Cláudio Bettencourt vence em casa

Está terminada a 15ª edição do Rali da Graciosa, prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube que pela primeira vez integra o Campeonato dos Açores de Ralis e que viu o piloto local Cláudio Bettencourt, acompanhado pelo experiente António Costa, vencer o rali com grande categoria aos comandos do Peugeot 208 Rally4. Cláudio Bettencourt, que na temporada transata tinha mostrado bom nível aos comandos da mesma viatura que tripulou neste rali, tinha sido ausência da competição desde um forte despiste na ilha Terceira mas, agora de volta às estradas e na ilha de onde é natural, fez uma excelente prova e foi sempre o líder do rali e das 2RM.

Atrás deles, a dupla do Team Lotus que lidera o Campeonato dos Açores de Ralis absoluto e 2RM, aos comandos de viatura semelhante, fizeram uma importante colheita de pontos para os objetivos da época. Rafael Botelho e Rui Raimundo mostraram um ritmo rápido e seguro, tendo certamente em mente a importância que era terminarem este rali sem correr riscos, após o infortúnio sofrido pelos vice-campeões absolutos da época transata logo na primeira classificativa. Terminaram o rali a 58.5 segundos dos vencedores mas deram um passo gigante rumo à renovação do ceptro regional 2RM, além de terem alargado a vantagem na liderança do campeonato a nível absoluto.

João Borges e Flávio Mota, na sua segunda aparição nesta época a bordo do Renault Clio Rally3, desta feita em pisos de asfalto, ocuparam o 3º posto absoluto neste rali. Ainda em modo de aprendizagem com esta viatura, registaram andamento interessante, mostrando serem também uma mais valia para este campeonato pela sua capacidade de se intrometerem em lutas constantes pelos lugares de pódio. Concluíram o rali a 2:04.2 dos mais rápidos.

Nas contas das 2RM, Estevão Rodrigues e Nuno Cabral voltam a mostrar evolução com o Peugeot 208 Rally4. A dupla da Auto Açoreana Racing mostra cada vez mais entrosamento com a viatura, reduzindo as diferenças para os mais rápidos, eles que têm sido destaque neste campeonato pelas constantes presenças em pódios na competição reservada a viaturas de tração não integral. Concluíram o rali com o terceiro posto das 'duas rodas motrizes' a 2:33.7 dos vencedores desta competição.

Nota ainda para os vice-campeões regionais Luís Rego e José Janela que, sendo os únicos tripulantes de viaturas Rally2 neste rali, venceram todas as classificativas deste sábado com o Skoda Fabia RS Rally2, correndo toda a prova atrás do prejuízo após o azar lhes ter 'batido à porta' logo na primeira classificativa deste rali. Terminaram o rali no 9º posto à geral e conseguiram obter os 3 pontos pela vitória na 'powerstage'.

O Campeonato dos Açores de Ralis segue agora para a 'ilha do sol' dentro de sensivelmente um mês para a disputa de mais um rali de asfalto, o XLIV Explore Santa Maria Rallye a ser disputado dias 8 e 9 de agosto.