Meeke & Companhia à defesa no adeus aos pisos de terra

É no Vodafone Rally de Portugal (15/16 maio) que o Campeonato de Portugal de Ralis se despedirá das classificativas em piso de terra na presente temporada e o campeão em título e atual líder, Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), volta a ser apontado como maior favorito à vitória. Não tanto pelo facto de se manter invicto, ao somar três vitórias [Fafe, Algarve e Aboboreira] até ao momento, mas, acima de tudo, pela maior experiência face a Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) com um Rally2 na prova portuguesa do WRC.

Aquele último vai disputar o rali do ACP pela primeira vez aos comandos de um Rally2, enquanto o traquejo do seu rival poderá ajudá-lo em determinado tipo de circunstâncias. Contudo, no evento mais duro e extenso do CPR, as surpresas podem surgir quando menos se espera, porque adotar o mesmo ritmo das provas portuguesas ou querer medir forças com os “mundialistas” do WRC2 pode significar um passo em frente para ter problemas e comprometer uma boa colheita de pontos.

De resto, se Meeke e Sordo têm revelado um andamento bem acima dos demais, há nesta prova um fator novo para quase todos e a grande incógnita reside em saber quem melhor conseguirá tirar partido dele: os pneus Hankook, de utilização obrigatória em qualquer prova do WRC. O único do CPR que desde o início da época optou pelos pneus da marca sul-coreana no seu Toyota GR Yaris Rally2 é Ricardo Teodósio e será curioso ver até que ponto pode beneficiar desse conhecimento na quarta prova da temporada.

Habituais clientes de outras marcas de pneus, Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2/Michelin), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2/Pirelli), Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2/Michelin), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2/Michelin), Gonçalo Henriques (Hyundai i20 N Rally2/Pirelli), Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 evo/Michelin), Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5/Michelin) e Diogo Marujo (Skoda Fabia Rally2 evo/Michelin) vão correr pela primeira vez com Hankook.

Entre os dez primeiros classificados no CPR, apenas se regista a ausência do campeão açoriano Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), numa prova em que Francisco Teixeira (Skoda Fabia Rally2 evo) estará de volta, registando-se ainda a participação de apenas dois pilotos das 2RM – o rali não é pontuável no CPR 2RM –, ambos com os seus habituais Peugeot 208 Rally4: Hélder Miranda e Anton Korzun.