Segundas corridas no Estoril confirmaram espetáculo das competições ANPAC
O público presente no Autódromo do Estoril pôde assistir, na tarde de domingo, a mais um conjunto de corridas intensas dos Campeonatos de Portugal de Velocidade da ANPAC. Depois do arranque animado da manhã, a segunda parte do programa voltou a proporcionar espetáculo em pista, com os vencedores a subirem aos lugares mais altos do pódio nos Legends, Super Legends, Clássicos e Clássicos/Legends 1300.
CPV Legends: Duplo triunfo de Luís Liberal
Luís Liberal voltou a sair melhor na largada da segunda corrida, mantendo Paulo Lima no segundo posto, primeiro entre os L90. No particular desta categoria, João Novo era o segundo classificado, subindo ao quinto posto da geral por troca com Pedro Bartolomeu (Renault Spider), que liderava a classe Legends Trophy. Com um bom ritmo imposto, poucas voltas depois, Novo assumia o terceiro posto, colocando-se atrás do líder da L90 em pista, mas com muito terreno ainda por encurtar.
Ainda com mais de 10 minutos para o final da corrida, Pedro Bartolomeu parou nas boxes e deixou a liderança da categoria nas mãos de Hugo Lisboa (Renault Megane). Quem também teve de abandonar, mas parado em pista, foi João Miguel Ribeiro (Volkswagen Golf GTI), levando à amostragem de bandeiras amarelas.
Após uma corrida tranquila, Luís Liberal passou pela linha de meta e voltou a triunfar no CPV Legends, tanto à geral como na categoria L99. Quem o acompanhou no pódio da classe foi Daniel Moreira e Tiago Ribeiro, que foi o melhor da Taça Legends 2000. Na L90, foi Paulo Lima o vencedor – segundo classificado na geral -, seguido de João Novo e Marco Silva.
Hugo Lisboa saiu triunfante na classe Legends Trophy, seguido de Luís Império (BMW E30 320is) e Pedro Bartolomeu. Na taça Legends 1600 foi Miguel Matias (Citroën Saxo Cup) quem levou a melhor.
CPV Super Legends: Corrida 2 contribuiu para um domingo cheio de ação
A segunda corrida do dia do CPV Super Legends começou com Francisco Gonçalves a liderar de novo o pelotão, à semelhança da corrida 1. No entanto, logo nos instantes iniciais, a paragem de um concorrente em pista na volta de abertura, obrigou à entrada do Safety Car, período que durou algumas voltas. Com cerca de 20 minutos para o final da prova, os pilotos tiveram autorização a acelerar, fugindo o piloto do Lotus Elan ao restante grupo.
António Duarte (Renault Clio 2 Cup), que estava na liderança da classe Super Trophy e na luta com o BMW E36 320I de Bernardo Almeida (classe Super Extra), teve uma pequena saída de pista na curva 2, seguindo-se um pião. O azar do piloto do carro francês não ficou por aqui, porque pouco depois, ficou parado em pista, abandonando a corrida.
Com muitas lutas pelas posições, assistimos a mais alguns abandonos devido a avarias nos carros e foram impostos ‘Drive Through’ por excesso de limites de pista, um deles a Luís Delgado (Honda Type R), que liderava a Super Trophy naquele instante.
Com o final da corrida, Francisco Gonçalves terminou a prova com mais de 31 segundos de vantagem para Bernardo Almeida na categoria Super Extra, com João Vieira (BMW E36 320i) a fechar o pódio desta classe.
Em Super Turismo venceu Eduardo Machado (Honda Type R), secundado por Nuno Figueiredo (Honda Type R) e Bernardo Kolbe (Renault Clio RS). Já na Super Trophy, e com a penalização imposta a Luís Delgado, que passou para terceiro classificado, foi Luís Mendes (Honda Type R) quem herdou a vitória, com João Ventura em segundo.
CPV Clássicos: Vitória clara de Macedo Silva, mas muita luta atrás
Os Clássicos nunca desapontam e na segunda prova do dia no Estoril, voltaram a comprovar que quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade, com os pilotos destas ferozes máquinas a repetirem o espetáculo que assistimos durante a manhã.
João Macedo Silva (Porsche 911 RSR) voltou a largar na frente do pelotão, levando atrás de si Rui Costa (Ford Escort MK1) e Bruno Santos (Porsche 911 RSR), todos na luta pelo triunfo entre os Históricos 75. João Novo e João Cruz repetiam o duelo protagonizado na manhã, com uma batalha pela vitória no Grupo 5. No entanto, ainda a meio da segunda volta, a direção de corrida suspendeu a prova sob bandeiras vermelhas, com os carros a pararem na reta da meta e a organizarem-se para nova largada.
Nesse momento, Bruno Santos perdeu contacto com os pilotos da frente, enquanto João Novo assumiu destaque ao alcançar o segundo posto da classificação geral – primeiro do Grupo 5 – e a pressionar o Porsche 911 RSR de Macedo Silva. Bruno Santos recuperou uma posição e ficou atrás de Rui Costa, no quarto lugar da geral, ainda com alguma distância entre os dois.
João Macedo Silva começou a impor o seu fortíssimo Porsche, com os dois Ford a lutarem duramente entre si, apesar de categorias diferentes. Rui Costa deixou João Novo para trás, reassumindo o segundo posto da classificação geral, galgando alguns metros de terreno entre o seu Escort RS 1800 e o Escort MK1.
João Novo foi perdendo terreno para Rui Costa e João Macedo Silva, chegando a meio da prova a ser ultrapassado por Bruno Santos, baixando para quarto lugar da geral, mas mantendo a liderança do Grupo 5, uma vez que João Cruz estava ainda a cerca de 10 segundos atrás do piloto do Escort amarelo.
