Campeonato de Portugal de Karting Toyota com corridas escaldantes em Braga

Hugo Marreiros, Luís Aguiar, Nuno Portela, Martim Meneses, Leonor Rocha, Francisco Correia, Miguel Barbosa e Margarida Soeiro venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, a contar para a quarta jornada dupla que está a decorrer no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

 Com 73 participantes, a quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota proporcionou hoje excelentes corridas no traçado de Braga, apesar das altas temperaturas. Na categoria X30, Martim Meneses (CRG) – campeão nacional em título – regressou à categoria X30 Sénior em Braga e começou por obter a pole-position na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 52,265s. Na manga de qualificação, contudo, foi Max Radeck (CRG) a conseguir bater toda a concorrência, terminando na frente de António Macedo (CRG), dois pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final. Martim Meneses e o líder do campeonato, Santiago Alves (Parolin) partiram logo atrás, da segunda linha.

A corrida decisiva, que teve 18 voltas, teve Max Radeck como primeiro líder, mas Martim Meneses assumiu o comando ainda na fase inicial e depois manteve um ritmo forte e consistente, sem permitir a aproximação dos seus adversários. O jovem madeirense coroou o regresso às competições nacionais com a vitória no sábado, sendo acompanhado no pódio de Braga por Radeck e por Rafael Rajani (TBKart), novamente bastante competitivo.

João Domingos Barros (CRG) foi uma das figuras da Final, pois recuperou nada menos de 11 posições (!) e terminou a Final de Braga às portas do pódio, logo na frente de Tomás Gomes (TBKart), que completou o top 5, após uma boa prestação.

Gabriel Caçoilo (LN) foi sexto classificado e recuperou pontos no campeonato a Santiago Alves, apenas oitavo na Final, atrás de António Macedo, que chegou a lutar pelo top 3.

Pedro Barbosa (CRG) foi outro piloto em destaque pois fez sete ultrapassagens e terminou em nono, com Bernardo Pinto (Tonykart) a completar os 10 primeiros na prova de sábado.

Categoria X30 Super Shifter

Hugo Marreiros (Tonykart) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados à geral e na Master, com uma volta em 50,927s. Na manga de qualificação, venceu Luís Aguiar (TBKart), na frente de Afonso Barata (KR), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final com João Nunes (Tonykart) e João Santos (BRM) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, Luís Aguiar fez um excelente arranque e colocou-se na liderança, a qual a manteve até à última volta, altura em que Hugo Marreiros – que arrancou da oitava posição – conseguiu assumir o comando e vencer a corrida (!), com a volta mais rápida em 51,918s, quer à geral quer na classe Master. Luís Aguiar foi assim segundo classificado e o primeiro na classe Sénior, na frente de Afonso Barata que completou o pódio à geral e garantiu o segundo posto na Sénior. 

Joseph Oliveira (Lenzokart) terminou no quarto lugar e no terceiro entre os seniores e João Nunes (Tonykart) fechou o top-5 e foi quarto classificado na classe Sénior.

Bruno Frota (Sodikart) cruzou a meta na sexta posição, sendo segundo na classe Master, enquanto Nuno Portela (Birel ART), que foi sétimo classificado à geral, venceu a classe Gentleman, resistindo aos ‘ataques’ de Rui Pires (Kali Kart), segundo na Gentleman.

João Santos (BRM), que no início rodou no quarto lugar à geral, foi o nono classificado e fechou o top-5 na classe Sénior. João Dias (Tonykart) completou o pódio na Gentleman.

Pior sorte teve Mário Borges (Maranello), que foi forçado a abandonar na quarta volta, assim como Sérgio Carvalho (Lenzokart) na décima volta.

Categoria Júnior

Duarte Alves (LN) conseguiu a pole-position na sessão de treinos cronometrados da X30 Júnior, conseguindo uma volta em 53,462s. Contudo, na manga de qualificação, Leonor Rocha (TBKart) foi a mais forte e terminou na frente de Afonso Lopes (Kart Republic), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. Duarte Alves e José Pedro Pinto (Kart Republic) partiram logo atrás, da segunda linha.

Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, chegou a passar pela frente do pelotão, mas Leonor Rocha assumiu o comando à passagem da quinta volta e depois resistiu à forte pressão de Afonso Lopes e Duarte Alves, que, assim, subiram ao pódio bracarense ao lado da piloto de Ponte de Lima.

Beatriz Costa (CRG) esteve em bom plano e conseguiu o quarto lugar, enquanto Tomás Carapucinha (Birel ART) fez uma corrida de recuperação e também terminou dentro do top 5. Uma penalização (carenagem frontal) relegou Mário Silva Lora (DR) para o sexto lugar final e o rookie Guilherme Pereira (BRM) mostrou o seu potencial ao conseguir o sétimo posto na corrida decisiva.

