34ª Rampa da Arrábida: o duelo final

De 3 a 5 de outubro, Setúbal volta a acolher a Rampa da Arrábida, uma das provas mais emblemáticas do automobilismo nacional, que cumpre este ano a sua 34ª edição e encerra o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2025.

Organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal (CMS), a prova vai decidir os grandes títulos da época no exigente traçado de 3,5 quilómetros que liga o Outão à serra, com a Serra da Arrábida como cenário de fundo e milhares de adeptos esperados na estrada e online, através de uma cobertura em livestreaming sem precedentes, com mais de 10 horas de emissão, nove câmaras fixas e dois drones.

O programa arranca já na sexta-feira, dia 3, com as verificações técnicas e a exposição de viaturas no Largo José Afonso, seguida da partida simbólica e desfile pelas avenidas centrais de Setúbal. No sábado têm lugar os treinos e a primeira subida de prova, ficando reservadas para domingo as duas derradeiras subidas oficiais, decisivas para a consagração dos campeões.

No plano desportivo, a luta pelo domínio absoluto tem em José Correia (Osella PA30) o grande favorito depois do triunfo absoluto em Boticas, mas com a oposição séria de Nuno Caetano, em Osella PA21S EVO, cada vez mais competitivo. Carlos Gonçalves, em Osella PA21S, continua a evoluir, mas, não deverá ombrear com os dois adversários.

Já nos Protótipos B, a luta pelo título está ao rubro: Sérgio Nogueira, em SilverCar, comanda, mas sente a pressão de Nuno Guimarães, em SilverCar S2, que está a apenas quatro pontos, e de Afonso Santos, em BRC B49 Protótipo, a oito pontos do topo. Tomás Pinto, em BRC CM05 EVO, é sempre candidato à vitória e pode baralhar as contas, enquanto Hélder Silva, em SilverCar S3, traz para esta divisão a experiência e o estatuto de ser já pentacampeão absoluto.

Na categoria GT, o agora campeão José Rodrigues, em Porsche 997.2 GT3 Cup, quer fechar a época com chave de ouro, mas terá pela frente a forte oposição de Bernardo Garcia de Castro, em Porsche 991.2 GT3 Cup, que vem moralizado por duas vitórias consecutivas no Caramulo e em Boticas. Também Vítor Pascoal, em Porsche 991.2 GT3 Cup, procura a primeira vitória da temporada, enquanto Daniel Vilaça, em Porsche 997 GT3 Cup, e José Carlos Pouca Sorte, em Porsche 991.2 GT3 Cup, regressado à competição, completam uma grelha de luxo.

Nos Turismos, a emoção atinge o auge com o título em aberto e um duelo taco-a-taco: Pedro Alves, em Cupra Leon TCR, e Gonçalo Inácio, em Kia Ceed TCR, chegam empatados à Arrábida, prometendo uma luta eletrizante até ao último metro.

Juntam-se a eles Parcídio Summavielle, em Peugeot 208 Rally4, Beatriz Correia, em Cupra TCR, Guilherme Silva, em Peugeot 208 Rally4, e Eduardo Santos, em Renault Clio RS, todos prontos para animar a discussão.

Em Turismo 3, o título já pertence a Martim Pereira, em Peugeot 208 R2, mas a grelha é extensa e competitiva, com Aníbal Pinto, em Renault Clio, Diana Martins, em Peugeot 208 VTI R2, Carlos Ferreira, em Citroën Saxo, Paulo Oliveira, em Kia Picanto, Filipe Ferreira e Joel Reis, ambos em Honda Civic Type R, Nuno Madeira, em Caterham Seven 420 R, Carlos Silva, em Renault Clio RS, e Bruno Rodrigues, também em Honda Civic Type R, todos determinados em terminar a época em alta.

A Categoria Super Challenge traz igualmente motivos de grande interesse. Na Luís Nunes, em Skoda Fabia R5, já consagrado campeão, procura manter a invencibilidade perante José Lameiro, em Skoda Fabia MKIII, em clara progressão, e o estreante Jorge Arvana, em BMW 325 IX.

Na Divisão SC-B, antevê-se um duelo direto entre Luís Silva, em BMW E30 M3, e João Pires, em BMW E36 M3, embora Vera Sequeira, em Seat Leon TDI, e Rui Almeida, em VW Golf GTI, também possam intrometer-se. Na SC-C, o favoritismo recai sobre Bruno Carvalho, em Citroën Saxo, mas Vera Cardoso e Jorge Costela, também em Citroën Saxo, Pedro Neves, em Honda Civic SC, e Luís Fernandes, em Peugeot 106, querem aproveitar qualquer deslize. Já na SC-D, Bruno Gomes, em Fiat Punto 85 Sport, é apontado como principal favorito, com Luís Silva Jr., em Toyota Starlet, Rui Ralha, em Citroën AX, e Salvador Coelho, em Fiat Uno 45 S, prontos para discutir o pódio.

A Taça de Portugal de Kartcross de Montanha JC Group apresenta-se como um frente a frente de grande intensidade entre Nelson Rocha, em Semog Bravo Sport, e Bruno Oliveira, em Kamikase K3.

O Campeonato de Portugal Clássicos de Montanha JC Group encerra a temporada com Flávio Sainhas, em Ford Escort MKI, já coroado campeão e favorito natural, mas terá a oposição de Ricardo Pereira e Luís Moutinho, também em Ford Escort, de José Carlos Magalhães, em Toyota Starlet KP62, de Abílio Machado, em BMW 1602, e de Carlos Fava, em VW 1303.

No Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group, Filipe Macedo, em Citroën Saxo Cup, moralizado pela vitória em Boticas, parte como favorito, mas terá de enfrentar Miguel Gonçalves, em BMW E36 Coupé, Carlos Delgado, em Mercedes 190 2.3 16V, Gonçalo Janeira, em Citroën AX GTI, e Telmo Costa, em Citroën Saxo.

Já o Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group tem como grande atração o regresso da popular Eva Laranjeira, em Peugeot 205 Rallye, que corre em casa. A vitória, contudo, promete ser disputada entre os Datsun 1200 de Daniel Rolo, em versão Coupé, de regresso à competição, e do seu pai Aníbal Rolo, sem esquecer José Pedro Figueiredo, também em Datsun 1200, e Tiago Teixeira, em Peugeot 106 XSI.

Por fim, no FPAK Júnior Team, também aqui se decide o título. Nuno Guimarães, em Citroën C1, lidera com cinco vitórias em seis provas e cinco pontos de vantagem, mas André Brás, igualmente em Citroën C1, motivado pelo triunfo em Boticas, ainda sonha com a conquista. Carolina Martins, também em Citroën C1, quer fechar em alta a temporada, confirmando a evolução ao longo do ano.

Com títulos em aberto e um forte plantel em todas as categorias e campeonatos, a 34ª Rampa da Arrábida promete uma edição memorável, em que a beleza da serra se junta à paixão do automobilismo e à consagração dos campeões nacionais de montanha de 2025.