Algarve Classic Festival consagra Duarte Pires e Francisco Olho-Azul na Single Seater Series

O pelotão da Single Seater Series proporcionou duas boas corridas no programa da grande festa do Algarve Classic Festival. O fim-de-semana do  Autódromo Internacional do Algarve saldou-se por quatro vencedores distintos - tanto entre os monolugares com asas como entre os sem asas - e atribuiu dois títulos da temporada de 2025: Duarte Pires (Divisão A) e Francisco Olho-Azul (Divisão F).

Na manhã de sábado, e após uma sessão de qualificação de cortar a respiração, num duelo entre Tatuus FR2000, o monolugar que durante uma década deu corpo à Eurocup Fórmula Renault 2.0, João Silva superou por meros 0,054 segundos o rival Duarte Pires na luta pela pole position. Nuno Caetano, na sua estreia na competição e igualmente ao volante de um Tatuus FR2000, registou o terceiro tempo, tendo ao seu lado na grelha Rui Silva, em carro idêntico. A terceira linha foi ocupada pelo Mygale PNC 2001 de Fernando Laranjo e pelo Chevron B47 de Carlos Tavares, enquanto na quarta se encontrava o melhor dos monolugares sem asas, conduzido pelo favorito Francisco Olho-Azul.

Na primeira corrida, disputada na tarde de sábado, Duarte Pires arrancou melhor e, nas voltas iniciais, parecia ter a corrida sob controlo, ainda que com uma vantagem reduzida. À sexta volta, João Silva lançou o ataque decisivo e assumiu a liderança por escassa margem, com Duarte Pires a não ceder na perseguição. Contudo, a entrada do Safety-Car viria a neutralizar esta intensa luta, terminando a prova atrás do carro de segurança.

O terceiro lugar coube a Nuno Caetano, que realizou uma excelente estreia, mantendo-se sempre próximo dos líderes apesar de um contratempo com o seu capacete. Fernando Laranjo completou uma grande exibição, vencendo a classe HTG e alcançando o quarto posto da geral, à frente de Rui Silva e de Carlos Tavares, vencedor da classe CW.

Francisco Olho-Azul liderou firmemente na Divisão F até que um problema de motor o forçou ao abandono. Tiago Neves aproveitou a oportunidade para conquistar o seu primeiro triunfo na disciplina, cortando a meta seguido por outro estreante na categoria, Carlos Gaspar.

Chris Higgs, após uma saída de pista nos instantes iniciais, recuperou de forma notável para terminar em sétimo na sua estreia ao volante de um Tatuus FR2000. Dalmo Vasconcelos acabaria por vencer na classe KT, apesar dos problemas de embraiagem que o obrigaram a partir das boxes. 

Na segunda corrida, disputada no início da tarde de domingo, Duarte Pires voltou a arrancar melhor que os seus adversários e dominou a prova do princípio ao fim. Um pião de João Silva, no início a segunda volta, provocou inadvertidamente o abandono de Nuno Caetano, que também fez um pião para evitar um acidente, quando ambos seguiam na perseguição ao líder. Apesar do incidente, o piloto da House Racing conseguiu prosseguir e terminou na segunda posição.

Com este resultado, Duarte Pires, ao somar o seu quinto triunfo da temporada, sagrou-se antecipadamente vencedor da Divisão A.

Fernando Laranjo voltou a brilhar, conquistando o terceiro lugar absoluto e nova vitória na classe HTG, demonstrando crescente adaptação ao seu Mygale ex-Formula Novis by Ford.

O interesse da corrida centrou-se ainda no duelo entre Chris Higgs e Rui Silva, com o piloto britânico - na sua primeira participação com este Fórmula Renault 2.0 - a levar a melhor nas voltas finais, subindo ao pódio na classe PT4R. Ao volante do seu Fórmula 3 do final dos anos 1970s, Carlos Tavares voltou a vencer na classe CW.

Já consagrado vencedor da Divisão F, Francisco Olho-Azul somou a sua sétima vitória da temporada, triunfando na classe ZT e superando Tiago Neves e Carlos Gaspar, que adiaram para a última prova do ano a decisão do segundo lugar da classe.

Dalmo Vasconcelos não teve a mesma sorte, sendo forçado ao abandono logo na partida devido a persistentes problemas de embraiagem.

Com quatro provas já disputadas no calendário de 2025, a derradeira jornada da temporada está marcada para o fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro, no programa do Estoril Endurance Festival, no Autódromo do Estoril — uma prova que se antevê como a mais concorrida e aguardada do ano.

