Corridas emotivas e um fabuloso ambiente na estreia nacional da C1 Eurocup 2023

Uma jornada memorável de ação ao cronómetro assinalou a estreia da C1 Eurocup 2023 em Portugal, com as 3H+3H do Estoril. A competição icónica organizada pela Motor Sponsor e que reúne em pista os emocionantes e irreverentes C1 juntou, no último fim de semana, um fabuloso plantel de 50 pilotos no Circuito do Estoril para disputar a vitória nas classes PRO (10) e AM (6).

Uma edição marcada por corridas de extrema competitividade e equilíbrio e pelo fabuloso ambiente vivido entre toda a comitiva do troféu, dentro e fora de pista, numa jornada em que a C1 Eurocup estreou a nova área Hospitality, uma novidade absoluta na competição criada para as provas nacionais com o objetivo de proporcionar maior conforto e comodidade a todos os participantes, que passam a desfrutar de um espaço de repouso e convívio com soft catering permanente disponível ao longo de todos os eventos realizados em solo luso.

Em pista, a ação teve início com os treinos cronometrados realizados na manhã de sábado, que reservou 1H ao cronómetro a todos os concorrentes. Uma sessão que viu a Central Mensageiro 88 assinar a melhor marca na PRO, num fim de semana em que a equipa fez a estreia na classe. Um feito igualado na AM pela G’s Competizione, que se apresentou com uma nova formação de pilotos.
 
Já para a parte da tarde estava reservada a primeira de duas corridas de 3H, numa prova de grande exigência para os participantes, com a vitória a ser atribuída através da soma dos resultados das corridas de sábado e de domingo, respetivamente.
 
A corrida 1 evidenciou o fantástico equilíbrio que se vive no troféu, com a proximidade de andamentos a traduzir-se na total imprevisibilidade quanto ao vencedor. Uma corrida em que na classe PRO os C1 da Central Mensageiro 88, Qualytent – Gianfranco Motorsport, Tzi Designs Racing Team e T3 Racing passaram pela liderança, protagonizando uma fabulosa luta na discussão do primeiro posto, estando colocados na dianteira após mais de duas horas de corrida. Um duelo memorável que acabaria por sorrir à T3 Racing, seguida da Central Mensageiro 88 e da WallUp WoodLab, que acabaria por ascender aos lugares cimeiros na fase final da corrida. Uma prova com igual equilíbrio no meio do pelotão, onde sobressaíam a Team NB Klima e a Monteiros Competições, a par das estruturas Lumio Studios e Paint & Go. Já a Torres Racing Team acabaria por terminar prematuramente a participação nesta jornada, ao ver o motor do seu C1 ceder.
 
Na AM seria a G’s Competizione a cortar a meta em primeiro lugar, no entanto, a equipa acabaria por ter um desfecho inglório, com o seu C1 a não passar no controle de pesagem. Desta feita, o primeiro posto ficou nas mãos da Slow Motion, com a OF Motorsport em segundo e a Gianfranco Motorsport em terceiro. Um dia que viria a terminar com verificações técnicas a um total de 6 C1. Uma medida de controlo tomada pela organização da C1 Eurocup sempre no sentido de zelar pelo rigor e verdade desportiva, máximas pelas quais se rege o troféu desde a primeira hora. No final, todos os C1 respeitavam integralmente os regulamentos técnicos da competição.
 
A decisão das 3H+3H do Estoril estava assim reservada para domingo, com as decisivas 3H ao cronómetro da corrida 2. Um evento em que a T3 Racing e a Lumio Studios proporcionaram um bom duelo na luta pela vitória, ao qual se juntaram a Central Mensageiro 88 e a Qualytent – Gianfranco Motorsport, que chegaram a rodar na primeira posição. Uma corrida em que seria a Central Mensageiro 88 a cruzar a meta na frente, seguida da WallUp WoodLab e da T3 Racing.
 
