Luís Rego vence Rali d'Angra, Rafael Botelho renova título nas 2RM

Terminou há instantes o 1.º Rali d'Angra/46.º Ilha Lilás, aquela que se constituiu como a sexta prova da edição de 2025 do Campeonato dos Açores de Ralis, organizado pelo Terceira Automóvel Clube.

O rali que esteve em risco até poucas horas da partida oficial, pela passagem do ciclone Gabrielle, acabou por ter outros "furacões" na estrada: os concorrentes que muito boa conta e espetáculo deram ao desafio lançado pelos organizadores.

Como seria de esperar, o 1.º Rali d'Angra foi dominado de "fio a pavio" por Luís Miguel Rego e José Janela (Skoda Fabia RS Rally2) que venceram a totalidade das provas especiais e ainda a powerstage, querendo isso dizer que arrecadam pontuação máxima nesta prova, verdadeiramente importante para tentarem um definitivo "assalto" à liderança do Campeonato absoluto. Totalizaram o tempo de 41:45,0.

Segunda classificada absoluta final foi a equipa Rui Borges/Fernando Braga (Skoda Fabia N5), que arrancou de forma mais comedida para a prova e foi protagonista da troca de posições na fase inicial da prova, mas a meio da manhã reclamou a segunda posição absoluta para não mais a largar. Concluíram a prova a 3:04,0 dos vencedores e os segundos classificados na powerstage.

 

Claramente focado no resultado das duas rodas motrizes, que implicaria naturalmente um bom resultado na classificação geral, Rafael Botelho e Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) foram, tirando o primeiro dia, os melhores desta competição em específico, e revalidaram virtualmente o título das duas rodas motrizes de 2025, conseguindo igualmente boa colheita para o Campeonato absoluto. Foram os terceiros classificados na powerstage e terminaram o rali a 3:23,5 dos vencedores absolutos.

Estevão Rodrigues e Nuno Cabral, também em Peugeot 208 Rally4, fizeram o que lhe competia e mantiveram-se sempre atentos às movimentações na frente, chegando a ser os terceiros classificados absolutos e segundos melhores nas duas rodas motrizes. No entanto e concluídas as 12 provas especiais de classificação, concluem o 1.º Rali d'Angra no quarto posto absoluto e segundos entre os concorrentes às viaturas de tração não integral, distando dos vencedores desta competição, 57,7 segundos.

O terceiro posto da prova no que diz respeito ao campeonato de duas rodas motrizes foi justamente alcançado por Fernando Soares/Alberto Pereira, na estreia ibérica do Lancia Ypsilon Rally4, cuja prova começou de forma moderada, mas que se foram afirmando ao longo do dia de hoje, chegando a registar os segundos melhores tempos em troço. No final deste 1.º Rali de Angra, conseguem igualmente o quinto posto final.

 

Nota ainda para a prova de Tiago Sousa e Marcelo Baptista, em Peugeot 206, que foram praticamente durante todo o dia de sábado os terceiros classificados nas duas rodas motrizes e que perderam esse lugar mesmo na derradeira prova especial do rali. Ainda assim, terminam como a melhor formação local.

 

O 1.º Rali d'Angra/46.º Ilha Lilás foi concluído por 28 equipas, cuja classificação detalhada pode ser consultada em https://anubesport.com/timing/gen/7053/?rallyId=267.

 

O Campeonato dos Açores de Ralis ruma agora à ilha do Pico, para a disputa do XIV Rali Vinho do Pico, que se realiza entre 24 e 25 de outubro.