Single Seater Series regressa ao Algarve Classic Festival com corridas decisivas
A Single Seater Series, a única competição de monolugares de Portugal, vai abrilhantar o programa do rejuvenescido Algarve Classic Festival, no Autódromo Internacional do Algarve, de 24 a 26 de Outubro, com duas corridas decisivas.
Neste regresso a Portimão, que no início do ano acolheu a primeira prova da temporada da Single Seater Series, o paddock fervilha de novidades num evento que marca vários regressos, após a inédita incursão em Espanha no mês de Setembro.
Duarte Pires lidera confortavelmente a Divisão A, para monolugares com asas, tendo vencido quatro das seis corridas disputadas, duas delas no circuito de Portimão, ao volante do seu Tatuus FR 2000. O piloto da G Tech, forte candidato às vitórias, poderá selar já as contas do título e conquistar a coroa da classe PTR4.
João Silva, ausente de última hora em Valência, deverá ser um piloto a ter em conta, sobretudo porque o monolugar da House Racing se revela habitualmente muito competitivo no traçado algarvio.
Também de regresso ao paddock está Rui Silva, que dará continuidade à sua aprendizagem ao volante do Tatuus FR 2000, naquele que será o seu terceiro fim‑de‑semana a tripular o monolugar italiano.
O multifacetado Nuno Caetano, com participações na Pikes Peak Hillclimb International e no Grande Prémio de Motos de Macau, junta‑se finalmente ao pelotão da Single Seater Series, conduzindo o Tatuus FR 2000 que André Pardal utilizou para vencer a primeira corrida no Estoril e conquistar mais três pódios esta temporada.
Já com o título da classe FUN assegurado, Christopher Kirby‑Higgs trocará o habitual Funspeed FS 2019 “Made in Portugal” por um recém‑adquirido Tatuus FR 2000. Esta primeira corrida servirá de adaptação ao monolugar que foi pilar do sucesso da Fórmula Renault 2.0, sendo que o Funspeed FS 2019 deverá regressar mais tarde, num outro projecto do piloto, continuando a ser assistido pela Funspeed Racing Engineering.
O piloto da RodaClássica, Carlos Tavares, volta a comparecer com o seu Chevron B47 - Toyota Novamotor. Este é um monolugar de Fórmula 3 dos anos 1970, numa era em que a regulamentação técnica limitava os custos e a potência dos motores a 160 cv, com um binário muito forte a rotações baixas, através de um restritor de admissão de ar do motor de 22 mm.
Ausente da ronda espanhola, Fernando Laranjo, líder da classe HTG, inscreve novamente o seu Mygale PNC2001, um monolugar desenvolvido para a Fórmula Novis by Ford, uma competição de fórmulas que marcou o automobilismo nacional no início do milénio.
Na Divisão F, para monolugares sem asas, Francisco Olho Azul mantém-se invicto, tendo vencido todas as seis corridas disputadas e assegurado o título da classe ZT (Zetec). Ainda assim, pretende continuar a sua série de triunfos.
Tiago Neves, que se estreou na categoria no Estoril Summer Party, regressa com o seu Mygale SJ99, determinado a terminar ambas as corridas no pódio. Também de regresso, Carlos Gaspar voltará a conduzir o Van Diemen RF04 da House Racing, após a estreia no automobilismo no mesmo evento em Julho.
Dalmo Pereira Jr, depois da experiência em Valência, conduzirá pela primeira vez no Algarve o seu Van Diemen 1600 da classe KT (Kent), assistido pela Speedy Motorsport.
A sessão de qualificação está marcada para a manhã de sábado, com a primeira corrida de quinze minutos às 15:05. A segunda corrida realiza-se às 14:40 de domingo.
A entrada é gratuita para crianças e jovens dos três aos dezasseis anos de idade. Para mais informações sobre os desfiles de clubes ou para compra de bilhetes podem consultar a página do evento em algarveclassicfestival.org.