Campeonato de Portugal Rotax atribuiu títulos nacionais no Bombarral
Pedro Ribeiro, Anis Tazi, Daniel Ferreira, Vicente Capela, Gustavo Oliveira e Miguel Barbosa são os novos campeões de Portugal Rotax. A classificação da categoria DD2 está suspensa, faltando assim atribuir mais um título.
No KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME, 86 pilotos distribuídos por diferentes categorias, deram um excelente espetáculo na quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, através da qual ficaram definidos os novos campeões nacionais Rotax.
Categoria DD2 Masters
Pedro Martins, com um kart equipado com chassis Birel ART, venceu a Final 1 e a Final 3 com a volta mais rápida e foi terceiro classificado na Final 2. Com estes resultados, Pedro Martins somou 143 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio nesta quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax.
No Bombarral, o regressado Christophe Adams (Birel ART), com uma vitória, um segundo e um quarto lugares, garantiu a segunda posição com 135 pontos, enquanto Manuel Martins (Birel ART), com um segundo lugar, um quarto com a volta mais rápida e um quinto lugar, foi terceiro classificado com 124 pontos.
Com 120 pontos, o madeirense João Dias (LN) assegurou a quarta posição e António Teixeira (Birel ART), com 118 pontos, fechou o top-5. Pedro Ribeiro (LN) teve uma prova azarada, mas mesmo assim foi sexto classificado e revalidou o título de campeão nacional da DD2 Masters. Já a classificação da categoria DD2 está suspensa.
Categoria Sénior Max
O marroquino Anis Tazi (Birel ART), com um segundo lugar, duas vitórias e uma volta mais rápida, totalizou 146 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio na derradeira jornada do Campeonato de Portugal Rotax da categoria Sénior Max, onde também pode festejar o título de campeão de Portugal.
No Bombarral, Bruno Ponte, com dois segundos lugares, uma volta mais rápida e uma vitória na Final 3, somou 141 pontos e foi segundo classificado, enquanto Rafael Rajani (TB Kart) – que será o representante português nas Finais Mundial Rotax no Bahrain –
completou o pódio com 125 pontos, graças a um quarto, a dois terceiros lugares e a uma volta mais rápida. Com 116 pontos, Bernardo Pinto (Tonykart) foi quarto classificado, tendo Rodrigo Pires (Redspeed) somado também 116 pontos e fechado o top-5, entre 23 participantes.
Categoria Júnior
Duarte Alves (LN), com três vitórias e uma volta mais rápida, totalizou 151 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio na quinta e última jornada do Campeonato de Portugal Rotax da categoria Júnior.
Leonor Rocha (TB Kart), depois de ser a mais rápida nos treinos cronometrados, garantiu nas corridas sempre o segundo lugar e uma volta mais rápida, sendo assim a segunda classificada com 137 pontos, enquanto João Caramelo (Tonykart), com um terceiro, um quarto e um sexto lugares e uma volta mais rápida, completou o pódio com 119 pontos.
Com 118 pontos, o marroquino Kamil Benchekroun (Birel ART) foi quarto classificado e Daniel Ferreira (Exprit) fechou o top-5, com 112 pontos, sendo suficiente, face às vitórias que foi acumulando ao longo da época, para se sagrar campeão de Portugal Rotax.
Categorias Mini/Micro Max
Na categoria Mini Max, Vicente Capela (FA), com dois segundos lugares, uma volta mais rápida e uma vitória, somou 141 pontos, pelo que subiu ao lugar mais alto do pódio na derradeira jornada do Campeonato de Portugal Rotax e sagrou-se campeão da Portugal quer na Mini Max quer na Mini Micro Max.
No Bombarral, Miguel Martins (TB Kart), depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, obteve um terceiro e um segundo lugares, uma volta mais rápida e uma vitória, totalizando assim 139 pontos, pelo que garantiu a segunda posição na prova e sagrou-se vice-campeão nacional Mini Max e Mini Micro Max. Duarte Rodrigues (DR) completou o pódio.
Na categoria Micro Max, o brasileiro Eduardo Oliveira, com uma vitória, um segundo e um terceiro lugares, totalizou 138 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio desta quinta e última jornada do Campeonato de Portugal Rotax.
No Bombarral, Khalid Mediouni (BIrel ART), com uma vitória e volta mais rápida, assim como com um terceiro e um quarto lugares, somou 133 pontos e foi o segundo classificado. Vicente Silva (Birel ART), apesar de não ter tido muita sorte nas Finais 1 e 2, bateu toda a concorrência na Final 3 e com a volta mais rápidas, tendo assim contabilizado 119 pontos e assegurado o derradeiro lugar do pódio. João Oliveira foi quinto classificado, mas face às vitórias que foi acumulando ao longo da época, sagrou-se campeão nacional da categoria Micro Max
Na classificação conjunta das duas categorias, a Mini Max e a Micro Max, venceu Vicente Capela com 141 pontos, Miguel Martins foi segundo classificado com 139 pontos e Duarte Rodrigues completou o pódio com 131 pontos. Eduardo Oliveira com 112 e Bwana Gessesse com 108 pontos, fecharam, por esta ordem, o top-5.
Categoria Micro Academy
Miguel Barbosa (KR) somou duas vitórias e um segundo lugar, tendo efetuado nas três corridas a volta mais rápida, totalizou 148 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria Micro Academy, onde também festejou o título de campeão de Portugal.
O turco Zayn Sofuoglu (KR), com um quarto e um segundo lugares, e com uma vitória, totalizou 135 pontos, pelo que garantiu a segunda posição. Por sua vez, João Barros (FA) – que foi o mais rápido nos treinos cronometrados – com um segundo e dois terceiros lugares, contabilizou 130 pontos e assegurou a terceira posição.
Com 116 pontos, Enzo Santos (Birel ART) foi quarto classificado e Raúl Vilarinho (KR) garantiu 108 pontos e fechou o top-5.
Os vencedores de cada categoria, exceto da Micro Academy, estão qualificados para disputar as Rotax Max Challenge Grand Finals, que se realizarão entre 29 de novembro e 6 de dezembro, no Bahrain.