Single Seater Series encerrou em alta no Autódromo do Estoril

A Single Seater Series despediu-se da temporada de 2025 no fim-de-semana do Estoril Endurance Festival, no Autódromo do Estoril, com um recorde de inscritos e muita animação dentro e fora de pista.

Num evento com um formato ligeiramente diferente, Fernando Gaspar, autor da pole position em Tatuus FR2000 (ex-Fórmula Renault 2.0), deixou-se surpreender por Fernando Laranjo, que liderou os momentos iniciais com o seu Mygale PNC2001 (ex-Fórmula Novis by Ford). Mais atrás, os pilotos da segunda fila, Christopher Kirby-Higgs e Rui Silva, partiram mal, o que compactou o pelotão à chegada à primeira curva, originando alguma confusão. Com isto, Duarte Pires, que havia partido da última fila, ascendeu rapidamente aos lugares cimeiros, com o seu Tatuus FR2000.

Num dia que não seria feliz para dois dos principais protagonistas do campeonato, João Silva acabou por não alinhar nas corridas devido a um infortúnio na qualificação. Já Duarte Pires, que tinha o título assegurado, tanto da categoria como da Divisão A, reservada aos monolugares com asas, viria a abandonar devido a um motor partido.

 

Apesar de ter sido surpreendido no arranque, Fernando Gaspar suplantou Fernando Laranjo e acelerou rumo à vitória, cruzando a linha de meta na primeira posição. Fernando Laranjo foi um justo segundo classificado, dando indicações de que no futuro poderá ser um candidato aos triunfos.

Gerindo bem a sua corrida, Rui Silva recuperou até à terceira posição, ao passo que Christopher Kirby-Higgs, ainda em fase de adaptação ao seu Tatuus FR2000, protagonizou uma recuperação que o levou ao quarto lugar. Carlos Tavares foi o vencedor da classe CW, assinando um sólido quinto posto na geral.

Francisco Olho-Azul, virtual vencedor da Divisão F, dedicada aos monolugares sem asas, voltou a vencer esta temporada, mas desta feita teve oposição mais forte de Tiago Neves, Vítor Sampaio e Carlos Gaspar, que terminaram a prova bastante juntos.
AdF, no seu regresso à competição, acumulou quilómetros sem problemas no seu Tatuus FR2000, e Tomás Velez Grilo venceu entre os concorrentes da classe KT, ao volante do seu magnífico Merlyn MK17.

Os estreantes António Camilo e Afonso Inácio não tiveram sorte, sendo obrigados a desistir por problemas mecânicos. Nuno Caetano foi igualmente infeliz, não chegando sequer a alinhar na partida.
No segundo confronto do dia, Fernando Gaspar voltou a não dar hipóteses aos seus adversários. A última corrida da época foi a menos movimentada no que respeita aos carros da Divisão A. Fernando Gaspar e Fernando Laranjo cedo se destacaram do restante pelotão, vencendo nas classes PT4R e HTG, respectivamente, e vendo a bandeira de xadrez por esta ordem.
Rui Silva manteve a toada e confirmou um excelente final de época com mais um terceiro lugar, que o levou ao segundo posto na classificação final da classe PT4R.


Christopher Kirby-Higgs fez uma prova regular que o colocou no quarto lugar, subindo ao pódio da PT4R, à frente de Carlos Tavares, vencedor da classe CW.


Francisco Olho-Azul voltou a não dar hipóteses aos seus adversários da Divisão F, com o seu Jamun M97, deixando o interesse da corrida centrado na luta entre Tiago Neves e o jovem Afonso Inácio, com este último a garantir o lugar intermédio do pódio. Para o piloto do Mygale SJ99, no entanto, o terceiro posto servia perfeitamente os seus intentos de terminar a época na segunda posição da divisão.
 

Nuno Caetano conseguiu finalmente colocar o seu Tatuus FR2000 em pista na segunda corrida e, apesar de o carro ainda não estar a cem por cento, alcançou o sétimo lugar absoluto depois de partir das boxes.
Carlos Gaspar foi um tranquilo quarto classificado na Divisão F, até porque Vítor Sampaio abandonou a prova no início devido a um problema no selector da caixa de velocidades, seguindo-se-lhe AdF e o vencedor da classe KT, António Camilo. Velez Grilo terminou ainda classificado, apesar de um toque na penúltima volta.
 

Com o entusiasmo crescente em redor da única competição de monolugares em Portugal, a temporada de 2026 arrancou logo esta segunda-feira, com várias equipas e pilotos a aproveitarem para testar no Autódromo do Estoril.
 

A Single Seater Series apresentará brevemente o seu calendário de 2026, assim como algumas linhas mestras relativas à próxima época.