Hugo Lopes imperial no Rallye Constálica Viseu Dão Lafões

A dupla viseense do Hyundai i20 N Rally2 foi bastante acarinhada na sua terra natal e territórios circundantes, conquistando uma vitória sem mácula. No Campeonato Centro de Ralis, da prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport, promovida pela Promolações, o triunfo foi conquistado por Miguel Carvalho.

 

Um triunfo sem contestação foi protagonizado pela dupla do Hyundai i20 N Rally2. Hugo Lopes e Magda Oliveira suplantaram tudo e todos no primeiro de dois dias de prova, não dando a mínima hipótese de qualquer aproximação dos adversários, os quais lutaram entre si pelos lugares seguintes.

Na luta pela segunda posição, a dupla Lucas Simões e Gonçalo Cunha, em Skoda Fabia Rally2, “sacudiu” a pressão exercida por Diogo Marujo e Jorge “Jet” Carvalho, ao volante de um Skoda Fabia R5 Evo, para estacionar o carro da marca Chéquia no parque fechado a 53,9s dos líderes.

O jovem piloto mafrense nunca baixou os braços e terminou o dia inaugural da prova do Gondomar Automóvel Sport na terceira posição, a 1m06,6s dos líderes e a 12,7s de Lucas Simões.

Quem acabou por alcançar um resultado de relevo foi Carlos Matos. O piloto de S. Pedro do Sul, que fez equipa com Ricardo Faria no Skoda Fabia R5, “saltou da sexta posição para o quarto posto, ficando agora a 1m30,5s, por troca com Adruzilo Lopes, que efetuou o caminho em sentido inverso, ao não evitar um furo na citadina super-especial noturna de Vouzela.

Na quinta posição terminou André Cabeças que estreou nesta prova um Citroën C3 Rally2. O piloto de Lisboa navegado por Miguel Castro, nunca se intimidou com a feroz concorrência e, de forma paulatina, foi ganhando ritmo e superou as adversidades, ficando a escassos 1,3 segundos de Carlos Matos.

O segundo dia amanheceu cinzento e com chuva fraca mas persistente, que “baralhou” as escolhas de pneumáticos de Hugo Lopes e Magda. Embora os dias de chuva também tenham a sua própria beleza, o piloto viseense não encontrou a solução e a inspiração para responder cabalmente às gotas de água e ao asfalto molhado que marcou o período matinal, optando por pneus secos.

Perante este cenário Hugo Lopes acabou por sair penalizado e deixou para Lucas Simões, Diogo Marujo e Miguel Carvalho as vitórias nas especiais de classificação. Com as melhorias das condições atmosféricas para depois do almoço, Hugo Lopes voltou a digerir a seu bel prazer as segundas passagens por Ladário, Penoita e Senhora do Castelo.

Reposta a normalidade dos factos, a dupla de Viseu conduziu com arte e engenho o Hyundai I20 Rally2 a um triunfo imperial, acabando por contribuir para o mote de uma competição que apresentou a candidatura ao Campeonato Portugal de Ralis.

Depois de uma luta interessante travada pelo segundo lugar, o jovem mafrense Diogo Marujo e Jet Carvalho, que deixou no ar um aroma de excelência nas estradas de Viseu Dão Lafões, fruto de uma excelente condução, não teve a sorte pelo seu lado. Começou o dia a vencer a especial de Ladário, acabando, contudo, por abandonar na terceira especial.

Na segunda posição seguia confortavelmente Lucas Simões e Gonçalo Cunha, que logrou o triunfo na segunda especial, cimentando o degrau intermédio do pódio. A partir daí, o principal foco ficou reservado à discussão pelo lugar mais baixo do pódio, entre Carlos Matos e Miguel Carvalho, sobretudo quando o primeiro desperdiçou segundos importantes na primeira passagem por Senhora do Castelo.

O piloto do Hyundai i20 N5, navegado por António Reis, passou mesmo para o terceiro lugar, mas Carlos Matos voltou a imprimir bons andamentos com o asfalto seco e recuperou o “fôlego” para encerrar as contas da prova, precisamente no derradeiro “tira-teimas”.

Mas nem tudo foi prejudicial para Miguel Carvalho e António Reis, que venceram a prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, deixando Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer Evo IX, na segunda posição, mas à dupla de Vila Nova de Poiares basta partir no próximo compromisso e alcançar o título. Referência, ainda, para a saída de estrada protagonizada pelos irmãos António e Ana Cruz Monteiro, na primeira passagem por Senhora do Castelo, os quais não sofreram qualquer ferimento, mas deixando muitas “mazelas” no Peugeot 208 R5. Um acidente que levou a organização a cancelar a especial.

Miguel Carvalho e António Reis também venceram o Campeonato Promo de Ralis, reforçando a condição de líder, beneficiando, de certa forma, com os problemas que afetaram a dupla Adruzilo Lopes e Vítor Hugo. Primeiro foi o furo na véspera e, depois, viram-se a abraços com o enigma ao nível da embraiagem, cedendo muito tempo, sobretudo na primeira passagem por Senhora do Castelo, especial madrasta para muitas equipas.

Nas Duas Rodas Motrizes, a vitória sorriu a João Rodrigues e Bruno Carvalho, em Renault Clio Rally4/5, relegando para a segunda e terceira posição, respetivamente, Filipe Rodrigues e António Joaquim Pereira (Ford Escort S) e Bruno Pedrosa e Sérgio Simões (Honda Civic).

Quando ao Clio Trophy Portugal, João Rodrigues e Bruno Carvalho conquistaram na prova do Gondomar Automóvel Sport a segunda vitória consecutiva na edição de 2025. A dupla mafrense revelou um ritmo vivo e um domínio quase absoluto, sendo a mais rápida em todas as classificativas, exceto uma: primeira incursão por Penoita.

Esta especial foi ganha por Tiago Pereira – piloto que festejou no mesmo dia 29 anos de idade – e Fernando Pereira, terminando na segunda posição final, com Luís Caetano e David Monteiro em terceiros.

Referência, ainda, para Francisco Fontes, jovem do Porto que escolheu o Rallye Constálica Viseu Dão Lafões para o seu batismo no mundo dos ralis. Filho de José Pedro Fontes, o jovem piloto do Porto, de 18 anos de idade, navegado por Caros Magalhães, teve ainda o condão de estrear na Península Ibérica o Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, terminando a sua participação no 31.º lugar entre as 42 equipas que finalizaram a prova.

A 12.ª edição do Rallye Constálica Viseu Dão Lafões chegou ao fim com provas dadas de que estamos perante uma competição de elevado quilate. A candidatura ao Campeonato Portugal de Ralis foi apresentada, restando agora ao Gondomar Automóvel Sport e Promolafões esperar pelo “passaporte” atribuído pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.