Vicente Rodrigues (Maranello) continua a sua evolução e foi o oitavo classificado, logo na frente de Francisco Sousa (Maranello) e de José Pedro Pinto, que foi obrigado a abandonar.

Categoria X30 Mini

Miguel Martins (TBKart) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados, com o registo de 59,074s. Na manga de qualificação, venceu Francisco Correia (CRG), na frente de Miguel Martins, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Mateus Gomes (DR) e Artur Loureiro (TBKart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 17 voltas, Francisco Correia largou da pole-position, mas logo a seguir Santiago Barros (CRG) assumiu o comando, tendo, contudo, na terceira volta, Francisco Correia recuperado a liderança. A partir de então, assistiu-se até final a uma luta muito intensa entre vários pilotos pelo primeiro lugar. Contudo, Francisco Correia conseguiu levar a melhor sobre a concorrência e cruzou a meta com uma escassa vantagem (0,084s!) sobre Gustavo Oliveira (CRG), terminando logo a seguir Miguel Martins, Duarte Rodrigues (DR) e Mateus Gomes (rubricou a volta mais rápida em 1m00,066s) no top-5.

Contudo, Miguel Martins sofreu uma penalização e caiu para o oitavo lugar, enquanto Mateus Gomes foi desclassificado por alegada infração técnica. Assim, Francisco Iglésias (Birel ART) garantiu o quarto lugar, na frente de Tomás Soeiro (DR) que fechou o top-5. Gastão Neto (KR) foi o sexto classificado, seguindo-se Lourenço Antunes (Birel ART), Miguel Martins, Santiago Barros (apesar de ter caído da segunda para a última posição na 12.ª volta) e Tomás Fontes (Tonykart) que encerrou o top-10, piloto que no início da época fraturou um braço na categoria Cadete, evoluiu agora para a X30 Mini. Giovanni Glimore (Tonykart) terminou no 11.º lugar, enquanto Martim Gomes (Birel ART) e Artur Loureiro foram forçados a abandonar.

Categoria Cadete

Na sessão de treinos cronometrados da Cadete, João Diogo Barros (Alonso Kart) conseguiu mais uma pole-position na sua (curta) carreira, com uma volta em 1m01,537s. Na manga de qualificação, Miguel Barbosa (Kart Republic) conseguiu bater toda a concorrência e venceu na frente de Guilherme Aguiar (TBKart), com ambos a partilharem a primeira linha da grelha para a Final. João Diogo Barros e Manuel Miranda (FA) partiram logo atrás, da segunda linha.

Na corrida decisiva, disputada em 11 voltas, Miguel Barbosa esteve sempre muito concentrado e conseguiu defender a sua liderança dos ataques de João Diogo Barros, vencendo com 0,092s de vantagem sobre o jovem piloto do Cartaxo. Com este resultado, Miguel Barbosa reforçou o comando do campeonato. Guilherme Aguiar garantiu mais top 3 esta época e também subiu ao pódio de Braga.

Com um bom andamento, Bernardo Sequeira (Kart Republic) recuperou até ao quarto lugar e terminou logo na frente de Raul Vilarinho (Kart Republic), com Luís Fernandes (Parolin), autor de uma excelente recuperação, logo atrás. Manuel Miranda, de apenas 6 anos, voltou a mostrar que tem um futuro risonho e foi sétimo na Final, seguido pelos também promissores Duarte de Deus (Birel ART), Rodrigo Carreira (Kart Republic) e Tomás Raposo (CRG).

Categoria Iniciação

Margarida Soeiro (Parolin) foi a mais rápida na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 1m27,934s. Na manga de qualificação, venceu Afonso Salgado (Birel ART), na frente de Margarida Soeiro, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Frederico Portilho (Birel ART) e a Breno Arruda (Parolin) arrancarem logo atrás, na segunda linha.

Na Final, disputada em 5 voltas, a partida foi bastante atribulada e quem acabou por se impor na frente do pelotão foi Margarida Soeiro, tendo depois feito uma corrida praticamente sozinha, rumo a mais uma vitória em Finais do campeonato.

Na segunda posição terminou o estreante absoluto Dinis Vilarinho (Birel ART) com a volta mais rápida em 1m27,372s, na frente do espanhol Minh Pita (Parolin) que completou o pódio. Guilherme Portilho (Birel ART) garantiu o quarto lugar e Afonso Salgado fechou o top-5, apesar de ter caído para a última posição no início da corrida.

Otávio Amorim (Birel ART) foi o sexto classificado, na frente de ´Frederico Portilho e de Breno Arruda, respetivamente. Menos sorte teve o espanhol Mauro Cubela (Topkart) que foi forçado a abandonar logo após a partida.

  Amanhã, entre as 08h00 e as 15h05 cumpre-se o segundo dia desta quarta jornada dupla em Braga, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h45.