C1 Eurocup: competitividade e espírito de equipa na festa das 24H C1 no Circuito do Estoril

- WallUp Woodlab (PRO), Mafra C1 Team (AM), Autocloche (GEN 1), JWBird 1 (UK), Oeste Racing 1 (BE), BM Sport DK 1 (DK) são os grandes vencedores

- 176 pilotos, 39 C1’s e recorde de 10 nacionalidades na estreia das 24H C1 no Circuito do Estoril

- Formato inédito 3X8H muito aplaudido ao privilegiar o espírito de convívio e proporcionar 4 dias de festa para pilotos, equipas e público

- O novo Microlino by C. Santos VP fez parte da festa nas 24H C1 Estoril

Emoção e competitividade marcaram as 24H C1 Estoril, que encerraram com chave de ouro este domingo. A competição icónica promovida e organizada pela Motor Sponsor, e disputada com os emocionantes e irreverentes C1, desenrolou-se ao longo de 4 dias que se revelaram uma verdadeira festa, dentro e fora de pista, com o sol e a chuva a fazerem-se sentir e a contribuirem para o espetáculo.

A prova rainha da C1 Eurocup reuniu uma grelha composta por 39 C1’s, com 24 estruturas nacionais e 15 formações estrangeiras, 176 pilotos na luta pelo triunfo e um número recorde de 10 nacionalidades ao cronómetro: Portugal, Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Dinamarca, Escócia, Estados Unidos da América, República Checa, Inglaterra e Países Baixos.

Um fim de semana de festa, em que o público teve a oportunidade de estar em pista junto de todas as viaturas durante a formação da grelha na sexta-feira e, durante 4 dias, teve acesso gratuito à bancada A, paddock, boxes e pitlane, a par de uma zona social e de lazer, com tenda e box lounge exclusiva, e uma praça de alimentação, com 4 estações de street food. Zonas de convívio por excelência que foram muito apreciadas por todos ao longo das 24H C1 Estoril e que beneficiaram o contacto entre pilotos, equipas e adeptos.

Já em pista, o evento contou com treinos privados na quinta-feira, 5 de dezembro, seguindo-se 3 dias de competição com um formato inovador de 3X8H: 1 período de 8H realizado entre sexta-feira e domingo, respetivamente, e o cronómetro a contar em contínuo. Um formato que manteve intacto o espírito das 24H, mas que colocou novos desafios a todas as estruturas na luta pelo triunfo em cada classe: PRO (Image removed., AM (13), GEN1 (3), UK (9), BE (4) e DK (2).

No primeiro momento oficial em pista, os treinos cronometrados, a melhor marca de todo o pelotão foi assinada pela Oeste Racing 1, equipa belga a militar no C1 nº 143. Porém, este foi apenas um aperitivo para o que estava por vir, a jornada de 24H. Uma corrida que centraria todas as atenções e que, antes de começar, teve um Microlino, marca recém chegada a Portugal pela mão do C. Santos VP, a realizar a volta de safety car na abertura da prova.

Nos 3 dias de corrida, a emoção foi palavra em todas as classes. Na PRO, o triunfo acabaria por sorrir ao C1 nº 330, da WallUp Woodlab, formação composta por Jorge Passanha, Pedro Antunes e Gonçalo Gaivão, que haviam terminado o dia de sexta-feira e sábado na frente, mantendo a mesma toada este domingo. No final, os pilotos destacaram: “Queremos agradecer a toda a equipa e em particular aos mecânicos. O carro esteve impecável, nem uma avaria e a vitória é deles”, acrescentando, “queremos destacar o trabalho de boxes, o espírito de equipa e nós também guiámos qualquer coisa”, referiram entre risos. Na discussão do segundo posto, a TZI Designs Racing Team, com o C1 nº 33 de António Ferreira, Reinaldo Fonseca, Tiago Mesquita, João Moreira, superiorizou-se ao C1 nº 22 da Termolan, de João Lousada, José Artur Teixeira, André Moura, André Ferreira, Estevão Oliveira e Raul Delgado.

