Vitória de garra e popular de Nerea Martí e José de los Milagros
O Circuito Ricardo Tormo voltou a ser palco de uma corrida emocionante, marcada por diferenças mínimas e múltiplas mudanças de posição ao longo das 23 voltas. O público valenciano vibrou de forma especial com a vitória de Nerea Martí e José de los Milagros, aos comandos do BMW M4 GT4 EVO da BMW Motorsport España.
José de los Milagros fez um 'stint' inicial exemplar, ganhando inúmeras posições, o que colocou o carro bávaro na luta pela frente de corrida. A piloto de Valência teve a responsabilidade de fechar a prova perante os ataques de César Machado, no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport, tendo este Roberto Faria no Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport por perto.
A prova começou de forma atribulada, com um toque ligeiro de Adrián Ferrer no Aston Martin de Henrique Ventura Oliveira que espoletou um contacto que envolveu ainda o Toyota pilotado por Francisco Abreu. Tanto o carro inglês como o japonês da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal foram forçados ao abandono logo na primeira volta, um golpe nas aspirações de Francisco Mora e Francisco Abreu na luta pelo título.
Na GT4 Pro, a vitória de los Milagros/Martí teve um sabor especial para os adeptos locais, que acorreram ao circuito para apoiar Nerea Martí, e cimentou a competitividade da divisão, com a dupla da marca bávara a entrar na discussão pelos títulos.
César Machado e Adrian Ferrer terminaram em segundo, enquanto Mathieu Martins e Roberto Faria subiram ao terceiro degrau do pódio, reforçando a sua posição no campeonato. José Carlos Pires e Tomás Guedes (Toyota, Speedy Motorsport) terminaram em quarto, confirmando que esta divisão continua imprevisível.
A GT4 Pro-Bronze viveu também uma corrida renhida, com a vitória a sorrir a Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes AMG GT4, NM Racing Team), que bateram Sérgio Azevedo / Orlando Batina (Toyota, Batina Racing) por menos de dois segundos, que chegaram a liderar a corrida à geral depois das paragens nas boxes. Bruno Pires / Mark Kastelic (Mercedes, Lema Racing) fecharam o pódio, mantendo a regularidade que os caracteriza. Menos sorte teve Gonçalo Araújo (Aston Martin, Araújo Competição), que acompanhado por Bruno Pereira, lutou pelos lugares do pódio até um acidente no final da recta da meta o ter deixado fora de prova.
Na GT4 Bronze, a NM Racing Team voltou a celebrar, desta feita com Andrés Prieto e Ricardo Costa (Mercedes) a vencerem a divisão. Álvaro Lobera / Gonzalo de Andrés (McLaren Artura GT4, SMC Motorsport) terminaram em segundo, enquanto Kyam Potež (Mercedes, Lema Racing) foi terceiro, confirmando o seu bom andamento na sua estreia no campeonato.
O Mercedes-AMG da equipa estreante PCR Sport, que abandonou na primeira corrida devido a um toque de um adversário, conquistou a vitória na GT4 Am com Vicente Dasí / Josep Parera a executarem a estratégia perfeita, terminando o seu fim-de-semana de debute no Supercars Endurance numa nota muito positiva. Ruben Vaquinhas / Pedro Bastos Rezende (Aston Martin, Araújo Competição) ficaram no segundo posto seguidos de Smörg e Javier Macías no BMW da Promotion Motorsport.
Pompeu Simões e Duarte Camelo (Porsche, Speedy Motorsport) estiveram em plano de evidência na GTX, assinando uma prova sólida que lhes trouxe a vitória na segunda corrida do evento. Nas posições seguintes ficaram Alba Vázquez / Alfonso Colomina e o debutante Alex Wendt, todos em McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona - SMC Motorsport, completando o pódio e reforçando os bons resultados da formação espanhola.
Na luta dos Porsche 911 da CUP, Rui Miritta (Monteiros Competições) voltou a demonstrar consistência, experiente e conquistou a vitória, seguido da dupla inglesa Marcus Fothergill / Dave Benett (Tockwith Motorsport) e Vítor Costa (Monteiros Competições, que se estreou na subida ao pódio, após o abandono da dupla Adam Fawsitt / Pedro Paiva Raposo (Protech Motorsport) e a penalização de drive through de Ángel Lanchares (Lan GP Racing).
A próxima ronda do Iberian Supercars e Supercars España realiza-se em Jerez de la Frontera nos dias 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro, contando ainda para o Campeonato de Portugal de Velocidade, onde a competição espanhola terá o seu epílogo.