O pelotão da Single Seater Series proporcionou duas boas corridas no programa da grande festa do Algarve Classic Festival. O fim-de-semana do  Autódromo Internacional do Algarve saldou-se por quatro vencedores distintos - tanto entre os monolugares com asas como entre os sem asas - e atribuiu dois títulos da temporada de 2025: Duarte Pires (Divisão A) e Francisco Olho-Azul (Divisão F).

Na manhã de sábado, e após uma sessão de qualificação de cortar a respiração, num duelo entre Tatuus FR2000, o monolugar que durante uma década deu corpo à Eurocup Fórmula Renault 2.0, João Silva superou por meros 0,054 segundos o rival Duarte Pires na luta pela pole position. Nuno Caetano, na sua estreia na competição e igualmente ao volante de um Tatuus FR2000, registou o terceiro tempo, tendo ao seu lado na grelha Rui Silva, em carro idêntico. A terceira linha foi ocupada pelo Mygale PNC 2001 de Fernando Laranjo e pelo Chevron B47 de Carlos Tavares, enquanto na quarta se encontrava o melhor dos monolugares sem asas, conduzido pelo favorito Francisco Olho-Azul.

Na primeira corrida, disputada na tarde de sábado, Duarte Pires arrancou melhor e, nas voltas iniciais, parecia ter a corrida sob controlo, ainda que com uma vantagem reduzida. À sexta volta, João Silva lançou o ataque decisivo e assumiu a liderança por escassa margem, com Duarte Pires a não ceder na perseguição. Contudo, a entrada do Safety-Car viria a neutralizar esta intensa luta, terminando a prova atrás do carro de segurança.

O terceiro lugar coube a Nuno Caetano, que realizou uma excelente estreia, mantendo-se sempre próximo dos líderes apesar de um contratempo com o seu capacete. Fernando Laranjo completou uma grande exibição, vencendo a classe HTG e alcançando o quarto posto da geral, à frente de Rui Silva e de Carlos Tavares, vencedor da classe CW.

Francisco Olho-Azul liderou firmemente na Divisão F até que um problema de motor o forçou ao abandono. Tiago Neves aproveitou a oportunidade para conquistar o seu primeiro triunfo na disciplina, cortando a meta seguido por outro estreante na categoria, Carlos Gaspar.

Chris Higgs, após uma saída de pista nos instantes iniciais, recuperou de forma notável para terminar em sétimo na sua estreia ao volante de um Tatuus FR2000. Dalmo Vasconcelos acabaria por vencer na classe KT, apesar dos problemas de embraiagem que o obrigaram a partir das boxes.

Na segunda corrida, disputada no início da tarde de domingo, Duarte Pires voltou a arrancar melhor que os seus adversários e dominou a prova do princípio ao fim. Um pião de João Silva logo nas voltas iniciais provocou inadvertidamente o abandono de Nuno Caetano, quando ambos seguiam na perseguição ao líder. Apesar do incidente, o piloto da House Racing conseguiu prosseguir e terminou na segunda posição.

Com este resultado, Duarte Pires, ao somar o seu quinto triunfo da temporada, sagrou-se antecipadamente vencedor da Divisão A.

Fernando Laranjo voltou a brilhar, conquistando o terceiro lugar absoluto e nova vitória na classe HTG, demonstrando crescente adaptação ao seu Mygale ex-Formula Novis by Ford. 

O interesse da corrida centrou-se ainda no duelo entre Chris Higgs e Rui Silva, com o piloto britânico - na sua primeira participação com este Fórmula Renault 2.0 - a levar a melhor nas voltas finais, subindo ao pódio na classe PT4R. Ao volante do seu Fórmula 3 do final dos anos 1970s, Carlos Tavares voltou a vencer na classe CW.

Já consagrado vencedor da Divisão F, Francisco Olho-Azul somou a sua sétima vitória da temporada, triunfando na classe ZT e superando Tiago Neves e Carlos Gaspar, que adiaram para a última prova do ano a decisão do segundo lugar da classe.

Dalmo Vasconcelos não teve a mesma sorte, sendo forçado ao abandono logo na partida devido a persistentes problemas de embraiagem.

Com quatro provas já disputadas no calendário de 2025, a derradeira jornada da temporada está marcada para o fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro, no programa do Estoril Endurance Festival, no Autódromo do Estoril — uma prova que se antevê como a mais concorrida e aguardada do ano.