Ilha Branca receber Campeonato dos Açores de Ralis
O Campeonato dos Açores de Ralis de 2025 conhece mais uma etapa no próximo fim-de-semana com a realização do XV Rali Graciosa, prova que integra pela primeira vez o escalão principal dos ralis nos Açores.
Com um itinerário composto por nove provas especiais de classificação, disputadas em cinco troços, com duas passagens em cada, o Rali Graciosa, organizado pelo Terceira Automóvel Clube, começa com a disputa, já esta sexta-feira, 4 de julho, com duas passagens pela Super-Especial Santa Cruz da Graciosa, com extensão de 1,78 km, com início da primeira passagem marcada para as 19h00.
No sábado, disputam-se as restantes provas especiais, com o dia maior do rali a começar pelas 10h00, com a primeira passagem pelos 9,71 km de Ribeirinha/Limeira, e a terminar com a segunda passagem por Limeira/Feteira, com 9,42 km, que será palco da powerstage. Ao todo o rali tem um itinerário ao cronómetro que soma 65,78 km.
Desportivamente, o campeonato está a conhecer uma reviravolta, motivada pelo desfecho e resultado do I Rallye de Ponta Delgada. Recuando duas semanas, Rafael Botelho e Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4) venceram, à geral e nas duas rodas motrizes, a prova micaelense, passando agora a ocupar a liderança do campeonato absoluto, com mais oito pontos de o segundo classificado.
Luís Miguel Rego e José Janela (Skoda Fabia RS Rally2) abandonaram em São Miguel e, sem pontos nessa prova, trocaram de posição com os atuais líderes, ocupando agora a segunda posição da classificação absoluta do campeonato. Se é verdade que são os preferidos à vitória, a expetativa está em perceber se o Skoda está imaculado como esteve até ao Rali Ilha Azul.
A disputa pela terceira posição do campeonato absoluto está mais estável pois, também com o abandono de Gonçalo Rego/Pedro Castro em São Miguel, e sem pontos para acumular, Estevão Rodrigues/Nuno Cabral possuem distância confortável dos seus mais diretos adversários.
No XV Rali da Graciosa, e por entre os 40 concorrentes inscritos, destaque também para a presença do piloto local Cláudio Bettencourt, que se faz acompanhar por António Costa, em Peugeot 208 Rally 4 e que fará muito difícil, pela sua experiência, demonstrada em várias vitórias absolutas na prova, a vida aos homens da frente de ambos os campeonatos, o absoluto e o das duas rodas motrizes.
O Rali da Graciosa é por estes dias o motivo para que a ilha possua todo o setor de serviços de turismo com capacidade esgotada, seja na deslocação aérea, na estadia e na deslocação terrestre, com a restauração a registar, também, um volume acrescido de atividade.