Algarve Classic Festival chegou ao fim em grande festa

Depois de doze corridas vibrantes no Autódromo Internacional do Algarve, a edição de 2025 do Algarve Classic Festival chegou ao fim, resguardando no ar a memória dos motores e a sensação de um sucesso pleno. Foram dias de emoção, nostalgia e celebração da velocidade, em que pilotos e máquinas de outros tempos voltaram a acelerar num dos mais aclamados circuito de nível mundial.

O dia iniciou-se com a primeira corrida de 40 minutos do Group 1 Portugal, em que Bruno Lima (Ford Escort RS200) celebrou um triunfo confortável, terminando à frente de André Pimenta e Rui Azevedo (Ford Escort) e dos ingleses Ryck Turner e Bill Solis (Mini 1275 GT).

Seguiu-se a corrida de duas horas da GT & Sports Car Cup, competição de matriz britânica que reúne Protótipos Pré-1963 e GTs Pré-1966, participantes nas provas do Campeonato do Mundo da época, além dos carros de Turismo Pré-1966. Numa disputa emocionante até à última volta, os neerlandeses Chris Chiles Snr, Chris Chiles Jr e Bas Jansen (AC Cobra 289) superaram por menos de um segundo os pole-position Kan Tilley, Kyle Tilley e Oliver Bryant (Lotus 15). Os portugueses João Macedo Silva e José Monroy (AC Cobra 289) voltaram a subir ao pódio neste fim-de-semana, ao terminarem no terceiro posto.

A manhã encerrou com mais uma excelente corrida da Carrera 80, apenas decidida no cair do pano. Rob Cull (Ford Escort), vencedor no sábado, dominou a primeira metade da prova, conseguindo uma vantagem confortável sobre o segundo classificado. Contudo, após as passagens pelas boxes e o cumprimento dos handicaps, Miguel Garcia (BMW 635 CSI) assumiu a liderança. Porém, na entrada para a última volta, o inglês conseguiu alcançá-lo e ultrapassá-lo na recta da meta. Pedro Poças (Porsche 944) completou o pódio na terceira posição.

Após a merecida pausa para almoço, durante a qual vários clubes de automóveis clássicos aproveitaram para desfilar as suas elegantes máquinas na “montanha-russa” de Portimão, o recinto voltou a fervilhar com mais três corridas.

A Single Seater Series, única competição reservada a monolugares, foi a primeira a entrar em pista na parte da tarde. Segundo classificado no sábado, Duarte Pires (Tatuus FR2000) venceu a corrida, tirando partido do pião de João Silva (Tatuus FR2000), vencedor da véspera, que se atrasou e terminou na segunda posição. Com o abandono precoce de Nuno Caetano (Tatuus FR2000), forçado a sair de pista para evitar um toque com João Silva, Fernando Laranjo (Mygale PNC2001) assegurou o terceiro lugar.

A corrida final do Iberian Historic Endurance 2 trouxe um vencedor surpresa: o francês Jean-Jacques Renaut (Porsche 911 2.8 RS), seguido dos vencedores de sábado, os portugueses Filipe Jesus e Bruno Duarte (Porsche 911 3.0 RS), com o inglês Robin Ellis a completar o pódio.

O programa encerrou com a segunda corrida de 40 minutos do Group 1 Portugal, onde os dois primeiros classificados da manhã inverteram posições: a vitória coube a André Pimenta e Rui Azevedo (Ford Escort), seguidos por Bruno Lima (Ford Escort RS200) e Rui Ribeiro (Ford Escort RS200), que completou o pódio.

Já no dia anterior tinham decorrido outras seis corridas, com destaque para a primeira edição dos 300 km Algarve Sports Cars, destinada a Protótipos construídos entre 1963 e 1972 e GTs fabricados entre 1966 e 1980, que foi vencida pelos britânicos John Emberson e James Bellinger, ao volante de um Chevron B19.

O Algarve Classic Festival regressará no próximo ano, em data ainda a anunciar.