Qualificações disputadas ao milésimo em Vila Real

As qualificações da ronda de Vila Real do Campeonato de Portugal de Velocidade de Portugal já foram disputadas e as lutas foram intensas, com as pole-positions a ficarem decididas por curtíssimas margens.

1ª Qualificação: César Machado impõe-se por 1 milésimo de segundo

Como era esperado, a luta pela pole-position foi intensa tendo os grandes protagonistas sido César Machado, da Speedy Motorsport, e Francisco Mora, da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, ambos em Toyota GR Supra GT4 EVO2.

Depois de um duelo intenso, o Campeão de Portugal de Velocidade de GT levou a melhor, superando o seu adversário pela diferença mínima, um milésimo de segundo.

Roberto Faria, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, foi um espectador atendo da luta entre os dois primeiros, tendo ficado no terceiro posto, à frente de José Carlos Pires, Toyota da Speedy Motorsport, protagonizando uma boa estreia em Vila Real.

Vasco Oliveira, num Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO preparado pela Racar Motorsport, esteve num excelente nível ao assinar o quinto crono, o que lhe permitiu impor-se na GT4 Bronze.

Bruno Pires, que se estreia este fim-de-semana aos comandos do Porsche Cayman CS RS da Veloso Motorsport, dificilmente poderia fazer melhor, dado o seu desconhecimento do carro alemão, tendo assegurado a melhor marca entre os pilotos da GT4 Pro-Bronze.

Por seu turno, Pedro Bastos Rezende manteve a primazia do Aston Martin Vantage AMR GT4 inscrito pela Gianfranco Motorsport na GT4 Am, ao revelar-se o mais rápido da divisão.

Também Rui Miritta esteve imperturbável, impondo o Porsche 911 Cup da Monteiros Competições na divisão Cup, mostrando que está em Vila Real para prosseguir a sua senda vitoriosa.

Depois de ter mostrado um excelente andamento nos treinos-livres, Pompeu Simões foi o mais rápido na GTX aos comandos do Porsche Cayman CS preparado pela Speedy Motorsport, batendo Luca Staccini, em Ginetta G55 da Tockwith Motorsport.

2ª Qualificação: O mestre e o aprendiz

A segunda qualificação voltou a ser disputadíssima, desta feita com dois pilotos da Speedy Motorsport com fortes raízes a Vila Real a serem os grandes protagonistas – Pedro Salvador e Rafael Lobato.

No final, o ‘chefe de fila’ levou a melhor sobre o seu pupilo, ficando os dois separados por uns inexpressivos 0,068s, tendo Pedro Salvador assegurado a pole-position no seu regresso episódico à competição.

Uma vez mais, um piloto do Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport esteve atento ao que se passava entre os dois pilotos da frente, com Mathieu Martins a assegurar o terceiro posto a seis décimos de segundo do tempo da pole-position.

Francisco Abreu não conseguiu tirar o máximo de partido do Toyota da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, não indo além de quarto.

Orlando Batina esteve em plano de destaque, conseguindo levar o Toyota da Batina Racing até ao quinto posto da geral, assegurando o melhor tempo entre os concorrentes da GT4 Pro-Bronze.

O piloto de Aveiro assegurou o seu melhor tempo na sua derradeira tentativa, tendo batido um surpreendente Nuno Teixeira, que conseguiu colocar o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team no topo da classificação da GT4 Bronze.

Ruben Vaquinhas prosseguiu o bom resultado do seu colega de equipa, afirmando-se como o mais rápido da divisão GT4 Am.

Rui Miritta continuou imbatível nas ruas de Vila Real, sendo o mais rápido na Cup, ao passo que Thomas Roche surpreendeu tudo e todos ao assegurar o melhor tempo entre os GTC na sua estreia no exigente traçado vilarealense.

Como é habitual, as corridas serão transmitidas em directo pela DAZN Portugal, podendo também ser seguidas no canal de YouTube da Race Ready. A primeira corrida será realizada hoje, às 18h10, e a segunda no domingo, às 15h30