125 inscritos entre os Clássicos para celebrar centenário da cidade de Vila Real
Esperam-se três dias de grande festa no Circuito Internacional de Vila Real, com os mais de 125 inscritos nos Campeonatos de Portugal de Velocidade da ANPAC a colorir a celebração dos cem anos de Vila Real como cidade e a edição número 54 do evento transmontano.
De 4 a 6 de julho, o histórico Circuito Internacional de Vila Real (CIVR) volta a ser palco de uma jornada memorável dos Campeonatos de Portugal de Velocidade organizados pela ANPAC — Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos. A 54.ª edição do CIVR tem um sabor especial, uma vez que se celebra o centenário da elevação de Vila Real a cidade, numa simbiose perfeita entre a tradição urbana e o património do desporto motorizado nacional.
As competições da ANPAC e a cidade de Vila Real têm uma ligação forte, que se traduz em grelhas bastante preenchidas em qualquer edição do Circuito Internacional e com muitos pilotos locais, mas nunca deixa de impressionar a espetacular lista de inscritos, ano após ano, num claro esforço dos pilotos para reunir condições e demonstrar a sua perícia nas ruas da cidade transmontana. Estes estarão divididos entre os Campeonatos de Portugal de Velocidade de Clássicos/Legends 1300, Clássicos, Legends e Super Legends.
É no Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e Legends 1300 (CPVCL 1300) que encontramos o maior número entradas para a terceira jornada da temporada, destacando-se a presença de 13 Citroën C1 que compõem a categoria City. As 46 inscrições no CPVCL 1300 dividem-se, ainda, pelas categorias Legends 1300, Clássicos, Desafio ANPAC e Stock Cup, com Paulo Mendes (Citroën AX Sport) a assumir a liderança da classificação absoluta deste Campeonato e na categoria Legends 1300, seguindo-se Carlos Cruz (Datsun 1200), que é o primeiro classificado entre a categoria Clássicos, e Daniel Gouveia (Fiat Punto 85 S) – primeiro entre o Desafio ANPAC.
Ainda no CPVCL 1300, na categoria City, é Pedro Antunes o primeiro classificado, enquanto na Stock Cup é Frederico Formiga, ao volante de um Honda Jazz, quem lidera.
Após as passagens pelo Estoril e Monteblanco, o pelotão do Campeonato de Portugal de Velocidade Legends (CPVL) apresenta-se em Vila Real com 33 inscritos e com a presença da dupla Jean-Philippe Imperato e Carlos Tavares (BMW e 30 M3), assíduos no circuito citadino transmontano. Luís Liberal (BMW E30 M3) mantém a liderança da classificação absoluta do CPVL e na categoria L99, seguindo-se Joaquim Soares (BMW M3 E36), também da L99, e Paulo Lima (BMW E30 M3), que também é primeiro na categoria L90.
Entre os pilotos da Taça Legends 1600 é Miguel Matias (Citroën Saxo) o primeiro classificado, enquanto na Taça Legends 2000 é José Miguel Almeida (Honda Integra Type R). Já entre os Legends Trophy, é Hugo Ferreira (Renault Spider) quem lidera a tabela.
Com mais de três dezenas de carros inscritos para a prova vila-realense, no Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends, os pilotos estarão distribuídos pelas categorias Super Extra, Super Turismo e Super Trophy, pilotando máquinas como o Ford Puma, Lotus Elise e os muitos Honda Type R da TypeR Legacy Cup.
Em termos de classificação absoluta, é Francisco Gonçalves (Lotus Elise) quem lidera, assim como entre os concorrentes da Super Extra. Gonçalves é secundado por Eduardo Machado (Honda Type R) da categoria Super Turismo – mas é Nuno Figueiredo, com um Honda Civic Type R, que ainda terá Pedro Cerqueira também aos comandos, que lidera esta categoria - e por Eleutério Duarte (que divide um Renault Clio RS com Telmo Nunes) da categoria Super Trophy.
As competições ANPAC em Vila Real são, ainda, compostas pelos míticos carros e pilotos do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos. São quase vinte os inscritos, divididos entre os H71, H75, H81, Grupo 1 e Grupo 5, com máquinas das marcas Porsche, Ford, BMW e Mazda.
Entre os H75 podemos contar com a presença de João Macedo Silva (Porsche 911 RSR), Bruno Santos (Porsche 911 RSR) e Rui Costa (Ford Escort RS 1800), que são, ao tempo, líderes da classificação absoluta do CPVC e da sua categoria.
Entre os pilotos do Grupo 5, é a dupla do Mazda RX2 Capella Carlos Fernandes e Marco Pinto quem lidera a classificação.
Os pilotos da ANPAC voltarão a oferecer um fim de semana repleto de emoção, desta vez num traçado urbano carregado de história e simbolismo. Em pleno centenário da elevação de Vila Real a cidade, o icónico circuito transmontano será o palco ideal para celebrar a velocidade, a paixão pelo desporto automóvel com uma comunidade que bem conhece estes protagonistas.