Corridas conjuntas dos Super Legends e Clássicos deu vitórias repartidas entre Francisco Gonçalves e João Macedo Silva

• Francisco Gonçalves venceu a primeira corrida dos SuperLegends e Clássicos com João Macedo Silva a ser segundo. O primeiro foi o melhor dos SuperLegends, o segundo dos Clássicos

• João Macedo Silva levou o seu Porsche 911 RSR a segunda vitórias nos Clássicos, juntando a vitória à geral, mas Francisco Gonçalves não foi tão feliz e foi forçado ao abandono.

• As duas corridas conjuntas dos Super Legends e dos Clássicos ofereceram um enorme espetáculo, com a segunda manga a ser palco de uma luta sem quartel pelo pódio.

• A próxima jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends e dos Clássicos será realizada no Circuito Internacional de Vila Real nos dias 5 e 6 de julho.

Os Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos e Super Legends uniram esforços para esta segunda jornada realizada este fim de semana no Circuito de Monteblanco, traçado andaluz com 3,926 km e 18 curvas para rodos os gostos. Um desafio para os pilotos e a oportunidade de internacionalizar a competição lusa.

Contas feitas, estiveram mais de trinta automóveis em pista para enfrentar uma sessão de treinos livres essencial para alguns descobrirem a pista e todos encontrarem as melhores afinações para a pista espanhola. Calor intenso, sempre uma dificuldade acrescida para os automóveis clássicos, brindou todos os pilotos ao longo do fim de semana.

Cumprida a sessão de treinos livres, a qualificação foi deveras interessante com as muitas lutas entre carros de competições diferentes a darem um colorido diferente. Contas feitas, João Macedo Silva conseguiu colocar o Porsche 911 RSR na “pole position” sendo, também, o mais veloz dos Clássicos, na frente de Bruno Santos, segundo entre os Clássicos. Por seu turno, Francisco Gonçalves levou o Lotus Elan à segunda fila na grelha de partida, dominando entre os Super Legends. O Grupo 1 teve como piloto mais rápido o Bruno Lima (Ford Escort RS2000).

Nos Clássicos H75, liderança para João Macedo Silva seguido de Bruno Santos e Cláudio Vieira, todos em Porsche 911 RSR. Nos Clássicos Grupo 5, João Novo (Ford Escort) foi o mais rápido seguido de Marco Pinto (Mazda RX2). Já entre os Super Legends, Francisco Gonçalves (Lotus Elise) foi o mais veloz na categoria Super Extra, seguido de Frederico Formiga (Seat Leon MKII) e Hélder Moura (Volvo 850R).

Nos Super Turismos o mais veloz foi Eduardo Machado, seguido de Sérgio Monteiro. A terceira posição foi para Valdemar Nóvoa e Ricardo Pereira. Nos Super Trophy, António Duarte (Renault Clio) foi o melhor seguido de Eleutério Duarte (Renault Clio) e de Estevão Oliveira acompanhado por Luís Delgado (Honda Type R). Apenas dois pilotos tiveram o azar do seu lado e não conseguiram estar presentes nesta sessão: Pedro Bethencourt (Porsche 934) e Manuel Moura Teixeira (Porsche 911 RS).

A primeira corrida arrancou com o domínio dos Clássicos, que durou apenas algumas curvas. João Macedo Silva foi para o comando da corrida seguido de Bruno Santos. Rapidamente Francisco Gonçalves trouxe para as primeiras posições o seu Lotus Elise, enquanto mais atrás as lutas entre os pilotos dos Honda Type R entretiveram quem assistia à corrida.

Francisco Gonçalves foi pressionando João Macedo Silva, depois de se ter desenvencilhado de Bruno Santos que, nesta altura da corrida, tinha perdido posições para João Novo (Ford Escort), Cláudio Vieira (Porsche 911 RSR) e Rui Costa (Ford Escort RS1800). Entretanto, noiva cambiante na corrida, com Bruno Santos a pressionar Rui Costa depois de passar por João Novo, ao mesmo tempo que Francisco Gonçalves passava pelo Porsche de Macedo Silva.

Com o Porsche 911 RSR a funcionar melhor depois de um início mais complicado, Bruno Santos decidiu atacar o pódio. Primeiro passou por Rui Costa, depois aproximou-se de Cláudio Vieira. Na frente estava Francisco Gonçalves, mas com João Macedo Silva a pressionar bastante e a acabar a corrida perto dos escapes do Lotus Elise. Por outro lado, Bruno Silva conseguiu passar pelo Porsche 911 RSR de Cláudio Vieira e, assim, reclamar o lugar mais baixo do pódio. Depois entrou em pista o “Safety Car” e a corrida terminou atrás dele sem que as últimas voltas tivessem a oportunidade de altera a classificação final.

Atrás deste conjunto de pilotos Rui Costa e João Novo decidiram entre si o fecho do Top 5 que sorriu ao primeiro. Longe ficou António Soares, que com Frederico Formiga, Tiago Santos e Abel Marques. Fora deste Top 10 ficou o estridente Mazda RX2 de Marco Pinto.

