300 km Algarve Sports Cars – O regresso dos tempos dourados

Com a realização da primeira edição dos inéditos “300 km Algarve Sports Cars”, o Algarve Classic Festival pretende prestar homenagem aos tempos áureos do automobilismo nacional e ultramarino do final dos anos 1960 e início da década de 1970, com uma corrida de resistência para protótipos e GT que marcaram gerações e que, ainda hoje, não deixam indiferente qualquer apaixonado pelo desporto motorizado.

Num fim-de-semana em que o rugido dos motores clássicos voltará a ecoar no imponente circuito de Portimão, a corrida “cabeça de cartaz” do programa promete espectáculo, rivalidade e muita nostalgia. Com uma duração de cento e vinte minutos, ou trezentos quilómetros, esta prova — que inclui paragens obrigatórias para reabastecimento e troca de pilotos — contará com alguns nomes bem conhecidos do panorama das corridas históricas, nacionais e estrangeiros, como Nigel Greensall, Oliver Bryant, Steve Brooks, John Sheldon ou Pedro Macedo Silva, que se apresentarão aos comandos de máquinas lendárias como Chevron, Lola, Lotus, McLaren e Porsche.

Na classe “H-1969”, reservada aos carros mais antigos, a emoção estará garantida com o Crosslé 9S de Bernard Foley e Lewis Dunlop, os Chevron B8 da família Mitchell e de Joel Hopwood/Nigel Greensall, e o Lotus 47 do português Manuel Ferrão — um automóvel de grande valor histórico, por ter sido originalmente um carro oficial e mais tarde utilizado pelo Team Palma. Estas pequenas grandes máquinas far-nos-ão recordar a era dourada dos protótipos leves, capazes de rivalizar com veículos bem mais potentes.

Mas não ficamos por aqui: Marc Devis apresentará o seu Lola T70 MK3B Spyder, um protótipo aberto concebido para as corridas Can-Am nos Estados Unidos e de Grupo 7 na Europa — filosofia semelhante à do McLaren M1B, com carroçaria em fibra de vidro e motor de 5725 cc, com o qual Richard McAlpine e Nigel Greensall tentarão alcançar a vitória. 

O Lotus 23B de Jeremy Welch e Doug Muirhead, mais pequeno, mas extremamente ágil, trará o charme britânico de 1963 à luta contra máquinas mais recentes — curiosamente preparado, na época, pelo pai de Jeremy, Denis Welch, que hoje dá o nome à equipa.

Na categoria “H-1972 under 2000", destinada a protótipos até dois litros, a luta promete ser igualmente intensa entre os Chevron B19 de John Emberson/James Bellinger e de Kyle Tilley/Oliver Bryant — dois carros praticamente gémeos, ambos com um palmarés notável em provas da especialidade. O Chevron B16 de John Sheldon (piloto com mais de uma dezena de participações nas 24 Horas de Le Mans) e Paul Cope surge como forte candidato, aliando leveza e agilidade, enquanto o Lola 290 de Steve Brooks poderá surpreender pela sua excelente velocidade em recta. 

Entre os “pesos pesados”, na “classe H-1972 over 2000”, alinham-se verdadeiros monstros da história das provas de resistência, onde se contam três Lola T70 MK3B, talvez o modelo mais marcante da marca fundada por Eric Broadley e naturalmente um dos favoritos do público, que na “montanha russa” algarvia serão conduzidos por David Kelly/Stephen Doyle, Bruno Pereira/Michel Speyer/Charlie Hyett e Pedro Macedo Silva/José Monroy.

A grelha de partida ficará ainda mais espectacular com um Ford GT40, símbolo absoluto desta era dourada da competição automóvel, tripulado por Olivier Muytjens e Brice Pineau. Os mesmos pilotos dividirão também o volante do seu Porsche 911 RS, outro ícone incontornável do período.

Com a qualificação marcada para a tarde de sexta-feira, a partida para a primeira edição dos “300 km Algarve Sports Cars” está agendada para as 16h50 de sábado, terminando já ao final do dia, prometendo duas horas de pura emoção, que nos irão remeter para a memória histórica sobre rodas das corridas de resistência em circuitos citadinos como Vila Real, Novo Redondo ou Moçâmedes, aos “modernos” autódromos de Luanda, Benguela ou Estoril, ou às visitas das South African Springbok Championship Series ao Autódromo de Lourenço Marques.

A todos os espectadores que desejam embarcar nesta viagem no tempo inesquecível, repleta de recordações e com uma sonoridade única, os bilhetes já estão disponíveis na MEO Blueticket e na bilheteira do circuito, com várias opções: o bilhete “Bancada Principal” dá acesso apenas à bancada correspondente; o bilhete “Paddock” permite entrar no Paddock e na Bancada Principal; e a modalidade “Torre VIP” oferece circulação entre a Torre VIP, o Paddock e a Bancada Principal.

A entrada é gratuita para crianças e jovens dos três aos dezasseis anos de idade. Para mais informações sobre os desfiles de clubes ou para compra de bilhetes podem consultar a pagina do evento em algarveclassicfestival.org