Margarida Soeiro sagrou-se hoje campeã nacional de Karting na categoria Iniciação

Hugo Marreiros, Afonso Barata, Nuno Portela, Martim Meneses, Afonso Lopes, Santiago Barros, Zayn Sofuoglu e Breno Arruda venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a quinta e última jornada dupla que está a decorrer no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME. Nota para o facto de Margarida Soeiro ter garantido hoje o título de virtual campeã nacional na categoria Iniciação.

Com 75 participantes, a quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota proporcionou hoje excelentes corridas no traçado da região oeste, num fim de semana em que se definem os novos campeões nacionais. Na categoria X30, Martim Meneses (CRG) começou por obter a pole-position na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 45,478s. Na manga de qualificação, o campeão nacional em título superou a concorrência, terminando na frente de Gabriela Teixeira (Kart Republic), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Max Radeck (CRG) e o líder do campeonato, Gabriel Caçoilo (LN), partiram logo atrás, da segunda linha.

A corrida decisiva, que teve 17 voltas, foi completamente dominada por Martim Meneses. O jovem madeirense aproveitou da melhor forma a sua pole-position e depois chegou a ter mais de 4s de vantagem sobre o restante pelotão, embora tivesse ‘levantado’ o pé na fase final. Meneses garantiu novo triunfo no CPK e Gabriela Teixeira conseguiu mais um excelente resultado na sua época de estreia na Sénior, ficando no 2.º lugar, na frente dos dois grandes candidatos ao título. Santiago Alves (Parolin) conseguiu o derradeiro lugar do pódio, logo na frente do seu grande rival, Gabriel Caçoilo, com ambos a decidirem agora na prova de domingo quem vai ser o novo campeão nacional X30 Sénior.

António Macedo (CRG) foi uma das figuras da Final, pois fez uma sensacional recuperação de 13 lugares, rumo ao top 5, enquanto Max Radeck desceu algunas lugares e foi 6.º. Seguiram-se Diogo Caetano (Birel ART), que subiu dois lugares, e Rafael Rajani (TB Kart), que se atrasou na luta pelo topo do campeonato. João Barros (CRG) e Bernardo Pinto (Kart Republic) completaram os 10 primeiros na prova.

Categoria X30 Super Shifter

Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados à geral e na Master, com uma volta em 44,282s. Na manga de qualificação venceu o regressado Rodrigo Ferreira (TBKart), na frente de Hugo Marreiros, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Barata (KR) e Nuno Portela (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Rodrigo Ferreira fez um excelente arranque e colocou-se na liderança, mantendo-a até à 12.ª volta, altura em que Hugo Marreiros conseguiu assumir o comando e vencer a corrida, quer à geral quer na Master. Afonso Barata foi segundo classificado e o primeiro na classe Sénior, na frente de Rodrigo Ferreira que completou o pódio à geral e garantiu o segundo posto na Sénior. 

João Nunes (Tonykart) terminou no quarto lugar e no terceiro entre os seniores e Nuno Portela fechou o top-5 e foi o vencedor na classe Gentleman, seguindo-se João Dias (Tonykart) e Rui Pires (Kali Kart). Pior sorte teve Sérgio Carvalho (Lenzokart) que foi obrigado a abandonar a três voltas do final, assim como Joseph Oliveira (Lenzokart), que tinha feito uma excelente recuperação do nono ao quarto lugar e que rubricou a volta mais rápida em 44,596s.

Afonso Lopes mais perto do título na categoria Júnior

Na categoria X30 Júnior, Duarte Alves (LN) conseguiu nova pole-position ao rodar em 47,068s nos treinos cronometrados. Contudo, na manga de qualificação, Afonso Lopes (Kart Republic) conseguiu uma importante vitória que reforçou o comando do campeonato, terminando logo na frente de Duarte Alves. Estes dois pilotos partilharam a primeira linha da grelha na Final e tiveram Romeu Mello (TB Kart) e Leonor Rocha (TB Kart) logo atrás de si, na segunda linha.

A Final assistiu ao domínio de Duarte Alves, mas o piloto de Penafiel viria a ser penalizado por alegada falsa partida e, com isso, desceu ao 2.º lugar final. Romeu Mello, o segundo a ver a bandeira de xadrez, também foi penalizado, por danos na carenagem frontal, o que entregou a vitória a Afonso Lopes, que assim ficou mais perto de garantir o título de campeão nacional. O seu companheiro de equipa, José Pedro Pinto (Kart Republic) também voltou a subir ao pódio, no 3.º lugar.

