Legends foram dominados por Luís Liberal

• Ao volante do colorido BMW M3 E30, Luís Liberal venceu as duas corridas da segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Legens disputada este fim de semana em Espanha.

• O piloto do BMW teve de lutar bastante para conseguir as duas vitórias do fim de semana, tendo em ambas que recuperar posições depois de sair na frente.

• Todas as categorias tiveram corridas definidas no fôlego final das corridas com o calor sentido no Circuito de Monteblanco a provocar alguns problemas mecânicos.

• A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends está marcada para o Circuito Internacional de Vila Real nos dias 5 e 6 de julho

Os pilotos do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends defrintaram o Circuito de Monteblanco com promessa de um circuito duro e técnico que não era conhecido de todos. A sessão de treinos livres foi usada por todos para encontrar a melhor maneira de fazer o melhor tempo na qualificação.

O melhor acabou por ser Luís Liberal, o piloto que venceu as duas corridas da primeira jornada disputada no Autódromo do Estoril. Paulo Lima com outro BMW M3 E30 foi um dos que mais réplica deu a Liberal. Uma das boas surpresas da qualificação foi o tempo do Subaru Impreza de Sérgio Pinto, na frente de Joaquim Soares, fechando os quatro pilotos as quatro primeiras filas a grelha de partida.

Assim, nos L99, o mais rápido foi, naturalmente, Luís Liberal seguido de Sérgio Pinto, Joaquim Soares (BMW M3 E36) e Daniel Moreira (BMW M3 E36). Paulo Lima foi o melhor nos L90, não tendo a concorrência de João Novo devido a problemas no Ford Sierra RS500, tendo feito apenas duas voltas.

Os Legends Trophy/Taça Legends 2000 foram dominados por Hugo Ferreira (Renault Spider), ficando Pedro Bartolomeu (Renault Spider) na segunda posição. Já nos L99/Taça Legends 2000 o melhor foi o Honda Integra Type R de José Miguel Almeida, seguido de carro idêntico de Tiago Ribeiro e o Peugeot 306 de Pedro Lisboa. Nos L99/Taça Legends 1600, o melhor foi Gonçalo Novo (Peugeot 106) seguido de André Monteiro (Citroen Saxo) e Miguel Matias (Citroen Saxo Cup). José Miguel Ribeiro (VW Golf GTI), Pedro Faria (Honda Civic) e José Mota (Peugeot 106) não cumpriram a qualificação.

A primeira corrida começou com Luís Liberal a fazer um arranque menor e a ser ultrapassado por Sérgio Pinto com o Subaru Impreza e por Joaquim Soares no BMW M3 E36. Um par de voltas foi suficiente para Luís Liberal passar por Joaquim Soares e encetar logo a recuperação. Uma vez mais, Gonçalo Novo encaminhou-se para um excelente resultado, liderando a sua categoria L99/Taça Legends 1600. Sérgio Pinto foi mantendo um ritmo elevado e dificultando a vida a Luís Liberal.

Infelizmente, o Subaru começou a dar algumas dores de cabeça ao seu piloto e foi uma questão de tempo até Luís Liberal chegar ao primeiro lugar. Imediatamente a seguir, o Subaru Impreza amuou e tirou o Sérgio Pinto da corrida. Uma exibição espetacular do piloto do carro que ficou famoso no Mundial de Ralis. A partir daqui a corrida ficou sentenciada, tendo de se olhar mais para trás para conhecer alguma emoção. José Miguel Almeida andou a trocar de posições com o Citroen Saxo Cup de André Monteiro. O piloto do carro francês queria apanhar Gonçalo Novo e passou pelo Honda Integra Type R de Almeida e de Tiago Ribeiro. O tempo perdido atrás dos dois Honda acabou por inviabilizar o ataque ao piloto do Peugeot 106.

Entretanto, voltamos a um clássico das corridas Legends, com a luta entre Tiago Ribeiro e José Miguel Almeida. O primeiro conseguiu fugir durante algumas voltas, mas Almeida conseguiu aproximar-se e as últimas voltas foram de luta intensa entre os dois com Tiago Ribeiro a superiorizar-se a José Miguel Almeida. Outra luta intensa decorreu entre o Peugeot 306 de Pedro Lisboa, o Renault Spider de Hugo Ferreira e o Citroen Saxo de Miguel Matias. Um trio que acabou desfeito pelos problemas no Peugeot de Lisboa. E Hugo Ferreira bateu o Saxo de Matias.

Contas feitas, Luís Liberal venceu os L90 na frente de Joaquim Soares que venceu nos L99. Nos L90, Paulo Lima levou o seu BMW M3 E30 ao segundo lugar. Nos L99/Taça Legends 1600 vitória para o Peugeot 106 de Gonçalo Novo, seguido de André Monteiro, Miguel Matias e Artur Monteiro. Fábio Mota abandonou, mas ficou classificado. Já José Mota não participou na corrida. Nos L99/Taça Legends 2000, vitória para Tiago Ribeiro na frente de José Miguel Almeida, com Pedro Lisboa a abandonar, mas a ficar classificado.

Luís Liberal voltou a falhar o arranque e a segunda corrida começou com Joaquim Soares na frente da corrida. O piloto do BMW laranja foi-se mantendo na frente até que o BMW M3 E30 colorido passou por Soares instalando Liberal no comando. Luís Liberal acabou por ir-se embora e rubricar mais uma vitória, a segundo do fim de semana de Monteblanco e a quarta da temporada.

Mais atrás, Gonçalo Novo subiu ao terceiro lugar e era perseguido por José Miguel Almeida e Artur Monteiro. Quanto o piloto do Citroen Saxo se desenvencilhou do Honda Integra Type R, partiu para o ataque à posição de Novo. Atrás deles, ficava a expetativa de mais uma luta clássica: luta entre José Miguel Almeida e Tiago Ribeiro.

Um pião de Daniel Moreira fez sair o “Safety Car” condicionando a corrida e juntando todo o pelotão. Acabou por não demorar muito esta presença em pista, mas o muito calor com o andamento lento criou dificuldades. No recomeço, Luís Liberal foi-se embora e Gonçalo Novo tentou o ataque a Joaquim Soares. Mais atrás, Tiago Ribeiro passou por José Miguel Almeida, aproveitando alguns carros atrasados. Mas a luta entre estes dois voltaria a recrudescer com a junção de Pedro Bartolomeu. O piloto do Renault Spider viu o Peugeot de Gonçalo Novo ter problemas e acabar por abandonar a corrida a três voltas do final, e perante isso tentou passar pelos dois Integra Type R.

Primeiro a ser passado foi José Miguel Almeida, depois foi Tiago Ribeiro. Entretanto, também Artur Monteiro conheceu problemas e ficava fora de prova a 3 voltas do final. E com esta luta, Joaquim Soares ficou tranquilo no segundo lugar e Pedro Bartolomeu chegou ao pódio.

Olhando para as classificações, Luís Liberal venceu a L90 na frente de Paulo Lima (BMW M3 E30), enquanto Joaquim Soares foi o melhor dos L99. Com o seu terceiro lugar, Pedro Bartolomeu conquistou um pódio e a vitória nos Legends Trophy/Taça Legends 2000. Já nos L99/Taça Legends 2000 vitória para Tiago Ribeiro na frente de José Miguel Almeida, Paulo Ferraz (Renault Clio). Miguel Matias (Citroen Saxo Cup) venceu os L99/Taça Legends 1600 seguido de Luís Ascenção (Honda Civic) e os pilotos que tiveram problemas, mas ainda ficaram classificados: André Monteiro, Gonçalo Novo e Artur Monteiro.