Valência vai estremecer: 45 carros em pista
O Supercars Endurance regressa em grande estilo no próximo fim-de-semana ao Circuito Ricardo Tormo, em Valência, para a quarta ronda da temporada, válida para o Iberian Supercars e para o Supercars España. Depois da pausa de verão, o campeonato volta à pista com um pelotão absolutamente cheio - 45 carros, o limite máximo autorizado para aquele traçado - prometendo corridas intensas, imprevisíveis e cheias de emoção.
O desafio de Valência
O traçado valenciano é conhecido pelas suas características técnicas e pela exigência imposta aos pilotos e às máquinas, especialmente devido ao calor intenso que habitualmente se faz sentir nesta altura do ano. Ainda assim, essa condição nunca afasta o público: na etapa de 2024, as bancadas e o paddock encheram-se de entusiastas, confirmando o crescente interesse da competição.
As corridas do ano passado foram um exemplo claro da competitividade do campeonato. Na primeira, a vitória sorriu a César Machado e Jan Durán, em Toyota GR Supra GT4 EVO da Speedy Motorsport, enquanto na segunda o triunfo coube a Manuel Gião e Mathieu Martins, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, após uma disputa renhida até ao final.
Com um novo pneu Pirelli esta temporada, outro ponto de interesse será a tentativa de aproximação – ou mesmo superação – do recorde da volta mais rápida em GT4, registado por Jan Durán com 1m40,174s na segunda qualificação do ano passado, tempo que permanece como referência absoluta em Valência.
Com este enquadramento, o ambiente em Valência promete corridas vibrantes, onde o calor, a exigência do traçado e a emoção própria desta fase da temporada deverão conjugar-se para oferecer ao público espectáculo e incerteza até ao cair da bandeira axadrezada.
As novidades da grelha
A grelha de partida em Valência apresenta um conjunto significativo de novidades. O ex-vencedor da Toyota GR Cup Spain, Adrián Ferrer, substitui Rafael Lobato, juntando-se a César Machado no Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport que venceu em Portimão, formação que defende o título da divisão GT4 Pro. Na mesma divisão, o estreante absoluto em corridas de GT Luka Tavares assume o lugar de Bernardo Pinheiro no Porsche Cayman CS RS da Speedy Motorsport, partilhando a condução com João Aguiar Branco.
A GT4 Bronze ganha também novos protagonistas. Kyam Potez estreia-se no Iberian Supercars ao volante de um Mercedes AMG GT4 da Lema Racing. A Veloso Motorsport reforça a sua estrutura com o regresso de Miguel Cristóvão, campeão de 2022 da GT4 Bronze, que fará equipa com Patrick Cunha no Porsche Cayman CS RS.
Andrés Prieto junta-se a Ricardo Costa num dos Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team. enquanto o local Manuel Bertolín regressa à competição com o seu BMW M4 GT4 EVO, sempre assistido pela GT Corse.
A Autoworks Motorsport, por sua vez, passa a alinhar com um BMW M4 GT4 (G82), depois de competir na GTX com um modelo anterior, inscrevendo Borja Hormigos e Héctor Hernández na GT4 Bronze.
Já a NokoTech Racing by Speedy, anteriormente conhecida como GT Race Marbella by Speedy, apresenta Andrius Zemaitis com um novo colega de equipa, Karel Staut, transita para a GT4 Pro-Bronze.
Na GT4 Am, a PCR Sport faz a sua estreia no campeonato com um Mercedes AMG GT4 entregue a Vicente Dasí e Josep Parera.
A divisão GTX também será palco de novidades relevantes. A Lema Racing alinhará um Porsche Cayman CS partilhado pelo muito experiente Álvaro Fontes, que regressa ao campeonato, e pelo jovem estreante Miguel Gaspar.
A Chefo Sport Petrogold reforça a sua presença com um segundo Ligier JS2R, a ser pilotado por Pere Marques e por Gabriel Caçoilo, ex-FPAK Junior Team. A HY Racing volta a marcar presença, depois de se ter estreado no campeonato na etapa do Estoril de 2024, com um Porsche Cayman CS para Olivier Muytjens e Brice Pineau, dois pilotos habituais do Iberian Historic Endurance.
Por fim, a McLaren Barcelona – SMC Motorsport aumenta para quatro o número de carros inscritos, adicionando um McLaren 570S GT4 para Alex Wendt, que se junta aos dois Artura GT4 e ao outro 570S GT4 já em competição.
Com tantas alterações e regressos, a etapa valenciana do Supercars Endurance promete não apenas espectáculo em pista, mas também um enredo renovado no pelotão, reforçando a expectativa de um fim-de-semana intenso e decisivo no percurso da temporada.
