Dani Sordo conquista em Chaves a segunda vitória
A dupla Dani Sordo/Candido Carrera, com o Hyundai i20 N Rally2 do Team Hyundai Portugal, sagrou-se vencedora, este sábado, do Rali da Água Transibérico Eurocidades Chaves-Verin, sétima e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Sordo conquistou em Chaves a sua segunda vitória da época, por uma diferença de 25.9s face a Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), num rali em que o líder do CPR, Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2), não teve a sorte pelo seu lado e acabou por desistir na sequência de um despiste. A decisão do título fica adiada para a última prova, no próximo mês.
A primeira parte da última etapa, de manhã, ficou marcada, de forma prematura, pelas desistências de Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2), então 3º classificado, devido a problemas de motor, e ainda de Hugo Lopes (Hyundai i20 N Rally2), este “traído” pela caixa de velocidades, quando procurava recuperar de alguma falta de confiança sentia no dia anterior. Lá na frente, Sordo esteve sempre sob forte pressão de Armindo Araújo e um furo do espanhol antes da pausa de almoço fez reduzir a diferença entre ambos de 16.2 para 7.3 segundos. Nessa altura já Meeke estava fora de estrada e com danos consideráveis no seu carro, ainda que tivesse começado o dia a andar rápido, mas sem evitar um “toque” que esteve na origem de um furo no pneu traseiro direito. Aliás, terá sido um resíduo de borracha a danificar um tubo de travões, contribuindo para a saída de estrada no terceiro troço cronometrado da manhã. Outra desistência matinal foi a de João Barros (Skoda Fabia RS Rally2), que terminara o primeiro dia na luta pelo “top 5”, mas problemas de rendimento do motor e depois a cedência da caixa de velocidades não lhe permitiram continuar este sábado.
Lá na frente, Sordo não se deixou surpreender pelo português melhor classificado, Armindo Araújo, enquanto Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), em excelente nível, garantiu o último lugar do pódio, explicando que a subida de rendimento se deveu não só a uma maior adaptação ao carro, mas também ao facto de adorar o tipo de classificativas (“estreitas e sinuosas”, disse) desta prova. Em face disso, José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2) viu escapar-lhe o último lugar do pódio, embora terminasse destacado de um Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) “à procura de ritmo no asfalto”. Diogo Marujo (Skoda Fabia R5 Evo) realizou, sem dúvida, a sua melhor prova da época, coroada com o sétimo lugar absoluto, e Rafael Rego (Peugeot 208 Rally4) foi outro jovem em foco, ao dominar, em termos absolutos, nas 2RM (duas rodas motrizes) em toda a linha e fechar com a conquista de um sétimo lugar geral absoluto!
No CPR 2RM, um feudo dos pilotos dos Peugeot 208 Rally4, depois de um começo complicado Guilherme Meireles somou um precioso triunfo. O piloto de Guimarães deu um “toque” na primeira etapa, ficando com alguns problemas na direção, mas depois passou a estar entre os mais rápidos, juntamente com Anton Korzun, Danny Carreira, Pedro Silva e Henrique Moniz. Carreira despistou-se na manhã deste sábado, abrindo caminho à subida de Gil Antunes ao “top 5”, com o líder do campeonato, Ricardo Sousa, em sexto, muito por culpa das cautelas em torno do motor do Peugeot, sobretudo na primeira etapa. E se Meireles não abriu mão do primeiro lugar, na última classificativa um forte ataque de Silva premiou-o com o segundo lugar final, por troca com Korzun, por uma diferença de 2 segundos. Henrique Moniz manteve a quarta posição, mas ao capotar na power stage, Gil Antunes (era 5º) permitiu subida de Sousa ao quinto lugar.
No CPR Júnior, o já referido Rafael Rego dominou, na frente de Guilherme Meireles e de Francisco Custódio.
Pedro Câmara Jr somou a segunda vitória consecutiva no FPAK Júnior Team, acabando com uma vantagem significativa em relação a Francisco Fontes que assegurou o segundo lugar. Luís Mendes foi terceiro depois da desistência, a um troço do final, de António Santinho Mendes, levando José Coelho Lima ao quarto lugar.
Classificação geral final absoluta (Oficiosa)
1º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally2), 59m50.0s
2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 25.9s
3º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m11.8s
4º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 1.14.1
5º, Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda Fabia RS Rally2), a 1.55.2
6º, Diogo Marujo/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5 Evo), a 3.05.9
7º, Rafael Rego/Ana Gonçalves (Peugeot 208 Rally4), a 4.39.7
8º, Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Mitsubishi Lancer Evo X), a 5.25.5
9º, Paulo Neto/Carlos Magalhães (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 5.26.9
10º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 5.35.0
2RM (Oficiosa)
1º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), 1h05m25.0s
2º, Pedro Silva/Pedro Santana (Peugeot 208 Rally4), a 20.0s
3º, Anton Korzun/Pablo Kononov (Peugeot 208 Rally4), a 22.0
4º, Henrique Moniz/Jorge Diniz (Peugeot 208 Rally4), a 41.3
5º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 1m17.0
CPR Júnior (Oficiosa)
1º, Rafael Rego/Ana Gonçalves (Peugeot 208 Rally4), 1h04m29.7s
2º, Guilherme Meireles/Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4), a 55.3s
3º, Francisco Custódio/Paulo Marques (Peugeot 208 Rally4), a 3m53.7s
FPAK Júnior Team (Oficiosa)
1º, Pedro Câmara Jr/João Câmara (Peugeot 208 Rally6), 1h11m31.0s
2º, Francisco Fontes/Hugo Magalhaes (Lancia Ypsilon Rally6), a 2m47,1s
3º, Luís Mendes/Diogo Costa (Peugeot 208 Rally6), a 4m07.5s
4º, José Coelho Lima/Ricardo Faria (Peugeot 208 Rally6), a 5.09.1
O CPR encerrará a sua temporada nos próximos dias 17 e 18 de outubro, no Rallye Vidreiro Centro de Portugal, oitava e última prova de 2025.