Qualificações divididas e com drama
Francisco Abreu, da Toyota Gazoo Racing Caetano, e José de los Milagros, da BMW España Motorsport, conquistaram as pole-positions para as corridas da ronda do Circuito de Madrid Jarama – RACE do Supercars España, em qualificações disputadas que tiveram os seus momentos de dramatismo.
Qualificação 1: Abreu faz a ‘pole’ e fica de fora
Foi sob um calor abrasador, e com bastante público presente no circuito madrileno, que a primeira qualificação teve o seu início e, em pista, também os momentos aqueceram.
Francisco Abreu foi o primeiro a sair das boxes com intuito de realizar rapidamente um tempo competitivo e, assim que realizou uma volta lançada, saltou para o topo da tabela.
No entanto, durante essa volta, o piloto madeirense não conseguiu evitar um ligeiro contacto com outro carro, o que lhe causou um furo. O piloto da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal não iria muito mais longe, saindo de pista na Curva Farina, pouco depois de ter cruzado a linha de meta, terminando aí a sua qualificação.
Apesar do infortúnio, e de alguns danos no seu Toyota GR Supra GT4 EVO2 que impediram que Francisco Mora tomasse parte na segunda qualificação, Francisco Abreu garantiu a pole-position para a primeira corrida do programa, apesar da aproximação de José Carlos Pires, que perdeu apenas 0,030s para o madeirense, também aos comandos de um carro japonês, mas no seu caso da Speedy Motorsport.
Na terceira posição ficou Roberto Faria, em Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, a dois décimos do tempo da pole-position e com apenas cinco milésimos de segundo para Nerea Martí, que colocou o BMW M4 GT4 (G82) da BMW España Motorsport no quarto posto.
Na sua primeira temporada na competição, Nuno Afonso, em Toyota GR Supra GT4 EVO2 da Gianfranco Motorsport, foi o mais rápido entre os pilotos da GT4 Pro-Bronze, ficando à frente de três pilotos a bordo de Mercedes AMG GT4 - Jonathan Engström (CV Performance x JP Motorsport, Max Huber e Guillermo Aso (ambos da NM Racing Team).
Miguel Lobo, outra novidade no paddock este fim de semana, aos comandos do Toyota da Batina Racing, assinou uma boa estreia na categoria, sendo o terceiro mais rápido da GT4 Pro-Bronze imediatamente à frente de Vasco Oliveira, que ao volante de um Aston Martin Vantage AMR GT4 EVO, assistido pela Racar Motorsport, foi o melhor entre os GT4 Bronze.
Javier Macias, que ontem já tinha dado boa conta de si com o BMW M4 GT4 (G82) da Promotion Motorsport, foi o melhor da GT4 Am, alinhando para a corrida de amanhã do décimo quarto posto da geral.
Na posição imediata ficou o BMW M4 GT4 (F82) da Autoworks Motorsport, que a jogar em casa assegurou a pole-position da GTX através de Héctor Hernández, que teve uma forte luta com o jovem Alejandro Iribas, em Ligier JS2R da Chefo Sport by Petrogold, ficando os dois separados por seis décimos de segundo.
Na divisão Cup assistiu-se também a um intenso duelo que já vinha sendo prometido desde os testes de ontem. Rui Miritta, em Porsche 911 Cup da Monteiros Competições, acabou por levar a melhor face a Marcus Fothergill, em carro semelhante da Tockwith Motorsports, distando os dois menos de um segundo.
Tomás Martins esteve em planos de destaque entre os Ginetta G40 da FPAK Junior Team, inscritos na divisão TC, superando neste particular duelo do FPAK Junior Team, Tomás Gomes e Diogo Castro.
Santos da casa fazem ‘Milagros’
Da parte da manhã, o BMW M4 GT4 (G82) da equipa oficial espanhola já tinha evidenciado uma performance muito competitiva, o que foi confirmado por Nerea Martí na primeira qualificação, com o quarto posto, mas José de los Milagros estava numa missão – conquistar a pole-position frente ao seu público.
O piloto de Madrid realizou uma volta ao ataque, parando o cronómetro em 1m37,194s, aniquilando o recorde assinado o ano passado por Filip Vava, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, em 0,584s.
Contudo, a sessão foi interrompida devido a um toque entre Aubrey Hall e Rui Miritta na travagem para a Curva Fangio, obrigando a uma longa interrupção, o que deixou para os últimos momentos uma decisão quanto ao autor da pole-position.
Foram diversos os pilotos que saíram para a pista, quando o sinal verde se acendeu nas boxes, mas nenhum deles conseguiu superar a marca do piloto da BMW Motorsport España, que conquistou a ambicionada pole-position por mais de dois décimos de segundo face a Tomás Gomes que, com uma boa volta aos comandos do Toyota da Speedy Motorsport, conquistou um bom segundo lugar.
Nas costas destes dois pilotos assistiu-se a mais uma batalha pela primazia nos GT4 Pro-Bronze entre a Gianfranco Motorsport e a Batina Racing. No final, Alexandre Areia impor-se-ia a Orlando Batina por 0,069s, numa decisão concretizada nos momentos finais da sessão.
Na luta pela primazia dos GT4 Bronze, foi a vez do estreante colombiano Andrés Prieto (Mercedes AMG da NM Racing Team) levar a melhor frente ao Aston Martin pilotado por Francisco Carvalho (Racar Motorsport), ficando os dois separados por meio segundo.
Já no final da sessão, Smörg garantiu a perfeição para a Promotion Motorsport, assegurando aos comandos do BMW da equipa espanhola mais uma pole-position para juntar àquela que Javier Macias tinha assinado na primeira qualificação.
Na GTX, Borja Hormigos manteve a Autoworks Motorsport no topo da divisão para conquistar mais uma pole-position, batendo Ángel Santos, no Ligier da Chefo Sport by Petrogold, com estes dois protagonistas a ficarem muito próximos.
Na Cup, foi a vez de Marcus Fothergill levar a melhor face a Rui Miritta, tendo os dois continuado o seu duelo, ao ficarem separados por menos de um segundo.
No entanto, o piloto da Tockwith Motorsport foi penalizado por ter cruzado o traço continuo que delimita a entrada nas boxes, perdendo as suas três melhores voltas, o que atirou para o final da grelha de partida e promoveu o seu rival da Monteiros Competições ao primeiro lugar da divisão.
Ainda assim, está prometida uma luta interessante entre estes dois contendores nas corridas de amanhã.
Entres os ‘jovens lobos’ da FPAK Junior Team, na divisão TC, foi a vez de Martim Romão ser o mais forte, deixando no seu encalço João Faria e Rodrigo Vilaça.