rodas motrizes, assegurando também o vice-campeonato absoluto.
Rui Borges/Fábio Reis (Skoda Fabia IV N5) sobem, no final deste rali, ao lugar mais baixo do pódio absoluto da prova, timbrando a sua presença no Pico, uma vez mais, com enorme qualidade e gestão de todas as condições apresentadas, concluindo num honroso e merecido terceiro lugar.
Fernando Soares/Alberto Almeida (Lancia Ypsilon Rally4) terminam este rali no quarto posto final absoluto e como segundos mais rápidos nas duas rodas motrizes, depois de uma prova feita "de trás para a frente". Não se livraram de alguns sustos durante o dia, mas a experiência e a persistência falaram mais alto e a equipa logrou atingir os objetivos possíveis.
Terceiros classificados na tabela dos melhores às duas rodas motrizes, Gonçalo Rego/Pedro Castro (Peugeot 208 Rally4) fizeram uma prova inteligente e desviaram-se, literalmente, "dos pingos da chuva" (leia-se das armadilhas da prova). Mas no final, a dupla sofreu uma ligeira saída de estrada que lhes roubou o segundo posto nas 2RM e o quarto posto da geral. Foram os quintos melhores neste Rali Vinho do Pico.
Concluíram este rali, 19 dos 31 concorrentes inscritos, cuja classificação detalhada pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/ss/7492/?rallyId=284
O Campeonato dos Açores de Ralis ruma agora à ilha de São Miguel para, entre 28 e 29 de novembro, disputar-se o 58th Azores Rallye.
