Valência recebe pela primeira vez a Single Seater Series

A Single Seater Series atravessa fronteiras e corre, pela primeira vez, em Espanha nesta temporada, com a estreia absoluta no emblemático Circuito Ricardo Tormo, em Valência, entre os dias 12 e 14 de setembro, integrando o prestigiado Valencia Iberian Racing Festival, que contará com entrada gratuita tanto para o público nas bancadas como no paddock.

Para a única competição de monolugares em Portugal, esta será a única prova da temporada 2025 fora de solo português, numa aposta da organização em internacionalizar o campeonato e elevar o seu perfil competitivo, mantendo o ADN que o distingue no panorama ibérico de corridas de monolugares clássicos e contemporâneos.

O traçado de Valência, conhecido pela sua qualidade técnica e pela experiência em receber categorias como Fórmula 3, GP2 Series, Fórmula E ou World Series by Renault, será o palco ideal para a diversidade presente na Single Seater Series, num alinhamento que junta chassis históricos a projetos mais recentes e até únicos.

Entre os participantes confirmados para esta jornada internacional, destacam-se alguns regressos e estreias. Em estreia absoluta no campeonato estará Dalmo Pereira Jr., ao volante de um Van Diemen 1600, um chassis britânico de tradição na formação de talentos e conhecido pelo equilíbrio e agilidade, sendo particularmente eficaz em traçados técnicos como este. O piloto brasileiro, cujo monolugar é preparado pela Speedy Motorsport, tem uma vasta experiência em circuitos, mas fará a sua estreia na pista valenciana.

Pai e filho Alberto e Tomaz Velez-Grilo serão outras das estreias deste fim de semana na temporada de 2025 da Single Seater Series. Habitual piloto no Iberian Historic Endurance, e com passado na competição, Alberto e Tomaz Velez-Grilo alinharão aos comandos de um Merlyn Mk17, um chassis histórico britânico que marcou presença em múltiplas fórmulas de promoção nas décadas passadas e que mantém intactos o prazer de condução e o apelo visual. Com um monolugar preparado pela Garagem João Gomes, a família Velez-Grilo é reconhecida pelo respeito que tem pelas raízes da modalidade e pela presença sempre correcta em pista.

Carlos Tavares regressa com o icónico Chevron B47, um chassis que carrega consigo o ADN das corridas de Fórmula 3 dos anos 1970. Este é um dos carros mais apreciados do paddock, tanto pela sua estética intemporal como pela competitividade que continua a demonstrar nas mãos de um piloto experiente e conhecedor.

Christopher Kirby-Higgs alinha com o Funspeed FS 2019, um monolugar desenvolvido pela própria Funspeed Racing Engineering, no Fundão, que se distingue não só pela cilindrada mais reduzida, de 1000 cc, mas também pela conceção nacional e espírito inovador. É considerado uma espécie de laboratório ambulante dentro da grelha — um verdadeiro underdog técnico com enorme carisma.

Sempre um dos favoritos à vitória entre os monolugares sem asas, Francisco Olho Azul apresenta-se com o seu habitual Jamun M97, com motor de 1800 cc. Trata-se de um monolugar pouco comum, mas com características que o tornam competitivo na classe intermédia. O piloto da Wild Motors já demonstrou andamento para vencer, e Valência será mais uma oportunidade para confirmar o seu crescimento na disciplina.

Fernando Mayer Gaspar surge como uma das figuras centrais da competição ao longo dos anos e, em Valência, vai estar no cockpit de um Tatuus FR 2000, integrando a estrutura da G-Tech, um dos pilares da disciplina em Portugal. A equipa aposta fortemente nesta deslocação a Valência, alinhando três carros com a ambição clara de disputar os lugares cimeiros.

A G-Tech colocará também em pista os Tatuus FR 2000 de Duarte Pires, líder da sua classe, e André Pardal, garantindo assim uma forte representação na categoria PT4R. São dois pilotos que, certamente, vão rodar nos primeiros lugares nas duas corridas de 15 minutos agendadas para o fim de semana.

Com corridas disputadas num ambiente de proximidade entre pilotos, equipas e público, a Single Seater Series reforça, em Valência, a sua identidade como um campeonato que valoriza a paixão pela velocidade, pelo engenho técnico e pela competição pura, num contexto acolhedor e acessível.

A corrida de domingo terá transmissão Live Stream, em direto, nas redes sociais da Race Ready.