Já na classe AM, a G’s Competizione, que chegou a rodar na segunda posição da classificação conjunta, voltaria a mostrar o grande andamento demonstrado ao longo de todo o evento, terminando a corrida 2 no primeiro lugar, com a Slow Motion e a Of Motorsport em segundo e terceiro, respetivamente.
 
Contas feitas, no somatório de resultados das corridas 1 e 2, a vitória na classe PRO nas 3H+3H do Estoril seria assinada pela Central Mensageiro 88, de João Silvestre, João Simões, Rui Simões e Pedro Alface, equipa que venceria igualmente a classe PRO -45. Um triunfo em que os pilotos da Central Mensageiro 88 sublinharam: “Foi o nosso primeiro fim de semana a disputar a PRO, a nossa primeira pole-position na classe e a nossa primeira vitória. Muito obrigado à Central Mensageiro, em nome do Paulo Leão, por tudo. Foi um fim de semana espetacular.”
 
No segundo posto da PRO ficou a WallUp WoodLab, de Jorge Passanha, Pedro Antunes e Gonçalo Gaivão, estrutura que rubricou igualmente o triunfo na PRO +45. A terceira posição da classe PRO foi alcançada pela T3 Racing, de Pedro Alves, Francisco Araújo, Filipe Ferreira, primeira classificada na PRO -30.
 
Na classe AM, o triunfo nas 3H+3H do Estoril foi alcançado pela Slow Motion, de Eduardo Rodrigues e Tiago Amorim, estrutura que venceu igualmente a AM +45. No final, Tiago Amorim referiu: “Foi um fim de semana muito duro, o carro estava lento, mas conseguimos ter uma boa estratégia de boxes, o que nos ajudou muito a recuperar a diferença para os nossos concorrentes e a conseguir fa primeira posição. Agora é tempo de preparar já a próxima prova.”
 
No segundo posto da AM ficou a OF Motorsport, de Marco Lazarino, Luís Inácio, Rui Marques e Rui Santos. O pódio AM foi fechado com a B. Primus – Motorsport, de Hugo Antão, Helder Assunção e Paulo Manso, que terminou na terceira posição. Um resultado que permitiu à B. Primus – Motorsport vencer também a classe C1 NEW, destinada a equipas em que 70% dos pilotos tenha realizado no máximo uma prova de C1. Destaque ainda para a Famaconcret Racing Team, de Luís Silva, Catarina Silva, Luís Silva Jr. e Helder Marques, equipa estreante na competição que venceu a AM -45. Já a Gianfranco Motorsport, formada por Ruben Silva e Diogo Marques, triunfou na AM -30.
 
As 3H+3H do Estoril foram a segunda prova da época do calendário da C1 Eurocup e a primeira em solo nacional. Uma jornada em que Ricardo Leitão, gestor operacional da Motor Sponsor e responsável pela relação com Pilotos e Equipas, enaltece: “Estamos muito orgulhosos deste fim de semana. É fantástico ver o excelente ambiente que se vive e a satisfação de todas as estruturas presentes por fazerem parte da família C1 Eurocup. No paddock, a nova área Hospitality foi muito elogiada pelos concorrentes, que puderam desfrutar de um espaço de convívio e lazer criado em exclusivo para usufruírem dos momentos fora de pista. Por outro lado, ao cronómetro, as 3H+3H do Estoril evidenciaram a grande competitividade do troféu, com estruturas a seguiram literalmente coladas a disputar a vitória após quase três horas de corrida, mesmo com paragens nas boxes. O andamento imprimido pelos plantéis PRO e AM alia rapidez e equilíbrio e isso faz toda a diferença. Seguem-se as 8H do Estoril, dias 2 e 3 de setembro, uma prova onde sabemos que vamos apresentar uma lista de inscritos muito superior, e é nisso que estamos já focados. Obrigado a todos pela presença e espetáculo proporcionados. Vemo-nos em setembro.”