Segunda jornada dos campeonatos ANPAC disputa-se em solo espanhol com lista de inscritos próxima dos 100 pilotos
Após a jornada inaugural da temporada 2025 realizada no Autódromo do Estoril, é tempo para internacionalizar as competições sob a alçada da ANPAC e realizar a segunda jornada dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos / Legends 1300, Clássicos, Legends e Super Legends em Espanha. Mais concretamente no estimulante circuito de Monteblanco, localizado em Huelva, que conta com condições perfeitas e um traçado com 4,430 km de perímetro e 18 curvas que vão desafiar os mais de 90 pilotos inscritos para esta jornada.
Quer isto dizer que a vitalidade da velocidade nacional, expressa em diversas competições, tem profunda contribuição da Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) e dos Clássicos, disciplina sempre do agrado dos aficionados do desporto automóvel.
Contas feitas, serão mais de 90 automóveis e cerca de 100 pilotos distribuídos pelas quatro competições. A grelha mais preenchida será a do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos 1300 que, a partir de agora, passa a chamar-se Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos / Legends 1300, refletindo de uma forma mais positiva e verdadeira a essência da competição.
Abrigando as categorias Clássicos, Legends 1300, Desafio ANPAC, Stock Cup e City, o CPVCL1300 terá 31 carros em pista. Destacamos o reforço da categoria Stock Cup e da City que se responsabilizam por quase metade da lista de inscritos. Promessa de corridas bem interessantes como sucedeu no Estoril.
Olhando para o campeonato e fruto das duas vitórias alcançada na primeira jornada, Carlos Barbosa da Cruz lidera na frente de Paulo Mendes e de Daniel Gouveia. O Datsun 1200 Coupé do líder é um Clássico, o segundo classificado está ao volante de um Legends 1300 e o terceiro faz parte do Desafio ANPAC e conduz um Fiat Punto. Fica clara a luta intensa que se experimenta nas corridas dos 1300.
No Desafio ANPAC lidera Daniel Gouveia seguido de António Costa e Nuno Pinheiro. Na Taça 1000, lideram os veteranos Veloso Amaral e Miguel Barata, ao passo que nos Clássicos é Barbosa da Cruz quem lidera seguido de João Braga e Pedro Barbosa. Nos Legends 1300, Paulo Mendes está na frente de João Arantes, perseguidos por Miguel Miguel. Finalmente, na Stock Cup liderança de Filipe Monteiro na frente de Frederico Formiga e João Castanheira, enquanto na City o melhor é Jorge Passanha, seguido de Pedro Antunes e Luís Alcino. Ruben Veludo e Ricardo Jorge Cardoso são os melhores na Mighty Mini.
Os Clássicos levam até Huelva quinze carros absolutamente espetaculares. Vários Porsche 911 dos modelos RS e RSR além de um 934 Turbo, a que se juntam vários Ford Escort RS e o excitante Mazda RX2 Capella. Nas contas do campeonato de Clássicos, João Macedo Silva e o Porsche 911 RSR superiormente preparado pela Garagem Aurora, esteve perfeito no Estoril e lidera o campeonato absoluto na frente de João Cruz, Bruno Santos, Rui Costa e Marco Pinto.
Olhando às diversas categorias, Filipe Nogueira lidera entre os H71, ao passo que a luta entre os H75 está ao rubro com João Macedo Silva em primeiro, perseguido por Bruno Santos e Rui Costa. Nos H81, o Porsche de Pedro Bethencourt é o líder. Finalmente, o lindíssimo Ford Escort RS de João Cruz está na frente de Marco Pinto, Carlos Fernandes e Nuno Augusto no Grupo 5.
Com cerca de duas dezenas e meia de carros e quase três dezenas de pilotos, o Campeonato de Portugal de Velocidade Legends promete muita animação em pista. Exatamente o que aconteceu no Autódromo do Estoril. O BMW M3 E30 de Luís Liberal lidera a classificação absoluta, seguido de Paulo Lima, Joaquim Soares, Manuel Zenha e António Zenha. Já nos L90, é Paulo Lima quem está na frente de Manuel e António Zenha e João Miguel Ribeiro. Claro que Luís Liberal é o primeiro entre os L99 tendo a companhia de Joaquim Soares e José Miguel Almeida, fechando o Top 5 da categoria Tiago Ribeiro e Daniel Moreira.
Nos Legends Trophy, liderança de Pedro Bartolomeu na frente de Hugo Martins, enquanto na Taça Legends 1600 o domínio é de José Moita, seguido de Fábio e Manuel Mota, Miguel Matias e Pedro Amaro. Finalmente, na Taça Legends 2000 é José Miguel Almeida quem lidera a categoria, seguido de Tiago Ribeiro e Pedro Lisboa, fechando o Top 5 Pedro Bartolomeu e Hugo Martins.
Igualmente com lista de inscritos superior a duas dezenas de automóveis, o Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends incluis os Honda Civic Type R da Type R Legacy Cup. Graças às suas exibições de raça e compromisso, Eleutério Duarte lidera o campeonato absoluto na frente de Telmo Nunes, Francisco Gonçalves e Abel Marques. Já na categoria Super Extra é o Lotus Elise de Francisco Gonçalves quem está em primeiro lugar seguido de André Tavares e Miguel Mota, Diogo Cavaco e Bernardo Almeida. Os Super Trophy 2000 têm na frente Eleutério Duarte, seguido de Telmo Nunes, Estevão Oliveira, Luís Delgado e Luís Mendes. Finalmente, nos SuperTurismo, Sérgio Monteiro e Abel Marques estão na frente da competição, seguidos de Pedro Cerqueira, Nuno Figueiredo, Bernardo Kolbe, Daniel Oliveira e Ruben Fernandes.
Temos a certeza de que os pilotos da ANPAC vão proporcionar um excelente espetáculo até porque a pista de Monteblanco não é conhecida de todos. Para poder desfrutar de toda a ação, a ANPAC vai fazer a transmissão das corridas nas suas redes sociais. Porém, estendemos o convite a todos para que possam fazer uma deslocação a Huelva para desfrutar da gastronomia local e assistir a excelentes corridas numa das pistas mais interessantes da Península Ibérica.