Single Seater Series com duas boas corridas no Estoril

Num fim de semana marcado pelo regresso das emoções do automobilismo ibérico ao Autódromo do Estoril, a Single Seater Series, competição que devolve às pistas os monolugares de outros tempos, proporcionou duas corridas empolgantes no programa do Estoril Summer Party by NAPA.

André Pardal e Duarte Pires dividiram os triunfos num domingo fantástico no traçado do Estoril, enquanto Francisco Olho-Azul conquistou ambas as vitórias entre os concorrentes com monolugares sem apêndices aerodinâmicos.

Na tarde de sábado decorreu a sessão de qualificação que definiu a grelha de partida para a primeira corrida do fim de semana e, como era esperado, entre os fórmulas com asas, os Tatuus FR 2000 da classe PT4R voltaram a demonstrar a sua supremacia.

Num duelo a três, André Pardal foi o mais rápido com o tempo de 1:41.920, superando João Silva e Duarte Pires, enquanto o Mygale PNC2001 de Fernando Laranjo assegurava um lugar na segunda linha da grelha. Já entre os fórmulas sem asas, Francisco Olho-Azul impôs-se ao volante do seu Jamun M97, batendo Vítor Sampaio, que regressou aos comandos do habitual Vector MG01. 

Com muito público presente no domingo e condições meteorológicas ideais, a primeira corrida revelou-se extremamente animada. A luta pela liderança envolveu João Silva e Duarte Pires, que aproveitaram um erro de André Pardal na travagem para a primeira curva, logo no início da segunda volta, o que lhe custou a liderança. O duelo entre os dois prolongou-se até à penúltima volta, altura em que Duarte Pires ultrapassou João Silva — confronto esse que teria desfecho também fora de pista.

Mais atrás, André Pardal realizou uma corrida relativamente tranquila, cruzando a linha de meta no terceiro posto. No entanto, beneficiou das penalizações aplicadas a Duarte Pires (por exceder os limites de pista) e a João Silva (por mudanças de trajetória repetidas), acabando por herdar a vitória na geral e na classe PT4R.

Sem ritmo para acompanhar os velozes Fórmula Renault, Fernando Laranjo terminou no segundo lugar com o seu ex-monolugar da Fórmula Novis by Ford, resistindo à pressão de Rui Silva e garantindo o triunfo na classe HTG. Já o Van Diemen RF97Z de João Sequeira acabou por desistir antes mesmo da partida. Christopher Kirby-Higgs concluiu a prova como vencedor da classe FUN.

Nos fórmulas sem asas, Francisco Olho-Azul voltou a não dar hipóteses e venceu com autoridade, somando nova vitória na classe ZT, subindo ao pódio acompanhado por Tiago Neves — em estreia absoluta na competição — e pelo experiente Vítor Sampaio.

Durante a tarde, teve lugar a muito antecipada segunda corrida, cuja grelha foi formada com base nos tempos por volta da prova anterior. João Silva e André Pardal alinharam na primeira linha, com Duarte Pires e Fernando Laranjo logo atrás.

Desta feita, Duarte Pires não desperdiçou a oportunidade: o piloto da G Tech ultrapassou os adversários diretos por fora logo na primeira abordagem à Curva 1 e rumou a uma vitória incontestável, somando o seu terceiro triunfo da temporada na classe PT4R.

A decisão do segundo e terceiro lugares foi palco de momentos intensos. João Silva levou inicialmente a melhor sobre André Pardal, mas este respondeu a seis minutos do fim com uma manobra eficaz. O piloto da G Tech teve de se defender até à bandeira de xadrez, face à persistente pressão de João Silva.

Francisco Olho-Azul manteve o ritmo forte e levou o monolugar preparado pela Wild Motors ao segundo triunfo do fim de semana. Desta vez, Vítor Sampaio foi segundo e Tiago Neves voltou a subir ao pódio no terceiro posto.

Carlos Gaspar, aos comandos de um Van Diemen RF04 assistido pela House Racing, não chegou ao pódio, mas registou uma estreia positiva e enriquecedora no mundo das corridas de monolugares.

No volante do Funspeed FS 2019, um monolugar "made in Portugal” construído pela Funspeed Racing Engineering no Fundão, Christopher Kirby-Higgs voltou a triunfar na classe FUN.

Após a merecida pausa de verão, a Single Seater Series regressa com a sua única prova além-fronteiras e uma estreia absoluta no calendário. O pelotão da única competição portuguesa exclusivamente dedicada a monolugares ruma, pela primeira vez, ao Circuito Ricardo Tormo, de 12 a 14 de Setembro, integrando o programa da edição inaugural do Valencia Iberian Racing Festival.