Armando Carvalho é o primeiro líder do Rali de Cantanhede

O piloto de Vila Nova de Poiares, navegado por Ana Santos, conduziu o Mitsubishi Lancer Evo IX ao topo da classificação no primeiro dia do Rali de Cantanhede Marquês de Marialva.

Os seus mais diretos adversários na luta pelo título, António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, ficaram a 28,8 segundos de diferença.

Armando Carvalho concluiu o primeiro de dois dias na prova desenhada pelo Clube Automóvel do Centro na liderança, com o tempo total de 18m52,0s. Navegado superiormente por Ana Santos, o poiarense, que está a somente um ponto de sair de Cantanhede com o título do Campeonato Centro de Ralis, terminou este sábado a sorrir porque os seus principais rivais na luta pelo ceptro, António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, em Peugeot 208 T16, no segundo posto, a 28,8 segundos da liderança.

A dupla de irmão proveniente de Leiria, mais rápida entre as viaturas de Duas Rodas Motrizes (2RM), acabou o dia na quarta posição, atrás de Fernando Teotónio/Luís Morgadinho (Mitsubishi Lancer Evo IX) e Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5), a 13,7s e a 25,5 dos líderes, respetivamente, mas não pontuam para o campeonato, apresentando-se na prova extra.

Armando Carvalho e Ana Santos levaram de vencida as duas incursões pela especial Murtede-Rota da Vinha e do Vinho, cabendo a Carlos Matos e Ricardo Faria superiorizar-se na super-especial noturna de Cantanhede, com António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro no segundo lugar em ambas as passagens.

Fernando Teotónio e Luís Morgadinho foram sempre os terceiros mais rápidos pela dupla passagem pela super-especial, enquanto os líderes do Rali de Cantanhede Marquês de Marialva foram quinto (primeira passagem) e quarto (na segunda), mas mantendo-se no comando da prova.

De referir a excelente prestação do jovem de Castelo Branco, Guilherme Nunes. Ao volante de um Peugeot 208 VTI (R2B), o piloto albicastrense, navegado por Vítor Hugo, de Cantanhede, terminou o dia de sábado na quinta posição – segundos nas 2RM –, a 52,6 segundos dos comandantes.

Para amanhã, domingo, ficam reservadas as três passagens pelas especiais de Tocha-Rota Gandareza (8,74 km – 10h53, 12h13 e 14h34) e Olhos de Fervença – Rota da Água (9,36 km – 11h21, 12h41 e 15h11), com a prova a terminar no local de partida (16h01)