Favoritos posicionam-se no primeiro dia de testes em Jerez

O Supercars Endurance iniciou hoje a sua jornada no Circuito de Jerez-Ángel Nieto com duas intensas sessões de testes colectivos que confirmaram a enorme competitividade entre equipas e pilotos. Num traçado técnico e exigente, o equilíbrio de andamentos foi a nota dominante, deixando antever um fim-de-semana de corridas muito disputadas nas duas grelhas – GT4 e GTC/Turismos.
 
Com 4,428 quilómetros e 15 curvas, o circuito andaluz voltou a demonstrar por que motivo é um dos preferidos dos pilotos, oferecendo zonas rápidas e travagens fortes que colocam à prova o equilíbrio e a tracção dos carros. As duas sessões de treinos colectivos serviram para afinar 'set-ups' e testar diferentes soluções de pneus e de gestão de ritmo, num ambiente já de forte intensidade competitiva.
 
 
GT4: Sentir o pulso aos favoritos
 
A grelha dos GT4 confirmou em Jerez o equilíbrio que tem marcado toda a temporada com os candidatos ao ceptro do Supercars España a mostrarem que estão em pista para lutar por um final de domingo de celebração.
 
Francisco Mora e Francisco Abreu, ao volante do Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, assinaram o melhor tempo do dia: 1:51,004s. Logo atrás, César Machado e Adrián Ferrer, também em Toyota GR Supra GT4 EVO2 mas da Speedy Motorsport, ficaram a apenas 122 milésimos, mostrando que a marca japonesa está competitiva.
 
A terceira posição foi ocupada por José Carlos Pires e Tomás Guedes, em mais um Toyota da Speedy Motorsport, a 287 milésimos do topo, que foram os mais rápidos na sessão matinal. Vasco Oliveira e Francisco Carvalho, com o Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO da Racar Motorsport, ficaram em quarto e foram os mais rápidos da GT4 Bronze, seguidos de Álvaro Lobera e Gonzalo de Andrés, ao volante do McLaren Artura GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport, que completaram o top-cinco.
 
Entre os GT4 Pro-Bronze, o melhor registo foi obtido por Sérgio Azevedo e Orlando Batina, em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Batina Racing, com o tempo de 1:51,550s, e nos GT4 Am, o mais veloz foi o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Gianfranco Motorsport, conduzido por Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende.
 
 
GTC/Turismos: Chefo Sport Petrogold impõe-se no topo
 
A Chefo Sport Petrogold comandou as operações. No seu Ligier JS2 R, Gabriel Caçoilo rodou na segunda sessão com Himar Acosta e fixou a melhor marca do dia em 1:53,498, sendo os melhores da divisão GTX. Pompeu Simões e Gonçalo Camelo, em Porsche Cayman CS assistido pela Speedy Motorsport, ficaram a oito décimos e confirmaram a consistência mostrada ao longo de todo o dia.
 
Em estreia no campeonato, André Fernandes levou o Porsche 911 Cup da AF & V Motorsport ao terceiro registo, evidenciando rapidez desde os primeiros quilómetros. No entanto, foi Rui Miritta, em Porsche 911 Cup operado pela Monteiros Competições, que realizou o melhor "crono" do dia da divisão Cup, ao rodar na sessão da manhã em apenas 1m54,264s, mostrando que está em Jerez para conquistar o ceptro da sua divisão no Supercars España.
 
A leitura combinada das duas sessões reforça o domínio do conjunto da equipa Chefo Sport Petrogold. O mesmo carro já tinha liderado de manhã com Caçoilo a dividir o Ligier com o estreante Acosta, com um tempo de 1:54,007, antes de melhorar à tarde, obtendo o "crono" mais veloz do dia.
 
Entre os jovens da FPAK Junior Team, o Ginetta G40 operado pela Monteiros Competições conduzido por Tomás Martins/ Tomás Gomes foi o mais rápido, com 2:05,593, seguido pelos carros idênticos de João Faria/Diogo Castro e de Martim Romão/Rodrigo Vilaça.
 
 
Horários e Transmissões
 
O programa competitivo prossegue amanhã, sábado, com os treinos-livres às 10h05 e as sessões de qualificação entre 13h50 e 14h50. As corridas terão lugar no domingo, às 10h05, 11h15, 14h30 e 15h40, todas com cinquenta minutos de duração (hora espanhola).
 
Todas as provas poderão ser acompanhadas em directo na DAZN Portugal e DAZN Espanha, bem como no canal de YouTube da Race Ready, assegurando aos adeptos a possibilidade de viverem de perto toda a acção de um fim-de-semana que promete emoção, competitividade e espectáculo.