Quanto às diversas categorias do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, naturalmente que João Macedo Silva venceu na competição e na classe H75, seguido de Bruno Silva, Cláudio Vieira, Rui Costa, António Soares (Ford Escort RS1600), Manuel Moura Teixeira (Porsche 911 RS) e Rui Alves (Ford Escort RS 1600). O Grupo 5 foi dominado por João Novo seguido do Mazda de Marco Pinto. Finalmente, nos H81 o melhor foi Pedro Bethencourt no Porsche 934, enquanto no Grupo 1 vitória para Bruno Lima (Ford Escort RS 2000).

Já no Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends, o melhor na categoria Super Extra foi Francisco Gonçalves, seguido do rapidíssimo Seat Leon de Frederico Formiga. O VW Golf de Ricardo Oliveira e Pedro Oliveira ficou com o terceiro lugar, seguindo-se o Ford Puma de Jorge Rocha e o VW Golf de Vicente Serrão, com o Volvo 850R de Hélder Moura a abandonar a corrida. Entre os concorrentes a categoria Super Trophy, que engloba os modelos da Type R Legacy Cup, a vitória foi para Eleutério Duarte (Renault Clio), seguido de António Duarte (Renault Clio), fechando o pódio o Honda Type R de Luís Mendes. Seguiram-se Nuno Figueiredo, Estevão Oliveira, João Ventura, Bruno Salgado e Pedro Barbosa. Mico Mineiro teve azar e foi forçado ao abandono.

Quanto aos pilotos dos Super Turismo, Abel Marques foi o melhor com o seu Honda Civic Type R, seguido de Eduardo Machado e Valdemar Nóvoa, ambos em Honda Civic Type R e que fecharam, assim, o pódio. Seguiram-se João Saramago e Nuno Santos, ambos em Honda Civic Type R. Infelizmente, Rúben Fernandes (Renault Clio) não conseguiu participar na corrida.

A segunda corrida dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos e Super Legends foi disputada debaixo de muito calor e isso acabou por ter influência no resultado da prova.

Lançada nos mesmos pressupostos da primeira manga, esta segunda corrida viveu durante seis voltas com a luta entre Francisco Gonçalves e João Macedo Silva. O piloto do Porsche 911 RSR pressionou muito o Lotus Elise verde e volvidas seis passagens pela linha de meta, o carro britânico entendeu que estava demasiado calor e deixou Francisco Gonçalves apeado e desolado nas boxes. Ainda terminou classificado na 24ª posição e último dos Super Extra.

Macedo Silva viu cair-lhe no colo uma liderança que muito pressionou para alcançar e foi-se embora, divertindo-se até cruzar a linha de meta como vencedor, fazendo o pleno de vitórias nas quatro provas disputadas até agora pelo Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos. Para os lugares do pódio, Cláudio Vieira, Bruno Santos e Rui Costa tiveram a companhia do Ford Escort RS de João Novo, até que o carro da oval azul de amarelo pintado voltou às costas ao seu piloto.

Assim, os dois Porsche 911 RSR mantiveram-se na frente do Ford Escort RS 1800 de Rui Costa e reclamaram um pódio totalmente ocupado por máquinas vindas de Weissach. Mas a luta foi muito, muito intensa e o espetáculo garantido por estes pilotos. Ainda dentro do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, lamentar o abandono de Pedro Bethencourt, que estava a levar o poderoso Porsche 934 Turbo á vitória nos H81, e do Mazda RX2 Capella de Carlos Fernandes.

Contas feitas, vitória de Macedo Silva nos H75 seguido de Cláudio Vieira, Bruno Santos, Rui Costa, António Soares (Ford Escort RS), Tiago Santos (Porsche 911 RSR) e Manuel Moura Teixeira (Porsche 911 RS). Bruno Lima levou o Ford Escort RS 2000 à vitória no Grupo 1.

Olhando ao Campeonato de Portugal de Velocidade Super Legends, o abandono de Francisco Gonçalves abriu a oportunidade de assistirmos a um vencedor diferente. E Frederico Formiga não deu muitas chances de o nome ser outro na lista de vencedores, ao fazer uma corrida espetacular com um velocíssimo Seat Leon. Venceu à geral para o campeonato e ganhou a categoria Super Extra na frente dedo VW Golf de Pedro Oliveira, do Ford Puma de Jorge Rocha e do VW Golf de Vicente Serrão. O último foi Francisco Gonçalves que apesar de abandonar ainda ficou classificado.

Com Eleutério Duarte a ser forçado ao abandono, a vitória nos Super Trophy ficou para o António Duarte a volante de um Renault Clio RS. Luís Delgado ficou em segundo e venceu na Type R Legacy Cup. Seguiram-se Luís Mendes (Honda Civic Type R), João Ventura (Honda Civic Type R), Bruno Salgado (Honda Civic Type R), Lucas Barbosa (Honda Civic Type R) e Mico Mineiro que viu o seu Honda Type R voltar a conhecer dificuldades e a deixá-lo apeado, ainda que classificado.