Hélder Silva já lidera e aponta ao recorde da pista
Hélder Silva impôs a sua Norma FC20 no dia inaugural da 34ª Rampa do Caramulo, na frente de José Correia (Osella PA.30) e Nuno Caetano (Osella PA21 S Evo), com os protótipos a dominarem por completo na rápida pista beirã.
Muito público, tempo ameno, embora com vento por vezes forte à mistura e um ritmo de subidas sempre dentro do programado, deram nota muito positiva a jornada inicial da sexta prova da temporada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
Hélder Silva deu continuidade ao domínio que tem exercido esta época. O tetracampeão nacional foi sempre o mais rápido e, na única subida de prova da jornada, impôs a sua lei. Com a pista algo suja devido ao forte vento, o piloto da Power House rodou em 1:15.960 e promete tentar hoje bater o recorde da pista, que já é seu desde 2024. Para isso, terá de melhorar cerca de dois segundos, objetivo perfeitamente ao seu alcance.
José Correia (Osella PA.30) teve um dia muito positivo. Foi segundo, a dois segundos do mais rápido e a consistência que demonstrou, permite prever que poderá tentar se aproximar do líder na jornada de domingo.
Contribuindo para o domínio absoluto das ‘barchettas’. Nuno Caetano colocou a Osella PA21S Evo da Power House no 3º lugar, sendo claro que tem tudo para conquistar no Caramulo o primeiro pódio absoluto da sua carreira.
Luta acesa nos Protótipos B. Afonso Santos (BRC B49) terminou o dia de sábado na frente, mas com escassos 2 décimos de segundo sobre Tomás Pinto (BRC CM 05 Evo). Os dois fecham ainda o Top 5 da geral.
Luís Nunes levou o seu Skoda Fabia R5 ao 6º tempo absoluto, dominando, como é seu apanágio, na Categoria Super Challenge, frente onde é secundado por José Lameiro (Skoda Fabia) e Pedro Marques (Subaru Impreza).
Logo atrás de si, Vítor Pascoal foi o 7º mais rápido e colocou o seu Porsche 991.2 GT3 Cup na frente da Categoria GT., embora com José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) a mínguas 50 milésimos de segundo. O regressado Bernardo Garcia de Castro levou o seu Porsche 991.2 GT3 Cup a rodar como o terceiro mais rápido da categoria, a segundo e meio de Pascoal.
Nos Turismo, Pedro Alves (Cupra TCR) venceu este duelo inicial com Gonçalo Inácio (KIA CEED TCR), 2,8 segundos separam os dois mais rápidos na categoria e entre os Turismo 2. Beatriz Correia (Cupra TCR) é 3º em ambas as frentes, a seis segundos de Alves. A jogar em casa, Tiago Patrício Gouveia (Caterham Seven S3) surpreendeu a concorrência nos Turismo 3 e lidera.
Flávio Sainhas (Ford Escort MKI) está a dominar entre os Clássicos, numa rampa em que o covilhanense quer reforçar a liderança do campeonato. Terminou o dia com 3,1 segundos de avanço sobre Pedro Silva (VW Golf S16). Ricardo Loureiro (Ford Escort MKII) é terceiro. A jogar em casa, o piloto caramulense rodou 6,1 segundos mais lento do que Sainhas.
Entre os Legends, António Barros começou da melhor forma a sua tarefa de selar as contas do título nacional já no Caramulo. Colocou o seu BMW M3 a rodar 1,4 segundos mais rápido do que Filipe Macedo (Citroen Saxo). António Silva (Honda Civic) é terceiro, a 4,2 segundos de Barros.
Ns 1300, é Aníbal Rolo (Datsun 1200) que lidera, na frente do líder do campeonato José Salgado que, na subida de prova, andou muito mais lento do que nas de treinos, sendo de esperar que vá tentar recuperar neste dia final.
O programa deste domingo incluiu quatro subidas, começando às dez da manhã com treinos livres, sucedendo-se depois uma subida de treinos oficiais e duas de prova.