Inscritos de luxo na festa de consagração dos campeões em Fafe
O Historic Rally Fafe (7/8 novembro), que faz a sua estreia no Campeonato da Europa FIA de Ralis Históricos (CERH), apresenta uma lista de inscritos de luxo, ao incluir nada menos que os 5 primeiros classificados da tabela absoluta, numa jornada decisiva para a consagração de três campeões (Categoria 2, Categoria 4 e Geral Absoluta). As classificativas de asfalto da “catedral” nortenha dos ralis vão ser palco de momentos nostálgicos para os entusiastas do desporto automóvel ao acolherem a passagem de “máquinas” como o Toyota Celica Turbo 4WD de Jari-Matti Latvala, o BMW M3 de Will Graham, o Subaru Legacy 4WD Turbo de Richard Genesca ou o Renault 5 Turbo Cevennes de Philippe Mermet, entre outros. Rui Madeira (Mitsubishi Lancer Evo III), ex-campeão mundial de Produção, será o único piloto português em prova.
Embora posicionada no calendário como prova (10ª) de encerramento do CERH, o Historic Rally Fafe beneficia da circunstância de haver ainda muito a decidir ao fim de 9 jornadas para atrair uma boa parte dos principais protagonistas. E é assim que reunirá 16 equipas, uma das quais portuguesa, com destaque para os cinco primeiros da classificação absoluta do CERH: Maciej Lubiak (Porsche 911 Carrera RS 3.0), Will Graham (BMW M3), Jari-Matti Latvala (Toyota Celica Turbo 4WD), Ernie Graham (Ford Escort RS 1800) e Jesus Ferreiro Perez (Ford Escort RS 1800).
O título de campeão vai ser discutido entre aqueles três primeiros, sendo que o favoritismo pende para o finlandês que é manager da equipa Toyota no WRC – e nesta semana do Rali do Japão é substituído pelo seu compatriota Juha Kankkunen – e dominou, há pouco mais de três semanas, o Rali das Astúrias. Latvala será o favorito número um à vitória nesta primeira edição do Historic Rally Fafe.
Muito embora tenha já garantido o título na Categoria 3 (carros 1976/1981), o espanhol Jesus Ferreiro Perez não quis faltar ao fecho do campeonato com o seu Ford Escort RS 1800, o mesmo sucedendo com o italiano Antonio Parisi (Porsche 911S) na Categoria 1 (Pré-1970).
O polaco Maciej Lubiak, líder absoluto do CERH, está também na corrida pelo título na Categoria 2 (1970/1975), tendo como rival direto o britânico Ernie Graham (Ford Escort RS 1800), com o francês Bertrand Metivier (Ford Escort RS 1600), outro dos que estará em Fafe, na terceira posição.
A Categoria 4 (1982/1992) chega à última prova com o jovem britânico Will Graham no primeiro lugar, somando mais 38 pontos que Jari-Matti Latvala. O francês Richard Genesca, com o seu Subaru Legacy 4WD Turbo, ambiciona concluir a época no pódio desta categoria.
A dupla Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva, que em 1995 se sagrou campeã mundial de Produção, estará de volta às provas de carros históricos em Fafe, com o Mitsubishi Lancer Evo III, sendo concorrente único da nova categoria P2000/P2 Class (1993/2000).
O Historic Rally Fafe será também prova da Taça de Portugal de Clássicos e do Campeonato Norte de Ralis, mas os pilotos desta última competição apenas disputam as classificativas (6) de sábado.
            
    