Rally de Cantanhede… ao mais alto nível

Perante uma sala cheia de entusiamo, o Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva foram hoje ativados os motores das viaturas que vão ecoar nas estradas asfaltadas do concelho no próximo sábado e domingo (15 e 16 de novembro). Trata-se da terceira edição da competição promovida pelo Clube Automóvel do Centro pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, Campeonato Centro de Ralis de Duas Rodas Motrizes (2RM) e Taça dos Campeões de Ralis Regionais – Claudino Romeiro.

O Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva 2025 apresenta uma excelente lista de inscritos, com pelo menos 43 equipas, um número que dignifica fortemente as ambições do Município de Cantanhede e Clube Automóvel do Centro, elevando ainda mais a importância de uma prova que já ganhou raízes no território cantanhedense.

São inúmeros os protagonistas que estão inscritos na prova, a qual é constituída por 10 especiais de classificação, duas etapas, sete secções ao longo de 233,37 km totais, 84,26 dos quais disputados ao cronómetro.

O espetáculo arranca sábado com a primeira passagem pelo troço de Murtede-Rota da Vinha e do Vinho (12,29 km), às 15h38, especial repetida 16h48, seguindo-se a dupla passagem pela super-especial urbana noturna, em pleno no coração de Cantanhede (2,69 km) às 19h58 e 21h08.

Após a passagem do último piloto pela super-especial, está reservado um espetáculo memorável, com a presença do piloto Marco Martins, também conhecido por ser um “showman” e por construir os seus próprios protótipos. A sua exibição contempla manobras de suster a respiração com o seu impressionante Fiat 600 bimotor.

Este espetáculo privilegia também os Bombeiros Voluntários de Cantanhede que arrecada, na totalidade, a verba obtida com a venda dos ingressos nas bancadas para assistir à super-especial noturna do Rally de Cantanhede-Marquês de Marialva 2025. Cada bilhete adquirido representa uma ajuda direta à corporação.

Para domingo está agendada uma tripla passagem por Tocha-Rota Gandareza e Olhos da Fervença-Rota da Água, sendo a primeira uma das novidades da competição. A primeira incursão pela especial da Tocha-Rota Gandareza (8,74 km) desenrolar-se-á às 10h53, seguindo-se a primeira passagem pelo troço Olhos da Fervença-Rota da Água (9,36 km), pelas 11h21. Ainda no período matinal, os concorrentes voltam a percorrer Tocha-Rota Gandareza (8,74 km), às 12h13 e Olhos da Fervença-Rota da Água (9,36 km), às 12h41.

A terceira especial Tocha-Rota Gandareza (8,74 km) marca o seu regresso à competição para o período da tarde, às 14h43, com o troço Olhos da Fervença-Rota da Água (9,36 km), às 15h11, a finalizar o Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva que promete muita emoção e adrenalina pelas estradas do concelho.

Com milhares de adeptos esperados ao longo das classificativas, a terceira edição do Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva não será apenas uma prova de emoções fortes, mas também de paixão, festa e orgulho local, regional e nacional. As estradas de asfalto do concelho de Cantanhede, as zonas espetáculo e o fervor dos adeptos prometem, de igual forma e mais uma vez, fazer desta competição uma das mais memoráveis do calendário referente ao Campeonato Centro de Ralis, Campeonato Centro de Ralis de Duas Rodas Motrizes (2RM) e Taça dos Campeões de Ralis Regionais – Claudino Romeiro.

“RALI GERA VALOR ACRESCENTADO AO TERRITÓRIO”

Durante a apresentação da prova, Helena Teodósio, presidente do Município de Cantanhede, disse esperar «uma grande afluência de entusiastas do desporto automóvel, com um ambiente vibrante, um elevado nível de competitividade e muito rigor da organização, sobretudo os meios de segurança».

Neste contexto, a edil de Cantanhede destacou o contingente dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e dos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), os quais «têm uma vasta equipa no terreno, assim como equipas técnicas de apoio e a colaboração dos presidentes das Juntas de Freguesia».

