Latvala foi o mais rápido no shakedown

O finlandês Jari-Matti Latvala, principal favorito à conquista do título absoluto no Campeonato Europeu de Ralis Históricos da FIA (CERH), em Toyota Celica ST 185, foi o mais rápido, na tarde desta quinta-feira, no Shakedown do Historic Rally Fafe, a prova de encerramento da temporada. Nos 3,03 quilómetros de extensão do troço de Gontim, o piloto do Toyota deixou o rival mais próximo, o polaco Maciej Lubiak (Porsche 911 2.7 RS), atual líder do CERH, a 3,4s de diferença.

Neste ensaio das “máquinas” para o Historic Rally Fafe que tem início na manhã de sexta-feira, o italiano Valter Pierangioli (Ford Sierra RS Cosworth 4x4) registou o terceiro tempo, na frente do francês Richard Genesca (Subaru Legacy RS).

A dupla Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Mitsubishi Lancer Evo III), única equipa portuguesa participante nesta última prova do CERH, deixou boas indicações ao averbar o quinto tempo absoluto, aos comandos do carro que lhe permitiu, em 1995, sagrar-se campeão mundial de Produção.

Recorde-se que este Historic Rally Fafe vai decidir a atribuição do título europeu, num duelo entre os já referidos Maciej Lubiak, Jari-Matti Latvala e Will Graham (BMW M3).

Shakedown (3,03 km)

1º, Jari-Matti Latvala/Topi Luhtinen (Toyota Celica ST 185), 1m56.5s

2º, Maciej Lubiak/Grzegorz Dachowski (Porsche 911 2.7 RS), a 3.4s

3º, Valter Pierangioli/Michela Baldini (Ford Sierra RS Cosworth 4x4), a 5.7

4º, Richard Genesca/Florent Sompayrac (Subaru Legacy RS), a 7.4

5º, Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva (Mitsubishi Lancer Evo III), a 12.3

6º, Hervé Guignard/Jean-Jacques Collinet (Alpine A 310), a 12.8

7º, Will Graham/Karen Graham (BMW E30 M3), a 17.9

8º, Ernie Graham/Anna Graham (Ford Escort Escort RS 1800), a 19.3

9º, Eric Guignard/Didier Mefre (Renault 5 Turbo Cevennes), a 19.7

10º, Gregory McCormack/Rhodri Evans (Ford Escort RS 1800), a 20.1

11º, Fintan McGrady/Dean Beckett (Ford Escort RS 1800), a 22.4