Diego Ruiloba lidera na Madeira, Kris Meeke o melhor do CPR

O britânico Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) lidera, ao final da tarde desta sexta-feira, o Rali da Madeira, sexta ronda do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), depois de ter concluído a primeira etapa com 1.4s de vantagem para Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2). Em termos absolutos, a discussão do primeiro lugar na prova do Club Sports da Madeira está a ser empolgante, protagonizada por João Silva (Toyota GR Yaris Rally2) e Diego Ruiloba (Citroen C3 Rally2), sendo este último quem terminou na frente, mas por escassa margem (6.6s).

Se é verdade que Meeke comandou destacado o CPR na primeira metade da etapa, ganhando 24.6s a Araújo, um furo em Palheiro Ferreiro 2 fê-lo perder mais de meio minuto e, por consequência, o primeiro lugar para o piloto português, por uma diferença de 2,5s. Contudo, logo a seguir, em Santana 2, no encerramento da jornada, recuperou a primazia.

Sem conseguir acompanhar o duo da dianteira, José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), que decidira iniciar a etapa com dois pneus suplementares, não escondia a insatisfação pelo seu desempenho, apesar de ser terceiro. Mais frustrantes terão sido os momentos vividos por Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) nesta sua estreia na Madeira, em que foi o primeiro na estrada na etapa inaugural. O piloto da Hyundai nunca logrou entrar no ritmo, terminando em quarto do CPR e já a 33.4s da sua principal referência, Kris Meeke.

Pior sorte, contudo, tiveram Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2) e Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2). O primeiro fez um “pião” no troço de abertura e na sequência do mesmo o “toque” num muro provocou a rotura do radiador. Teodósio começou bem, rodando próximo dos seus rivais, mas problemas no turbo do Yaris fizeram-no perder mais de dois minutos, acabando, depois, por ser mesmo forçado a desistir.

Hugo Lopes (Hyundai i20 N Rally2) começou o dia com um “toque” na primeira classificativa, daí resultando alguns problemas e ainda um furo lento, terminando em quinto do CPR, destacado face a Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2), Diogo Marujo (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Ernesto Cunha (Skoda Fabia RS Rally2)

O ucraniano Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4) foi o “senhor” do CPR 2RM (duas rodas motrizes), dando seguimento à “performance” conseguida na super-especial de quinta-feira. Esteve sempre entre os mais rápidos, para somar um pecúlio de preciosos 16.9s face a Guilherme Meireles (Peugeot 208 Rally4) e mais três para Henrique Moniz (Peugeot 208 Rally4). Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), outro dos protagonistas, perdeu mais de 50 segundos no último troço e caiu de segundo para quinto. Rafael Cardeira (Peugeot 208 Rally4), na sequência de um despiste, e Pedro Silva (Peugeot 208 Rally4), devido a problemas de transmissão, desistiram no final das duas primeiras classificativas.

O Rali da Madeira está longe de se encontrar decidido, como se constata no quadro classificativo, dado que a derradeira etapa, este sábado, tem mais 82,04 quilómetros correspondentes a uma dupla passagem pelas classificativas da Ponta do Sol, Calheta e Rosário.