Iberian Supercars: O estado dos campeonatos por divisões
A etapa inaugural do Iberian Supercars em Portimão já deixou claro que 2025 será uma temporada de nervos à flor da pele. O equilíbrio entre pilotos e equipas tem sido tal que cada corrida se decide nos pormenores, e Valência promete prolongar esse suspense até ao limite.
Na GT4 Pro, a consistência foi a arma de Roberto Faria e Mathieu Martins. Dois segundos lugares no Algarve bastaram para colocar a dupla da Racar Motorsport na frente com 41 pontos, mas a pressão é constante: Francisco Mora e Francisco Abreu (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal) seguem logo atrás com 38, graças a um triunfo e um segundo posto. Também por perto está César Machado (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Speedy Motorsport) que terá um novo colega de equipa em Valência, vencedor da corrida inaugural, com 37 pontos. Três formações separadas por quatro pontos anunciam uma luta sem tréguas no traçado espanhol.
Na GT4 Pro-Bronze, o equilíbrio é total. Guillermo Aso e Filip Vava (Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team) começaram por vencer a primeira corrida em Portimão, mas Nuno Afonso e Alexandre Areia (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport), sempre regulares com dois segundos lugares, igualam-nos no topo da tabela com 41 pontos. E a margem é mínima, já que Bruno Pires e Mark Kastelic (Mercedes AMG GT4 da Lema Racing), triunfadores da segunda corrida, somam 39 pontos. Três pares em dois pontos — Valência poderá ser explosiva.
Na GT4 Bronze, a incerteza será a nota dominante. Vasco Oliveira e Francisco Carvalho (Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO) venceram a segunda corrida e assumem a liderança com 43 pontos. Logo atrás, Ricardo Costa, vencedor da primeira, que em Valência não será acompanhado por Ian Loggie como no Algarve, está colado com 37, enquanto André e Miguel Nabais (Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport), sempre no pódio, seguem em terceiro com 34. Três formações que já provaram ser capazes de tudo e que não darão tréguas em Valência. Álvaro Lobera e Gonzalo de Andrés venceram a primeira corrida em Portimão e desistiram na segunda, mas a possibilidade de deitar um resultado fora deixa-os perfeitamente colocados para discutir este título.
Na GT4 Am, a dupla sensação foi Rúben Vaquinhas e Pedro Bastos Rezende (Aston Martin Vantage AMR GT4 da Gianfranco Motorsport), que dominou em Portimão ao vencer ambas as corridas, somando 53 pontos. Mas a concorrência não desarma: Smörg e Javier Macías (BMW M4 GT4 EVO da Promotion Motorsport) estão na perseguição com 41, enquanto António Lopes e Filipe Videira (Aston Martin da Racar Motorsport) mantêm-se no pódio provisório com 34 pontos.
Na Cup, Rui Miritta (Porsche 911 Cup da Monteiros Competições) foi absolutamente dominador, arrecadando as duas vitórias e o máximo de 54 pontos. Atrás dele, Marcus Fothergill e Dave Benett (Tockwith Motorsports) não desistem e acumulam 40 pontos, enquanto Pedro Paiva Raposo e Adam Fawsitt (Protech Motorsport), forçados a voltar ao Porsche 911 Cup enquanto aguardam pelo Ferrari 430 Challenge, estão no terceiro posto com 31 pontos.
Já na GTX, o espetáculo foi repartido. Alba Vázquez e Alfonso Colombina (McLaren 570S GT4 da McLaren Barcelona – SMC Motorsport) brilharam na corrida inaugural e lideram com 42 pontos. Duarte Camelo e Pompeu Simões (Porsche Cayman CS da Speedy Motorsport) responderam com a vitória na segunda e seguem logo atrás com 33, enquanto Gracie Mitchell e Luca Staccini (Ginetta G55 da Tockwith Motorsports), sempre regulares, não largam os da frente e somam 32. Três formações, três carros diferentes, um só objetivo: vencer.
Este retrato competitivo confirma que cada divisão tem histórias próprias de superação, estratégia e talento, garantindo que em Valência o público terá motivos de sobra para vibrar até ao último metro de corrida.
Como ver as corridas
Como é tradição, os fãs de automobilismo poderão acompanhar integralmente a acção do Supercars España. No Circuito Ricardo Tormo estão agendadas duas corridas para domingo, a primeira às 10h05 e a segunda às 15h05, ambas com a duração de 50 minutos. Todas terão transmissão em directo pela DAZN Portugal e pela DAZN España, bem como nas redes socias oficiais da competição, em Espanhol.