Estão encontrados os vencedores do Troféu de Karting da Madeira
Num fim de semana marcado por excelente adesão e competitividade em todas as categorias, o Circuito Faial 5 encerrou em grande o Troféu de Karting da Madeira – Perfection Motorsport 2025. A prova final do calendário, disputada maioritariamente sob piso seco, contou com cerca de 37 pilotos em pista e decisões que se prolongaram até à última final, com títulos a serem selados na reta final da temporada.
Começando pela Micro Academy, Maximiano Dionísio foi o vencedor da prova, estrando-se a vencer em corridas e em provas, seguido de Bernardo Sequeira (2.º), Tomás Freitas (3.º), Tiago Freitas (4.º), Martim Abreu (5.º), Vasco Cró Vieira (6.º), Afonso Barbosa (7.º) e António Mendonça (8.º). No troféu, Bernardo Sequeira sagrou-se vencedor regional com 367 pontos, à frente de Maximiano Dionísio com 288 e Tomás Freitas com 246.
O patamar seguinte, Micro Max, Thiago Carvalhais fez o pleno de vitórias nas três finais, com Dilan Faria em 2.º lugar, Diego Teixeira em 3.º, João Félix em 4.º e João Nunes em 5.º. Esta prestação permitiu a Thiago Carvalhais assegurar o título com 309 pontos, Diego Teixeira ficou com o segundo lugar com 287 e Dilan Faria fechou o top 3 com 272.
Também na Mini Max, Carvalhais foi mais forte do que a concorrência e acabou por vencer, reforçando o seu domínio no dia. Dilan Faria foi 2.º, seguido de Martim Gomes 3.º, Diego Teixeira 4.º, Rodrigo Andrade 5.º, João Nunes 6.º e João Félix 7.º. Apesar da vitória, o título acabou por “fugir” por um ponto a Thiago Carvalhais e nesta categoria foi Diego Teixeira o vencedor, com um total de 257 pontos, seguido de Carvalhais com 256, que por apenas um ponto viu a “dobradinha” escapar-lhe. Martim Gomes foi 3.º com 250, num dos desfechos de pontuação mais “apertados” do troféu.
Referente à categoria Júnior Max, Daniel Ferreira venceu a prova com autoridade, fazendo a pole e ganhando as três finais, seguido por Afonso Silva (2.º), Afonso Pires (3.º), Francisco Gomes (4.º), Lourenço Abreu (5.º), João Bettencourt (6.º) que esteve em muito bom nível apesar de um azar mecânico lhe ter retirado a hipótese de terminar mais à frente, Tomás Fernandes (7.º) e Emília Gomes (8.º). No entanto, no troféu, o título ficou para Afonso Silva com 330 pontos, com Daniel Ferreira com o segundo lugar com 303 e Afonso Pires em 3.º com 259.
A categoria rainha Sénior Max, foi muito equilibrada. Ainda com aspirações ao título, Martim Barros Meneses impôs-se nesta prova, como lhe competia, para tentar “roubar” o título a João Dinis. Contudo, tal não foi possível, pois para evitá-lo, o seu mais direto adversário não podia fazer mais do que 50 pontos, mas fez 54. João Dinis foi 2.º na prova, seguido de Martim Alves, que fez uma grande prova, mas viu-se relegado da 3ª posição devido a um problema mecânico, Pedro Nunes foi 4.º, Santiago Silva (5.º), Nicole Ferreira (6.º), Guilherme Rodrigues (7.º) e Salvador Fernandes (8.º) a completarem a classificação. João Dinis sagrou-se vencedor com 294 pontos, Martim Meneses foi segundo com 279 e Martim Alves terminou em 3.º com 225.
Na categoria Sénior Max Master, sem participantes na ronda final, ficou confirmado a renovação do título regional para João Bazenga, que somou 157,5 pontos nas quatro provas em que participou, vencendo todas elas.
Já na DD2 Max, António Santos venceu a prova do Faial 5, seguido de João Bazenga (2.º), Moriano de Canha (3.º), Rodrigo Santos (4.º), João Dias (5.º) e Rui Vieira (6.º). No final da época, João Bazenga conquistou o título com 308 pontos, António Santos terminou com 300 e Moriano de Canha garantiu o 3.º posto com 263.
Na DD2 Max Master, João Dias foi o vencedor da última prova, com Rui Vieira em 2.º lugar. No entanto, foi Vieira quem assegurou o título regional com 157,5 pontos, João Dias foi vice-campeão com 155 e Luís Escórcio terminou em 3.º com 70,5 pontos.
Com grelhas compostas, elevado nível competitivo e emoção até ao fim, o Troféu de Karting da Madeira – Perfection Motorsport 2025 confirmou-se como a grande montra do karting regional. A AKM agradece a todos os pilotos, equipas, patrocinadores e público o envolvimento exemplar ao longo de toda a temporada e renova o convite para 2026.
O encerramento da época desportiva da AKM está marcado para os dias 13 e 14 de dezembro, com a disputa da Taça da Madeira, a festa do karting madeirense, para a qual as inscrições já se encontram abertas e onde deverão estar novamente presentes diversas equipas forasteiras, que, como é hábito, se juntam às equipas regionais para abrilhantarem ainda mais a festa de final de época.
