Francisco Mora e Francisco Abreu vence corrida caótica

A primeira corrida do Campeonato de Portugal de Velocidade da ronda do 54º Circuito  Internacional de Vila Real, que ficou marcada pela chuva que encharcou a pista transmontana antes do início, teve Francisco Abreu e Francisco Mora como vencedor.
 
Ao longo de todo o fim-de-semana o calor foi intenso exigindo bastante dos pilotos e equipas, mas na primeira prova de cinquenta minutos do programa foi a chuva a dar dores de cabeça a pilotos e às estruturas que os apoiam.
 
Poucos momentos antes dos carros formarem a grelha de partida um verdadeiro dilúvio abateu-se sobre o traçado vilarealense, obrigando as equipas a decidir entre pneus de chuva e slicks.
 
Uma das primeiras vítimas foi José Carlos Pires, que acarrancava da quarta posição, que perdeu o controlo do seu Toyota GR Supra GT4 EVO2, danificando-o num ligeiro contacto com os rails.
 
A Speedy Motorsport ainda tentou perceber se era recuperável, mas era impossível, tendo sido obrigado a retirar o carro da prova.
 
O arranque da prova deu-se com o Safety-Car em pista, dadas as difíceis condições da pista, mas ao fim de três voltas as bandeiras verdes foram mostradas, começando César Machado, em Toyota da Speedy Motorsport, que arrancou da pole-position, a sofrer pressão de Francisco Mora, também num carro nipónico, mas da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal.
 
Na quarta volta, Henrique Ventura Oliveira foi pressionado por Ricardo Costa, acabando o Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport e o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team por se tocarem, o que atirou o carro britânico para os rails.
 
Com o Aston Martin no meio da pista e as barreiras de protecção danificadas, a corrida foi interrompida com bandeiras vermelhas, precisamente quando César Machado se dirigiu paras boxes para montar slicks, deixando o seu perseguidor no comando.
 
Com o Sol, de volta, a começar a banhar o circuito, os pilotos que saíram com pneus de chuva aproveitaram para montar slicks, uma vez que a pista transmontana estava a secar rapidamente.
 
Francisco Mora foi um deles e, quando a prova foi retomada rapidamente abriu uma vantagem confortável para Bruno Pires, que no Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, subira de sétimo a segundo, passando a liderar a divisão GT4 Pro-Bronze.
 
O piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal cedeu o carro nipónico a Francisco Abreu, que manteve a toada forte e assim caminhou para um triunfo seguro, conquistando a dupla o seu segundo triunfo da temporada.
 
No segundo posto ficou César Machado e Rafael Lobato, que depois de terem caído para o penúltimo posto, por terem passado pelas boxes para trocar de pneus, conseguiram recuperar  de forma espectacular, e para gáudio dos espectadores, até ao segundo lugar.
 
Sérgio Azevedo e Orlando Batina assinaram uma prestação de elevado nível, tendo o piloto da Batina Racing realizado excelentes ultrapassagens, o que lhes permitiu terminar no terceiro posto da geral e vencer a divisão GT4 Pro-Bronze, ficando à frente do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport pilotado por Mathieu Martins e Roberto Faria, que chegaram ao Vila Real no comando do Campeonato de Portugal de Velocidade na categoria absoluta de GT.
 
Já o pódio da divisão GT4 Pro-Bronze contou ainda com Bruno Pires e Patrick Cunha, na segunda posição, e com Nuno Afonso e Alexandre Areia, em Toyota GR Supra GT4 EVO2.
 
Ricardo Costa e Nuno Teixeira, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, realizaram uma prestação de encher o olho, impondo-se na GT4 Bronze em condições bastante difíceis, dando continuidade aos bons resultados que já tinham evidenciado nas qualificações. Numa corrida disputada a três, com vários momentos animados em pista, Luís Calheiros e Paulo Macedo, em Porsche Cayman RS CS, e André e Miguel Nabais, em Toyota GR Supra GT4 EVO2, completaram o pódio.
 
Pedro Bastos Rezende e Ruben Vaquinhas mantiveram o ascendente da divisão GT4 Am que vinham a apresentar desde os treinos-livres e levaram de vencida aos comandos do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Gianfranco Motorsport.
 
Pompeu Simões e Duarte Camelo, em Porsche Cayman CS, estiveram também em plano de evidência, vencendo a divisão GTX frente de Gracie Mitchell e Luca Staccini, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsport. Tom Roche e Simon Moore, também em Ginetta, completaram o pódio, beneficiando do infortúnio de Henrique Moura Oliveira e Ruben Silva, que desistiram devido a um problema de transmissão no seu BMW M4 GT4 (F82).
 
Rui Miritta voltou a estar imperial aos comandos do Porsche 911 Cup preparado pela Monteiros competições e venceu a divisão Cup, ficando em segundo lugar Adam Fawsitt e Pedro Paiva Raposo, da Protech Motorsport, e em terceiro Vítor Costa, da Monteiros Competições, também eles em carros da marca de Weissach.
 
A corrida de amanhã terá o seu início às 15h30 e será transmitido pela DAZN Portugal, podendo também ser seguidas no canal de YouTube da Race Ready.