Macedo Silva tinha a corrida dominada, com Rui Costa e Bruno Santos ainda longe do Porsche. João Novo, que se via muitas vezes de lado nas saídas das curvas, voltou a perder uma posição na classificação, talvez limitado pelo desgaste dos pneus. Por isso mesmo, João Cruz ficou mais próximo do seu adversário, com Novo a defender-se muito bem. Ainda assim, Cruz passou para a frente da classificação do Grupo 5, com Novo a cair para segundo e Carlos Fernandes (Maxda RX2 Capella) no terceiro lugar, sétimo da classificação geral.
No final da segunda corrida do dia do CPV Clássicos, João Macedo Silva viu a bandeira de xadrez em nova vitória inequívoca, seguido por Rui Costa e Bruno Santos entre os H75, enquanto João Cruz batalhou muito para alcançar a liderança do Grupo 5, com João Novo e Carlos Fernandes a subirem ao pódio desta classe. Filipe Nogueira (Lotus Elan) foi o nono classificado à geral, primeiro entre os H71 e Miguel Sardo (Porsche 924) bateu Pedro Bethencourt (Chevrolet Corvette), pela primazia nos H81.
CPV Clássicos e Legends 1300: Citroën AX Sport de Paulo Mendes impôs-se aos Datsun
O Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos e Legends 1300 voltou a confirmar porque é o pelotão mais numeroso e animado dos campeonatos da ANPAC. No Estoril, a corrida ficou marcada por inúmeras trocas de posição, incidentes que levaram à entrada do Safety Car e batalhas intensas em todas as categorias, culminando no triunfo de Paulo Mendes (Citroën AX Sport), que juntou a vitória à geral ao primeiro lugar entre os Legends 1300.
Nuno Soares (Datsun 1200) passou melhor pela curva 1 após a largada e por isso assumiu a liderança do pelotão, com Pedro Barbosa (Datsun 1200) a perder o segundo posto para Paulo Mendes (Citroën AX Sport) até meio da primeira volta, reassumindo essa posição nessa altura. As trocas posicionais não se ficaram pela frente do pelotão, com muitas batalhas entre os Citroën C1, que levaram, inclusivamente, à entrada do Safety Car para possibilitar a retirada de uma destas viaturas.
Com o pelotão reagrupado, a luta pela vitória à geral discutia-se entre dois concorrentes da categoria Clássicos, seguidos por Paulo Mendes, Duarte Trindade (Peugeot 106 XSI) e João Arantes (Toyota Starlet 1.3S), os três de Legends 1300. João Braga (Datsun 1200), que ocupava o sexto posto da geral, terceiro entre os Clássicos, ultrapassou Arantes por breves momentos, perdendo essa oportunidade metros à frente.
Na discussão pelo primeiro lugar da Stock Cup, Frederico Formiga (Honda Jazz), Frederico Castro (Rover 25) e Filipe Monteiro (Opel Corsa) seguiam juntos, apenas com Carlos Cruz, da classe Clássicos, a intrometer-se nesta luta. Também na City, a discussão era entre Jorge Passanha e Afonso Inácio, que rodavam juntos um ao outro.
Imiscuindo-se na luta entre os concorrentes da classe Clássicos, Paulo Mendes levou o seu Citroën AX Sport ao segundo posto da geral, depois de ultrapassar Pedro Barbosa, mas com o líder da classificação por perto. Ao mesmo tempo, Carlos Cruz voltou a subir na classificação, depois de largar do fundo do pelotão, passando a ser o sexto classificado da geral, terceiro entre os Clássicos.
Quando os primeiros classificados ultrapassavam alguns pilotos mais atrasados, Paulo Mendes aproveitou para subir para a liderança do pelotão, deixando Nuno Soares e Pedro Barbosa a lutarem entre ambos pelo segundo lugar da geral. Daniel Gouveia (Fiat Punto 85S) liderava o Desafio ANPAC com margem para os seus perseguidores, Nuno Pinheiro e António Costa, ambos aos comandos do mesmo carro italiano.
A menos de três minutos do final da corrida, existiam muitas dúvidas entre todo o pelotão, naquele que é o maior grupo de pilotos presentes no Estoril nos campeonatos promovidos pela ANPAC. A maior era quem iria vencer a corrida à geral, apesar de Paulo Mendes ter algum terreno ganho aos dois Datsun 1200, fruto da luta entre Nuno Soares e Pedro Barbosa.
A corrida foi terminada mais cedo, devido a um carro parado em pista. Quando a corrida foi interrompida, Paulo Mendes era líder e, por isso, juntou a vitória na classe Legends 1300 ao triunfo à geral, seguido de Nuno Soares, que foi o melhor entre os Clássicos, e Pedro Barbosa. João Arantes alcançou o quarto posto da classificação geral, segundo da classe Legends 1300 e com Duarte Trindade no lugar mais baixo do pódio desta categoria. Carlos Cruz acompanhou Soares e Barbosa nos três primeiros dos Clássicos.
Com muita luta à mistura, Frederico Formiga conseguiu alcançar a vitória na Stock Cup, mantendo Filipe Monteiro e Frederico Castro atrás de si. Já no Desafio ANPAC, Daniel Gouveia somou o segundo triunfo nesta jornada, com Nuno Pinheiro e António Costa no segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Afonso Inácio levou a melhor na categoria City, acompanhado por Jorge Passanha e Luís Alcino no pódio final deste domingo. Destaque, ainda, para Veloso Amaral (Datsun 1000), classificado na Taça 1000.
Os Campeonatos de Portugal de Velocidade organizados pela ANPAC encerrarão a sua temporada nos próximos dias 21 e 22 de novembro.