Leonor Rocha esteve aguerrida, mas cedeu pontos importantes ao ser 4.ª classificada, enquanto Romeu Mello fechou os cinco primeiros, numa corrida onde mostrou a sua rapidez. Martim Marques (Maranello) chegou a lutar pelos lugares do pódio, mas foi 6.º, na frente do surpreendente Noam Ehrlich (TB Kart) e de Tomás Carapucinha (Birel ART), que deu boas indicações. Francisco Sousa (Maranello) e o rookie Michael Mandim (Birel ART) também terminaram no top 10 da Final, enquanto Mário Silva Lora (DR) foi obrigado a abandonar. 

Santiago Barros estreia-se a vencer na categoria X30 Mini

Bwana Gessesse (Parolin) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com o registo de 51,274s. Na manga de qualificação, o piloto português de origem queniana voltou a ser o mais forte, na frente de Francisco Correia (CRG), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Martim Gomes (Parolin) e Miguel Martins (TBKart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Bwana Gessesse largou da pole-position e liderou até à segunda volta, altura em que Francisco Correia assumiu o comando, tendo, contudo, na décima volta, Santiago Barros (CRG) ‘saltado’ para a liderança, para não mais a largar e festejar a sua primeira vitória na exigente categoria X30 Mini.

Francisco Correia – que rubricou a volta mais rápida em 52,052s – cruzou a linha de meta na segunda posição com uma desvantagem de apenas 0,157s para o seu colega de equipa, enquanto Miguel Martins completou o pódio, após um duelo com Bwana Gessesse. Martim Gomes levou a melhor sobre Vicente Capela (FA) na luta pelo top-5, enquanto Téo Pelfrene (KR) foi sétimo classificado, na frente de Mateus Gomes (DR), Tomás Soeiro (DR) e Gustavo Oliveira (CRG), que encerrou o top-10.

Zayn Sofuogle vence na categoria Cadete

O jovem Zayn Sofuoglu (Tonykart) foi a grande surpresa da categoria Cadete pois começou por obter uma pole-position destacada nos treinos cronometrados, ao rodar em 53,326s. O filho do ex-campeão do Mundo de motociclismo Kenan Sofuoglu venceu, depois, quer a manga de qualificação, quer a Final, em ambos os casos com um andamento fortíssimo. Atrás do jovem prodígio de 6 anos terminou João Diogo Barros (Alonso Kart), que teve um interessante duelo com Miguel Barbosa (Kart Republic), que deverá confirmar o título de campeão nacional Cadete.

Por sua vez, Raul Vilarinho (Kart Republic) ficou muito próximo do pódio, no 4.º lugar, enquanto o jovem espanhol Matteo Rodríguez (Alonso Kart) completou os cinco primeiros, logo na frente de Luís Fernandes (Parolin). O pequeno Manuel Miranda (FA) terminou no 7.º lugar e Rodrigo Carreira (Kart Republic), campeão em título da Iniciação, recuperou até ao 8.º posto, logo na frente de Lana Pelfrene (Kart Republic). Mais azarados, Guilherme Aguiar (TB Kart) e Duarte de Deus (Birel ART) foram obrigados a abandonar.

Domínio de Breno Arruda e título nacional para Margarida Soeiro na Iniciação  

Breno Arruda (Parolin) foi a mais rápida na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 1m14,125s. Na manga de qualificação, Breno Arruda voltou a bater toda a concorrência, na frente de Margarida Soeiro (Parolin), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Salgado (Birel ART) e Frederico Portilho (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, Breno Arruda capitalizou a pole-position e venceu de forma categórica, rubricando ainda a volta mais rápida em 1m14,631s. Margarida Soeiro, também fez uma excelente corrida e terminou na segunda posição, sendo mais importante o facto deste resultado lhe permitir festejar hoje o título de virtual campeã nacional, sendo a única piloto feminina a conseguir o feito na categoria Iniciação, depois de Maria Germano Neto na Cadete, Mariana Machado na Juvenil e Gabriela Teixeira na Júnior.

Guilherme Portilho (Birel ART) completou o pódio, enquanto Afonso Salgado (Birel ART) foi quarto classificado e o espanhol Minh Pita (Birel ART) fechou o top-5, após um duelo com o irlandês Esme Barret (Parolin). Frederico Portilho (Birel ART) terminou na sétima posição e o espanhol Mauro Cubela (Parolin) foi o oitavo classificado.

 Amanhã, entre as 08h00 e as 15h05 cumpre-se o segundo dia desta quinta e última jornada dupla no Bombarral, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h45.