Single Seaters Series encerra temporada com jornada promissora no Estoril

A temporada de 2025 da Single Seater Series chega ao fim no Autódromo do Estoril, integrada no Estoril Endurance Festival, reunindo a maior lista de inscritos dos últimos anos e prometendo um fim de semana entusiasmante, com corridas intensas e diversas histórias que se cruzam neste último capítulo do ano.

Para este último duelo da temporada, a categoria PT4R atinge um recorde de inscritos, com sete Tatuus FR2000 ex-Fórmula Renault 2.0 a alinharem para as duas últimas corridas do ano. Duarte Pires já tem o título assegurado, tanto da categoria como da Divisão A, reservada aos monolugares com asas, no entanto, mas tal não significa que irá levantar o pé, e o piloto da G-Tech quererá certamente fechar a época com novas vitórias sobretudo quando tem cada vez mais concorrência.

Entre os principais adversários surgem Fernando Mayer Gaspar e André Pardal, dois pilotos que já celebraram triunfos na disciplina, e que dividirão a condução de um Fórmula Renault 2.0 recém-chegado a Portugal igualmente preparado pela G-Tech. João Silva, com um carro idêntico, mas inscrito pela House Racing, junta-se naturalmente ao lote de candidatos mais fortes e deverá representar uma ameaça séria às ambições de Duarte Pires.

Rui Silva continuará a sua progressão ao volante do monolugar de construção italiana, enquanto Christopher Kirby-Higgs e Nuno Caetano chegam ao Estoril depois do seu primeiro contacto competitivo com os seus respectivos Tatuus na última ronda no Autódromo Internacional do Algarve, devendo agora apresentar uma evolução clara. A eles junta-se AdF, piloto com forte historial na competição e que regressa para este fecho de temporada.

Fora do pelotão dos Tatuus, a grelha ganha contornos ainda mais interessantes. Fernando Laranjo, com o Mygale PNC2001 (ex-Fórmula Novis by Ford), tentará extrair o máximo de um chassis exigente e muito diferente dos carros que faziam as grelhas de partida dos diversos campeonatos de Fórmula Renault 2000, sendo um dos pilotos que mais pode baralhar as previsões da grelha.

Carlos Tavares volta a apresentar-se ao volante do icónico Chevron B47, um chassis que transporta consigo todo o ADN da Fórmula 3 dos anos 1970. Trata-se de um dos carros mais admirados no paddock, tanto pela sua estética intemporal como pela competitividade que ainda revela quando guiado por um piloto experiente e conhecedor.

Na classe ZT, para os Fórmula Ford com motorizações Zetec, estão inscritos cinco concorrentes. Francisco Olho Azul e Vítor Sampaio trazem um Jamun M97 e um Vector MG01, respectivamente, dois Fórmula Ford conhecidos das pistas nacionais. Francisco Olho Azul chega sem pressão, já consagrado campeão da Divisão F, dedicada aos monolugares sem asas. Vítor Sampaio, por sua vez, reforça o seu estatuto de piloto com mais participações na história da Single Seater Series.

Carlos Gaspar regressa ao palco onde se estreou no automobilismo, com um Van Diemen RF04, um modelo com tradição na formação de pilotos. Tiago Neves volta a assumir posição com o Mygale SJ 99, máquina que lhe permitiu uma prestação inesquecível na última etapa em Portimão. Estes dois pilotos vão discutir a segunda posição da classe, com 17 pontos a separar os dois, quando ainda existem 53 pontos em disputa.

Destaque ainda para a estreia absoluta de Afonso Inácio, num Mygale SJ00 assistido pela Wild Motors, equipa do já vencedor Francisco Olho Azul.

A classe KT, destinada aos Fórmula Ford Kent, apresenta também várias novidades. António Camilo assinala o seu regresso à competição ao volante de um Van Diemen RF85, acrescentando ainda mais diversidade e tradição a esta grelha no final de época. A lista de inscritos fica completa com o belíssimo Merlyn MK17 de Tomaz Velez Grilo, um modelo de 1970 que encantou o público na sua última aparição na prova de Valência.

No ambiente festivo que caracteriza o Estoril Endurance Festival, onde se disputam os célebres 250 km do Estoril do Iberian Historic Endurance e a jornada decisiva do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade, a única competição de monolugares existente no país ganha um destaque especial. Mais do que um campeonato, a Single Seater Series serve aqui como uma verdadeira ligação ao passado recente das categorias de formação pré-Fórmula 1, lembrando a importância que estes carros tiveram – e continuam a ter – no panorama desportivo nacional.

O formato do fim-de-semana traz pequenas novidades: a qualificação será disputada na tarde de sexta-feira, enquanto as duas corridas de 15 minutos terão lugar no sábado, a primeira às 10:05 e a segunda às 14:40. 

Depois do jantar de celebração do campeonato, ainda no sábado, os monolugares regressarão ao asfalto do Estoril na segunda-feira, 1 de Dezembro, para a primeira sessão de testes privados rumo à preparação da temporada de 2026. Um fecho de época em grande, carregado de emoções, máquinas ao limite e pilotos decididos a deixar a última marca de 2025 no asfalto do Estoril.

Para quem deseje assistir ao final da Single Seater Series ao vivo, com toda a emoção correspondente, a entrada para a Bancada B é gratuita. Para quem pretenda aceder ao exclusivo mundo do paddock, os bilhetes diários têm o valor de 15 euros, enquanto o passe para todo o fim-de-semana custa 20 euros, estando já disponíveis em BOL.pt.