500 Milhas ACP: Vitórias discutidas ao segundo na edição dos 20 anos

Mais uma edição das 500 Milhas ACP e mais uma prova marcada por uma extrema competitividade, com as vitórias nas diferentes categorias a serem discutidas ao segundo até aos últimos quilómetros. Apesar do intenso calor – nalgumas regiões registaram-se temperaturas superiores aos 40 graus – 50 dos 60 automóveis clássicos que aceitaram o desafio de percorrer os cerca de 700 quilómetros da icónica Estrada Nacional 2, entre Olhão e Vila Real, chegaram ao controlo final. 


Depois de duas décadas a percorrer Portugal de uma ponta à outra, as 500 Milhas ACP reforçam-se como um dos mais emblemáticos e maiores ralis de regularidade da Península Ibérica. A aposta na valorização da história automóvel e na promoção do território português continua a dar frutos e o entusiasmo com que a 20ª edição foi vivida já faz antever uma próxima ainda mais memorável. 


Apesar da dureza do percurso e das temperaturas elevadas registadas ao longo do trajeto, o número de desistências foi residual, confirmando a fiabilidade das máquinas e a excelente preparação das equipas. 


Disputa ao segundo em todas as categorias 
No plano desportivo, as vitórias nas três categorias foram discutidas ao segundo e com várias alternâncias na liderança ao longo do percurso. 
Aos comandos de um magnífico Jaguar Mark II de 1960, a dupla Frederico Valsassina/Vasco Mendes assegurou o triunfo na Categoria E, reservada a automóveis produzidos entre 1951 e 1960. A cerca de meio minuto, nos restantes lugares do pódio, terminaram as equipas Álvaro Serrão/ Berta Rocha (MG A (1959) e Manuel Franco de Sousa/Eduardo Franco de Sousa em carro idêntico. 


Depois de 700 quilómetros e cerca de 16 horas ao volante, a vitória na Categoria F (automóveis produzidos entre os anos 61 e 70) foi decidida por uns incríveis oito décimos de segundo. Triunfo da dupla Rodolfo Serrano/Andreia Serrano num Volkswagen Buggy (1968), precedendo José Manuel Matos/Rui Martins num Volvo 144 S (1968) e David Pereira Coutinho / David Velez num Morris Mini Cooper S (1967), que ficou a escassos 6,9 segundos do líder. 


Na Categoria G (carros entre 1971 e 1980), a equipa Luís Miguel Garcia/João Serôdio, num Ford Granada 2300 Coupé de 1973 levou de vencida Gonçalo Ribeiro Pinto/António Leal Machado (BMW 3.0 CSI de 1973) por apenas 3,5 segundos, enquanto Bruno Camões e Vasconcelos/António Caldeira num Porsche 911 (1974) asseguraram o derradeiro lugar do pódio. 


A edição de 2025 das 500 Milhas ACP ficou ainda marcada pela formalização de um protocolo entre o ACP Clássicos e a Associação de Municípios da EN2, reforçando o papel do evento na promoção do património rodoviário, cultural e turístico das regiões atravessadas.