Helena Teodósio sublinhou que a prova enquadra-se na perfeição nas rotinas de trazer ao longo do ano visitantes ao concelho de Cantanhede, para além da Expofacic, gerando valor acrescentado ao território».

“TRAÇADO ESSENCIALMENTE RÁPIDO MAS MUITO TÉCNICO”

O cantanhedense Vítor Hugo, navegador de ralis com vários títulos de índole nacional, referiu que «o Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva, apesar de três anos de existência, começa já a ter raízes no desporto automóvel português».

«Naturalmente que é com muita satisfação verificar que existem muitas questões já relacionadas com o nosso rali, havendo inclusivamente pilotos a demonstrar interesse em marcar presença no nosso território. É um rali com um traçado essencialmente rápido, mas muito técnico também e que vai exigir muito das equipas presentes», acrescentou Vítor Hugo.

O sobejamente conhecido navegador de Cantanhede não deixou também de manifestar a sua preocupação com a componente da segurança, apelando à comunidade «para se manter afastada do perigo, em locais devidamente avalizados pelas autoridades e organização, até porque estamos perante uma prova para se tornar um ícone dos ralis nacionais».

TOCHA “ACENDE” O ESPÍRITO MOTORSPORT

Por sua vez, João Miranda, presidente do Clube Automóvel do Centro, sublinhou que o crescimento da prova e o reforço da parceria com o município «coloca o Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva como uma referência a nível nacional pela sua rapidez e espetacularidade, que tem atraído cada vez mais concorrentes, incluindo de outros campeonatos».

Com a estrutura organizativa do rali centrada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, «que mais uma vez cedeu as suas instalações para que tudo corra nas melhores condições», João Miranda destacou que, «ao longo de dois dias, o rali vai percorrer inúmeras freguesias do concelho de Cantanhede, em que criámos também uma Fanzone que será mais um atrativo para o público».

«Este ano teremos como estreia absoluta da prova especial de classificação a Tocha, que se insere nas já conhecidas caraterísticas de rapidez do rali, que engloba 10 troços, num total de 84 quilómetros», referiu o responsável, acrescentando que «os aficionados do rali merecem o melhor e, este ano, teremos duas passagens pela super-especial noturna, aumentando ainda mais o espetáculo».

“SONHO DE MENINO AO… MAIS ALTO NÍVEL”

Coube a Adérito Machado, vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, encerrar a cerimónia de apresentação do Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva, evidenciando o seu «sonho de menino».

«O Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva é a concretização de um sonho de menino, porque, muitos como eu, sonhava com o rali e ainda faltava um mês e, quando faltava uma semana, começávamos a organizar tudo para ir ver o rali», começou por afirmar o Adérito Machado, numa alusão ao Rali de Portugal.

E como já se aquecem os motores e enchem-se os pulmões para o rugido das viaturas de competição, o vereador do Desporto frisou que, «agora, é o rali que nos vem visitar e, sem margem para dúvida que foi uma aposta ganha pelo executivo da Câmara Municipal de Cantanhede e do Clube Automóvel do Centro»

Adérito Machado destacou que a dinâmica implantada pelas juntas de freguesia e da população que acolhem o rali de uma forma vibrante e sempre resguardados do perigo, o que define, desde logo, as vivências desta gente e de quanto estão ligados ao desporto automóvel».

«É nossa expectativa, ano após ano, aumentar a mobilização de entusiastas deste incrível desporto, promovendo o território, dando a conhecer locais emblemáticos e históricos da nossa cidade e do nosso concelho, com natural destaque para os belíssimos vinhedos bairradinos e as incríveis paisagens gandaresas, sem nunca esquecer momento raros de degustação de verdadeiras iguarias gastronómicas, acompanhados dos nossos fabulosos vinhos», sustentou o autarca.

Adérito Machado apelou ao bom desempenho da comunidade, revelando que estar «verdadeiramente confiante que esta terceira edição do Rally de Cantanhede/Marquês de Marialva terá grande alcance mediático e será mais um sucesso desportivo para o concelho», acreditando que vai ser um espetáculo ao mais alto nível».