Carlos Silva e Sancho Ramalho no pódio do eRallye Ardenne Roads
A equipa portuguesa Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3, ficaram em segundo lugar no eRallye Ardenne Roads, na Bélgica, prova a contar para a FIA Eco Rally Cup, aquela que é considerada o campeonato mundial da modalidade.
Portugal, país onde este ano se disputam duas das provas da FIA Eco Rally Cup – o Oeiras Eco Rally, que teve lugar no passado mês de março, e o Eco Rally Madeira, que terá lugar de 3 a 5 de outubro – continua assim a ser uma referência na promoção do automobilismo com veículos elétricos, quer através da excelência organizacional, confirmada pelo sucesso tanto nacional, como internacional das provas que compõem o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO”, uma prova que tem a chancela da FPAK, Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, e que integra o calendário anual das competições oficiais FPAK, quer através de participações de sucesso em provas internacionais de equipas portuguesas, como foi o caso, neste fim de semana, do lugar no pódio da dupla Carlos Silva/Sancho Ramalho.
Visivelmente satisfeitos com o desempenho nesta participação internacional, tanto piloto como navegador que, recorde-se, são os campeões nacionais em título, assumiram a possibilidade de, perante os resultados alcançados, participarem, já este ano, noutras provas da Bridgestone FIA Eco Rally Cup.
Para Carlos Silva, foi uma prova marcada por grande dificuldade e extremamente competitiva, na qual os pequenos detalhes acabaram por fazer a diferença. Um grande desafio sobretudo por se tratar de uma prova disputada na Bélgica, país reconhecido pela qualidade dos pilotos e navegadores na regularidade, e na qual marcaram presença as melhores equipas da atualidade. Da participação no eRallye Ardenne Roads, Carlos Silva sublinha a dificuldade que teve para encontrar o ritmo adequado para se posicionar nos lugares cimeiros da classificação, uma vez que os troços implicam uma técnica muito diferente do que acontece em Portugal. Fruto dessa melhoria, que foi visível no resultado alcançado nas diversas “especiais”, chegando inclusive a vencer uma delas, e sobretudo a vitória na eficiência energética, possibilitaram chegar ao fim numa posição que, conjugada com a eficiência energética, lhes permitiu ficar em segundo lugar da geral, mas muito próximos de vencerem a prova.
Já Sancho Ramalho, o navegador da equipa que ficou no pódio na Bélgica, começou por salientar a importância dos patrocinadores que permitiram que a equipa pudesse disputar esta prova além-fronteiras, considera que fizeram um bom rali, na senda do que já tinha acontecido no Oeiras Eco Rally onde também tinham tido um bom resultado. Sabendo antecipadamente que não seria uma participação fácil porquanto, na Bélgica, estavam presentes os melhores da disciplina de regularidade nas novas energias, a conjugação dos resultados entre regularidade, no qual ficaram em sétimo, e eficiência energética, que venceram, acabaram por permitir este excelente segundo lugar, que lhes permite manter também nos lugares cimeiros da classificação internacional. Ainda em relação à prova belga, realça a exigência da navegação e a extrema atenção que é necessário ter “aos pequenos detalhes”, uma vez que as estradas eram boas mas a passagem por estradas rurais, com muito movimento fruto do trabalho nas diversas explorações agrícolas na região, factos que trouxeram dificuldades acrescidas porquanto as mesmas eram estreitas, com muitas ligações próximas umas das outras, e por vezes com cortes momentâneos ocasionados pelo trabalho na nos campos, pelo que a atenção foi fundamental para encontrar o percurso certo e alcançar o segundo lugar do pódio.