Na AM a vitória foi muito disputada entre duas estruturas estreantes. No final, o triunfo foi alcançado pela Mafra C1 Team, no C1 nº 264, equipa formada por Pedro Baiona, Paulo Fiúza, António Baiona, Carlos Silva, Gonçalo Boaventura, Alexandre Alves e Dario Alves. “O Paulo acreditou, nós todos acreditámos e o segredo desta vitória é a consistência da equipa e esta vitória é dedicada a Mafra. Mafra Sempre!”, referiram no final. O lugar intermédio do pódio foi assim obtido pelo C1 nº 80 da L&P Racing, formada por Luís Alcino, Pedro Cruz, Pedro Alves e Filipe Ferreira. No terceiro posto terminou a TimGuinvest de Hugo Antão, Guilherme Antão, Paulo Manso, Helder Assunção, no C1 nº 38.

A GEN 1 viveu um carrossel na troca de líderes ao longo de todo o evento e no final a vitória foi assinada pelo C1 nº 111 da Autocloche, que alinhou com Pedro Escarigo, Pedro Pinto, João Tiago Godinho, Pedro Faustino, Emanuel Saraiva e Nuno Farias, pilotos que comentaram: “No meio de muitos azares conseguimos vencer. A assistência esteve muito bem e estamos muito felizes.” A segunda posição foi ocupada pelo C1 nº 89 da AISIN – Japopeças, equipa formada por João Viegas, André Marques, André Araujo, Ricardo Ferreira e Ricardo Leitão. O pódio foi fechado pelo C1 nº 27 da Formula F, estrutura de Paulo Santos, Alexandre Nabuco, Rafael Antunes e António Cristas.

Na classe UK a liderança esteve nas mãos da JWBird 1 deste o primeiro dia e assim se manteve até ao final. A equipa do C1 nº 347, composta por Philip House, Paul O'Neill e Nicholas Beaumont foi assim a vencedora do fim de semana, sublinhando: “Muito obrigado por este excelente evento, muito bem organizado e no qual fomos muito bem recebidos, adorámos.” No segundo posto ficou o C1 nº 346 da Emax Motorsport 3, com James Little, Jake Little, David Alstadter e Stuart Ratcliff, com o pódio a ser completado pelo C1 nº 449 da JWBird 3, com Paul Dehadray, Kieran Griffin e Joe Roach.

A classe BE teve como vencedor a Oeste Racing 1, no C1 nº 143, equipa de Calvin de Groot, Andy Gaban, Lancelot Alsteens e Maxime Alsteens que liderou todo o evento. “Vencemos hoje, foi ótimo. A pista é muito desafiante e estamos muito satisfeitos com o trabalho levado a cabo por toda a equipa.” O segundo posto foi alcançado pelo C1 nº 283 da Emax Motorsport 4, conduzido por James Little, Jake Little, David Alstadter e Stuart Ratcliff. A terceira posição ficou nas mãos do C1 nº 243 da Oeste Racing 2, com Laura Vos, Filip Bartos, Laurenz Rühl, Laszlo van Houwelingen e Mathias Ronzani.

Na classe DK o triunfo foi para o C1 nº 455 da BM Sport DK 1, estrutura formada por Per Bernd, Bent Dyhre Hansen, Sebastian Petersen e Torben Nielsen. “Estamos muito felizes com a vitória, foi uma grande corrida. Gostamos muito do formato de 3X8H e obrigado por nos receberem. E no próximo ano estaremos de volta com toda a certeza.” A segunda posição ficou nas mãos do C1 nº 451 da MHO-Co, com Mik Henriksen Frederik Mark Henriksen, Nick Stentved e Joachim Lee Holmstoel.

Uma prova que Ricardo Leitão, gestor operacional da Motor Sponsor e responsável pela relação com Pilotos e Equipas, enaltece: “Arriscámos um formato inédito e a aposta está ganha. Termos 176 pilotos, 39 C1’s e um recorde de 10 nacionalidades na estreia das 24H C1 no Circuito do Estoril deixa-nos muito satisfeitos. Foram 4 dias de verdadeira festa. Em pista a prova foi marcada pela competitividade e incerteza, com muito equilíbrio em cada classe, e fora de pista sobressaiu o grande ambiente e convívio vivido entre todos. Ver a satisfação e sorrisos no rosto de pilotos, equipas e público é muito gratificante e o melhor que levamos de cada fim de semana. Obrigado à ACDME por todo o trabalho e uma palavra em especial para os Comissários Desportivos, que tiveram uma longa jornada pela frente. Os melhores resultados alcançam-se em equipa e foi isso que aconteceu este fim de semana. Muito obrigado a todos!”