A emoção do WRC regressa a Portugal na próxima semana
A uma semana do país voltar a ser o palco de um dos eventos mais prestigiados do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), a expectativa para o Vodafone Rally de Portugal 2025 é enorme! Centenas de milhares de espetadores preparam-se para testemunhar o espetáculo único que só o WRC consegue proporcionar.
Entre os dias 15 e 18 de maio, o Vodafone Rally de Portugal, quinta prova do calendário do WRC, vai trazer ao nosso país os melhores pilotos do mundo e os mais competitivos e espetaculares carros de estrada. Com organização do Automóvel Club de Portugal (ACP), o maior evento desportivo organizado em solo nacional vai percorrer as regiões Centro e Norte, atravessando os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Amarante, Arganil, Cabeceiras de Basto, Coimbra, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Lousada, Matosinhos, Mortágua, Paredes, Sever do Vouga e Vieira do Minho.
Quatro dias de ação e emoção
O rali deste ano está dividido em três etapas e vai contar com 24 provas especiais de classificação, num total de 344,5 km cronometrados. São percursos em terra, conhecidos pela sua dureza e exigência que, por tradição, constituem enorme desafio para pilotos e máquinas.
O Vodafone Rally de Portugal começa quinta-feira, dia 15, com o Shakedown no circuito de Baltar, durante a manhã. A cerimónia de partida realiza-se em Coimbra, e a parte competitiva começa com uma Super Especial (a única percorrida em pisos de asfalto), no centro da Figueira da Foz, ao fim da tarde.
Na sexta-feira, dia 16, os pilotos vão disputar 10 classificativas, num total de 146,5 km. Vai ser o dia mais longo do rali, com uma dupla passagem pelas fantásticas classificativas da Lousã, Góis e Arganil, a que se junta Mortágua. Ainda nesse dia, há a estreia do troço Águeda/Sever do Vouga e o regresso de Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha, que tinha sido utilizado nos anos 90.
A segunda etapa disputa-se no sábado, dia 17, tem sete especiais e 122,7 km disputados ao cronómetro. Compreende o regresso de Vieira do Minho, a dupla passagem por Cabeceiras de Basto e Amarante, terminando com a Super Especial no renovado Eurocircuito de Lousada.
O rali termina, no domingo, dia 18, com a dupla passagem pelas classificativas de Paredes, Felgueiras e Fafe, num total de 72,1 km. A Power Stage, que atribui pontos extra aos cinco pilotos mais rápidos, está reservada à segunda passagem por Fafe. Um final de festa espetacular, com o famoso salto da Pedra Sentada, a garantir um final épico e emocionante.
Os melhores pilotos e carros do mundo em ação
A lista de inscritos deste ano é a maior e melhor da época do WRC, com 95 equipas, incluindo 12 carros da categoria Rally1 e 56 da Rally2.
A Toyota, atual campeã mundial, alinha com quatro GR Yaris Rally1 com as cores oficiais, pilotados por Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Apenas os três primeiros pontuarão para o campeonato de construtores, mas o line-up da Gazoo Racing é de luxo, com o octocampeão Ogier, o bicampeão Rovanperä e o atual líder do mundial de pilotos, Evans, prontos para brilhar. Além disso, o jovem talento Sami Pajari, campeão do WRC2 em 2024, também estará em ação, com um GR Yaris Rally1 da equipa Toyota Gazoo Racing WRT2.
A Hyundai Motorsport também promete espetáculo, com três i20 N Rally1 destinados ao campeão do mundo em título, Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux. Este trio de elite vai lutar para manter a marca na disputa pelo campeonato de construtores.
Já a equipa M-Sport Ford apresenta uma formação reforçada para enfrentar o desafio português. Para além dos habituais pilotos oficiais Grégoire Munster e Josh McErlean, vão competir com os Ford Puma Rally1, o letão Martinš Sesks e o português Diogo Salvi, que se estreia ao volante de um carro da principal categoria do WRC. A presença de Salvi torna esta edição ainda mais especial, uma vez que é a primeira vez, desde 2012, que um piloto português compete com um Rally1.
56 carros Rally2 também prometem espetáculo
O WRC2 também vem com um elenco de luxo este ano, elevando a competitividade da prova. Com 56 equipas inscritas em carros Rally2, a luta pelos lugares cimeiros promete ser emocionante, com nomes como Oliver Solberg (Toyota GR Yaris), Gus Greensmith (Skoda Fabia RS), Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris), Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS), Jan Solans (Toyota GR Yaris) e os irmãos Yohan e Léo Rossel (Citroën C3) entre os favoritos.
As contas do Campeonato de Portugal de Ralis também em jogo
Entre os pilotos a acompanhar de perto estão os ex-WRC, Kris Meeke (Toyota GR Yaris) e Dani Sordo (Hyundai i20 N), que este ano disputam o Campeonato de Portugal com carros da categoria Rally2. Ao lado deles, os pilotos portugueses Armindo Araújo (Skoda Fabia RS), Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris), José Pedro Fontes (Citroën C3), Pedro Meireles (Skoda Fabia RS), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS) e Gonçalo Henriques (Hyundai i20N) vão lutar por pontos e tentar mostrar o seu valor frente aos melhores do mundo.
Novidades da temporada 2025
Este ano, o WRC aboliu o sistema híbrido, passando os carros da categoria Rally1 a contar apenas com o motor 1.6 turbo (380 cv), tornando-os mais leves e ágeis, apesar de menos potentes. Além disso, a marca Hankook estreia-se como novo fornecedor de pneus para os carros Rally1.
Contagem decrescente para o espetáculo!
Falta precisamente uma semana para o arranque do Vodafone Rally de Portugal 2025. Prepare-se para viver toda a emoção desta prova única, que promete quatro dias de adrenalina, competição e festa no Centro e Norte de Portugal.