Rally Fim d’Ano começa à noite na Figueira da Foz

Na estrada de 26 a 28 de dezembro, a prova desenhada pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz terá uma única etapa disputada ao longo de três secções num total de 240 km, com 22 provas especiais cronometradas pelo sistema da Anube, havendo provas de regularidade absoluta, à figura ou hectometrica.

O Rallye Fim d'Ano Figueira da Foz foi apresentado com “joker” no Casino Figueira, mas quem vai ganhar o “jackpot” são as equipas participantes que vão ser obsequiadas com um programa de alta qualidade, privilegiando todas as freguesias da Praia da Claridade, sem deixar de “bordejar” os concelhos de Cantanhede, Soure e Montemor-o-Velho.

Com partida e chegada na Figueira da Foz, a competição desenhada pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF) em estreita colaboração com o Clube Automóvel do Centro e Câmara Municipal, o Rallye Fim d'Ano Figueira da Foz, versão 2025, já colocou a chave na ignição e iniciou a incursão fora da estrada e dos limites.

As equipas participantes esperam, naturalmente, um “jackpot” de emoções, as quais vão ter o privilégio de acelerar nos pisos de asfalto de um território cada vez mais apaixonado pelos desportos motorizados e dos ralis em particular. Neste contexto, o CAAFF produziu uma prova de regularidade, em estrada aberta e com velocidades médias nunca superiores a 50 km por hora, movendo os entusiastas para a derradeira competição do ano.

Trata-se de uma prova que já “mexe e remexe” a disputar ao volante de viaturas antigas, com a estrutura organizativa a adotar outro estilo de padrão, admitindo que estejam à partida viaturas de carácter desportivo, ou pré clássicos.

Desta forma, as viaturas fabricados entre 1 de janeiro de 1946 e 31 de dezembro de 1960 (categoria E), as viaturas fabricadas entre 1 janeiro e 31 de dezembro de 1970 (categoria F), viaturas fabricadas entre 1 de janeiro de 1971 e 31 dezembro de 1980 (categoria G), viaturas fabricadas entre 1 de janeiro de 1981 e 31 dezembro de 1994 (categoria H).

As viaturas das categorias A a D, em fabricadas até 31 de dezembro de 1945, serão integradas na categoria E. A organização permite ainda a inscrição de viaturas com carácter desportivo, ou pré-clássicos, com data de matrícula entre 1 de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 1999, as quais serão integradas numa categoria denominada X.

Marco Martin’s concebe emoções no Parque das Gaivotas

O piloto Marco Martin’s, sobejamente conhecido pelo espetáculo que proporciona e empolga o público, elevando a sua versatilidade desportiva, vai ser uma presença assídua durante a competição na Praia da Claridade. Na Figueira da Foz, o piloto de Porto de Mós, que gere os seus próprios protótipos, vai conceber emoções de suster a respiração, num espetáculos a não perder.

O piloto de Porto de Mós, considerado um “showman” por onde passa, terá à sua disposição o volante do protótipo inspirado no clássico Fiat 600, mas com a particularidade que o torna verdadeiramente especial, uma vez que usufrui de dois motores de moto. Trata-se do Fiat 600 Bimotor, uma criação customizada de Marco Martin's, resultado da sua paixão por inovação e performance no mundo automóvel, num espetáculo memorável a desenvolver no Parque das Gaivotas, na sexta-feira à noite, no dia 27, após a partida das viaturas para o início da primeira secção, bem como no sábado durante a amanhã e tarde.

Desafio diferenciado com início à noite

Abílio Gonçalves, elemento do CAAFF e principal obreiro do desenho do Rally Fim d’Ano, começou por referir que, «este ano, impusemos um desafio diferente, iniciando-o à noite, com início na Figueira da Foz, pelas 22h00, com regresso ao local de partida cerca das 1h00 da manhã».

«No sábado, dia 28 de dezembro, a competição reinicia-se às 10h00, estando a chegada prevista para as 12h30. Naturalmente que iremos ter alguns desafios diferentes, dado que estamos perante a festa da regularidade, com a particularidade de contarmos com pilotos que se iniciaram nas lides desportivas precisamente no Rally Fim d’Ano», destacou Abílio Gonçalves.

Refira-se que os pilotos também vão poder exibir os seus dotes em termos exibicionais no Parque das Gaivotas após a conclusão do Rally Fim d’Ano. Trata-se de uma prova complementar que serve, essencialmente, para demonstração, que não penaliza em termos classificativos.

Nuno Vicente, representante do Cube Automóvel do Centro, agradeceu «o convite para a realização do Rally Fim d’Ano», desejando, ao mesmo tempo, «que haja uma grande adesão de pilotos e, naturalmente, que corra de feição para todos os participantes, na máxima segurança e que a competição seja uma festa memorável».

Manuel Marques, presidente da Junta de Freguesia de S. Julião, sublinhou que irá «colaborar no que pudermos com o CAAFF, esperando que esta iniciativa, que decorre há já vários anos, não esmoreça e prossiga por muitos mais anos», esperando que «seja um grande sucesso e um ótimo êxito, porque se tiverem êxito, o concelho da Figueira da Foz e a Junta de Freguesia de S. Julião também terá».

Inscrições abertas até ao próximo dia 18 de dezembro

Por seu turno, António Castanheira, que lançou com precisão a apresentação do Rallye Fim d'Ano Figueira da Foz ao efetuar uma “viagem” ao passado do CAAFF, anunciou que já estão «inscritas três equipa espanholas, e um conjunto de pilotos que iniciaram a prática desportiva precisamente na Figueira ada Foz».

Luís Caldeira, presidente do CAAFF, afirmou que o Rally Fim d’Ano «envolve muita “mão-de-obra” e, na esmagadora maioria, é feita pelo voluntariado», confidenciando, contudo, que «existem três pessoas nesta sala – eu, o António Castanheira e o dr. Abílio Gonçalves – que têm o sonho de ver esta prova a fazer parte do Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica».

Ainda de acordo com o timoneiro do CAAFF, trata-se de uma legítima ambição, «não só pelos anos organizativos, mas pelo impacto que disfruta ao nível de equipas inscritas, em que temos mais participantes do que o próprio Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica, o que traduz na perfeição de obtermos a tão desejosa e merecida ambição, em fazermos o encerramento do campeonato do final do ano na Figueira da Foz».

As inscrições já se encontram abertas e podem ser efetuadas até ao próximo dia 18 de dezembro, ou mais cedo, quando for atingido o limite de 60 equipas, as quais podem ser efetuadas na sede social do Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz e através do portal da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).