Candidaturas Abertas para o FIA Karting Academy Trophy

Desde o seu lançamento em 2010, o FIA Karting Academy Trophy tem-se afirmado como uma ferramenta essencial para a descoberta e formação de jovens talentos do desporto automóvel.

Todos os anos, este conceito único oferece aos jovens pilotos de mais de 40 países dos cinco continentes a oportunidade de competir em igualdade de circunstâncias, com equipamento idêntico fornecido pela CIK-FIA em parceria com o OTK Kart Group.

Uma fórmula justa e acessível

Um dos pontos fortes do FIA Karting Academy Trophy reside na sua equidade desportiva. Os chassis e os motores são rigorosamente idênticos e atribuídos por sorteio. Os motores são trocados várias vezes durante cada prova para garantir uma concorrência totalmente justa. O custo de participação mantém-se bastante acessível para uma competição internacional de alto nível, oferecendo ao maior número possível de jovens pilotos a oportunidade de brilhar.

Os fatos e luvas dos pilotos, bem como o equipamento dos mecânicos, são fornecidos gratuitamente pelo parceiro OMP (Racing Force), tornando a competição ainda mais acessível.

Formato: Júnior e Sénior

Para alargar o seu alcance, o Troféu da Academia de Karting da FIA, sempre disputado em três provas organizadas em três países diferentes, foi dividido em duas categorias distintas:

- Troféu da Academia Júnior (nascidos em 2012, 2013 e 2014): Criado em 2010, reúne 54 pilotos. A classificação é estabelecida pela soma dos pontos das Baterias de Qualificação e Finais, sem descarte de pontos.

- Troféu Academia Sénior (nascidos em 2009, 2010, 2011 e 2012): Introduzido a partir de 2025, este troféu permite que um máximo de pilotos continuem a sua progressão numa estrutura idêntica, beneficiando dos mesmos princípios de justiça desportiva e controlo de custos da Academia Júnior.

Foco especial na participação feminina

Para incentivar a inclusão das mulheres no desporto automóvel, existe uma vaga reservada a uma piloto em cada uma das duas categorias. Esta seleção, feita pela Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA, garante a representação feminina nesta competição internacional.

Uma competição que revela talentos

Muitos pilotos que participaram na Academia de Karting da FIA deixaram a sua marca no mais alto nível do desporto automóvel. Entre eles, Charles Leclerc, George Russell e Esteban Ocon iniciaram as suas carreiras nesta competição antes de ingressarem na Fórmula 1. De um modo geral, todos os participantes ganham uma experiência valiosa e beneficiam de uma maior visibilidade para o resto das suas carreiras.

Cobertura da comunicação social internacional

Organizado em paralelo com outros Campeonatos de Karting da FIA, o Troféu da Academia de Karting da FIA beneficia de uma ampla cobertura mediática, garantindo uma visibilidade significativa aos jovens pilotos. Esta visibilidade é um grande trunfo para a sua progressão até aos mais altos escalões do desporto automóvel.

Com a introdução da categoria Sénior e um maior compromisso com a participação feminina, o Troféu da Academia de Karting da FIA continua a evoluir para ir ao encontro das expectativas das novas gerações de pilotos, perpetuando o seu papel como um importante descobridor de talentos no karting internacional.

Os regulamentos estão publicados pela CIK-FIA:

https://www.fiakarting.com/sites/default/files/2026-01/5.8_RS%20Academy%20Junior%202026_0.pdf

e

https://www.fiakarting.com/.../5.85%20RS%20Academy...

Os dois Trofeus serão disputados em três eventos, cujos locais e datas são, em princípio, respetivamente,

JUNIOR:

• Genk/BEL - 21-24 maio

• Sarno/ITA - 02-05 julho

• Viterbo/ITA - 08-11 outubro

SENIOR:

• Chiva-Valencia/ESP - 07-10 maio

• Mülsen/GER - 11-14 junho

• Kristianstad/SWE - julho 30 a 2 de agosto

NOTAR:

• Candidatura dos Concorrentes – Artoºs 8 a 13 do Regulamento

• Pilotos admitidos – Artºs 14 a 16 do Regulamento

De forma a selecionar um único participante para cada Trofeu, Júnior e Sénior, a FPAK abre desde já a possibilidade de candidaturas entre os potenciais licenciados elegíveis e segundo os seguintes critérios de elegibilidade e de prioridade para todos os pilotos detentores de licença FPAK:

1. Melhores resultados obtidos no Campeonato de Portugal de Karting Toyota 2025 e no Campeonato de Portugal Rotax 2025;

2. Melhores resultados obtidos na Rotax Cup 2025 e/ou na Taça da Madeira de Karting 2025;

3. Melhores resultados obtidos nos Troféus Nacionais de Karting de 2025 reconhecidos pela FPAK;

4. Melhores resultados obtidos nos Campeonatos Nacionais realizados fora de Portugal.

Será sempre dada preferência a quem tenha participado nos Campeonatos de Portugal, sendo que a participação nos CPK Toyota ou CP Rotax servirá ainda como fator de desempate.

As candidaturas deverão ser enviadas para comunicacao@fpak.pt até ao dia 30 de janeiro 2026.

Realçamos que caso o número de inscrições na CIK-FIA exceda o número de vagas disponíveis, os Pilotos e Concorrentes serão aceites por ordem de chegada, com base na data e hora de receção da inscrição completa e pela ordem de prioridade definida no Artigo 15.